A Importância de implantarmos uma ONG
Por: crica10 • 16/2/2018 • Trabalho acadêmico • 3.696 Palavras (15 Páginas) • 197 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
[pic 1]
ONG: NOVO OLHAR
CRISTINA ROSA DE ALMEIDA RA: 0135523517
MARIA APARECIDA DA COSTA SANTOS RA: 6094651268
ROSANA DA ROSA DA SILVA RA: 0135523498
SUELEN CRISTINA HESPANHOL RA: 6019465135
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social
do Centro de Educação a Distância - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Pesquisa em Serviço social, Tratamento da Informação e indicadores Sociais, Política Social de Atenção à Criança e ao Adolescente, Projetos de Pesquisa em Serviço Social e Rede Socioassistencial e terceiro Setor.
Tutora: Luciana Nakamura zacarin.
Indaiatuba/ SP
2017[pic 2]
[pic 3]
SUMÁRIO
1 - TEMA.....................................................................................................................2
2 - JUSTIFICATIVA.....................................................................................................2
3 - PROBLEMA...........................................................................................................4
4 – OBJETIVOS..........................................................................................................4
4.1- OBJETIVOS GERAIS..........................................................................................6
4.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS...............................................................................6
5- RECURSOS HUMANOS........................................................................................7
6- RECURSOS MATERIAS........................................................................................7
7- METODOLOGIA....................................................................................................8
8- REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.................................................................................11
9- BREVE CONCLUSÃO.........................................................................................12
10- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................14
1- Tema
ONG: Novo Olhar
2- Justificativa
Com este estudo teremos a oportunidade de apresentar o perfil de adolescentes em cumprimento de medida em meio aberto (LA, PSC). Demostrando a importância de termos um projeto que atenda essa demanda.
Tupã é uma cidade com 15 mil habitantes, até o presente momento não tem um projeto de acolhimento com menores que cometem ato infracional, como a demanda aumentou consideravelmente notou-se a necessidade de um projeto que atendesse adolescentes que receberam tais medidas.
A maioria dos adolescentes que cumprem esta medida se encontra na faixa etária de 16 e 17 anos, 51%. Porem entre 14 e 15 anos possui também um percentual considerável, 30%, O sexo masculino é predominante entre esses adolescentes que cumprem medidas de Liberdade Assistida com 94%. Isso ocorre devido a fatores relacionados á educação, cultura e o papel que homens e mulheres desempenham na sociedade. A evasão escolar, a falta de perspectiva futura e a dificuldade de colocação no mercado de trabalho, são fatores que predispõe a pratica de atos infracionais.
Um percentual considerável de adolescente conta com uma escolaridade entre 5º e 6º series, 55%, reforçando que é na passagem do ensino fundamental para o ensino médio que ocorre maior evasão escolar. No entanto especificamente entre adolescentes que cumprem a Prestação de Serviços a comunidade, encontramos um total de 31% de adolescentes que chega ao ensino médio, na Liberdade Assistida são apenas 12%. Uma grande maioria entre 14 e 17 anos esta fora da escola.
O roubo aparece como delito mais praticado, com 35%. Porem é importante ressaltar que no caso de Prestação de Serviços a comunidade, em sua grande maior parte os adolescentes são de primeira passagem, por isso recebem essa medida. Como delitos cometidos destaca-se também o furto, que aparece em seguida com 20%, na Liberdade Assistida, esse percentual é de apenas 9%.
A Prestação de Serviços a Comunidade funciona como uma medida preventiva, sendo que 96% dos adolescentes não voltam a reincidir. No caso desta medida, o número de adolescentes que residem com o pai e a mãe é superior aos da Liberdade Assistida, sendo o total de 45%, porem 31% reside somente com a mãe e irmãos.
Juntos pai e mãe, são a maioria que trabalha 27%, segundo por familiares cujo pai, sozinho sustenta a casa 21% e somente em terceiro lugar é que aparece a mãe como única provedora, com 16% do total.
Apesar da maioria dos responsáveis serem autônomos, 51%, a diferença para aqueles que contam com registro na carteira não é tão grande como na Liberdade Assistida 44%.
Enquanto na Liberdade Assistida a maior parcela dos adolescentes são provenientes de famílias que contam com renda de um ou dois salários mínimos, na Prestação de Serviços a Comunidade a percapta é maior, a maioria das famílias, 31% sobrevive com uma renda de 02 a 03 salários mínimos. No entanto 23% das famílias vivem com renda de ate 01 salário mínimo e outros 22% em família com renda entre um a dois.
...