A IMPORTÂNCIA DA ACOLHIDA SOCIAL NO PERÍODO PUERPÉRIO MEDIATO
Por: Patricia Silva • 17/8/2022 • Trabalho acadêmico • 8.453 Palavras (34 Páginas) • 132 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
NADIR PAULINO DA SILVA
[pic 5]
SSS
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11][pic 12]
DEDICATORIA
Dedico esta, escrever uma dedicatória
AGRADECIMENTOS (escrever o agradecimento)
Agradeço a Deus por minha vida, família e amigos.
A esta Universidade, pela oportunidade de fazer o curso e adquirir mais conhecimentos. Agradeço aos professores e tutores que me acompanharam neste percurso, com orientações, apoio, confiança e incentivo nas horas mais conturbadas, colaborando muito no meu processo de formação profissional.
RESUMO
O presente estudo tem como finalidade abordar a atuação do serviço social como agente sensibilizador da mulher no período puerpério e seus direitos em relação aos serviços de saúde. A inserção do assistente social no atendimento humanizado a puerpéra, observando a importância desse profissional em âmbito hospitalar, e as dificuldades que encontram para efetivar essa prática. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o seguinte questionamento: Quais as dificuldades que o profissional de Serviço Social enfrenta para realizar o acolhimento da mulher no período puerpério mediato?
Neste contexto, nosso objetivo geral é investigar como acolhida social auxilia a mulher no período puerpério mediato. Podemos constatar que as assistentes sociais desempenham papel fundamental para concretizar o atendimento de forma humanizada, atuando no reconhecimento dos direitos e deveres, priorizando o cuidado, a valorização do momento em que ela se encontra e melhorando a sua auto-estima. Assim, o acolhimento é parte integrante do processo interventivo para os assistentes sociais, considerando os mais variados contextos sociais em que as puerperas se encontram e as formas que estes podem influenciar na saúde delas.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 7
2. OBJETIVOS 9
2.1 Objetivo Geral 9
2.2 Objetivos Específicos 9
3. JUSTIFICATIVA 9
4. METODOLOGIA 9
5.HISTÓRIA E CONCEITO DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL.......................10
5.1Os pressupostos delineados no SUS e o atendimento humanizado.........10
6. A VIVÊNCIA DO CICLO GRÁVIDO-PUERPERAL 12
6.1O vinculo entre os pais e bebê 15
6.2Humanização e nascimento 19
6.3 Acolhimento...............................................................................................20
7. OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA O TRABALHO EM SAÚDE............................................................................................................23
8.CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................27
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 30
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho trata da relevância do acolhimento social no período puerpério mediato e seus desdobramentos para com a preservação e manutenção da saúde e qualidade de vida da mulher puerpéra e seu bebê.
O nascimento de uma criança é a celebração da vida e da esperança, um momento único na vida de uma mulher, estando ela com inúmeros sentimentos que se confundem como a dor do parto, a emoção de ter um filho, o medo do presente e futuro. Enfim, trata-se de um momento em que a mulher encontra-se com seu estado físico e mental fragilizados. Nesse sentido, sabendo-se a complexidade que envolve o momento de nascimento de uma criança, o presente trabalho tem como finalidade fazer uma reflexão acerca da atuação do profissional no atendimento humanizado as puerperas, a partir do ponto de vista das assistentes sociais que atuam diariamente dentro dos hospitais.
Uma das funções do Assistente Social é intervir nas dificuldades sociais que podem vir a impedir a vida dos indivíduos, limitando sua capacidade de desenvolvimento biopsicossocial. No ambiente hospitalar essa função não é diferenciada, eles continuam aptos a intervir em qualquer conflito social que possa surgir nesse ambiente que é tão propício e vulnerável.
O serviço social na saúde tem sua relevância para a contribuição de um atendimento humanizado e especializado no cuidado para com a saúde, reabilitação, tratamento e prevenção de saúde do indivíduo atendido, já que o profissional do serviço social desenvolve um vínculo diferenciado com o paciente de forma a atender adequadamente às suas demandas.
Identificando as especificidades do trabalho desempenhado pelo profissional de serviço social na saúde, destaca-se neste projeto, a relevância da atuação dele na saúde no acolhimento das mulheres puerpéras entre o intervalo de duas horas a dez dias após a saída da placenta do interior do corpo feminino, que pode ser acompanhado do nascimento do bebê e os desdobramentos fisiológicos, psicológicos e sociais que acompanham tal momento.
Contudo, é de praxe ver pessoas e outros profissionais questionando acerca da atuação desses profissionais no âmbito hospitalar, sem compreender qual o real sentido dos seus serviços para os distintos profissionais que prestam serviços no hospitais e para as usuárias que se encontram lá presentes.
As Assistentes Sociais devem garantir os direitos das usuárias no ambiente hospitalar, bem como, auxiliá-las a resolver conflitos pessoais, e orientá-las no planejamento familiar e encaminhar aos órgãos dos municípios de suas necessidades especiais.
Para que o atendimento a usuária seja de eficiência, efetivo e com qualidade é essencial que esteja relacionado com a atenção, cortesia, acolhimento, proatividade, com uma comunicação resolutiva, aspectos estes relacionados ao trabalho do Assistente Social.
...