A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público
Por: sheybson • 16/11/2017 • Resenha • 683 Palavras (3 Páginas) • 296 Visualizações
OSCIP
OSCIP é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público cujo título foi fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil , conforme disposto pela lei federal 9.790/99. A finalidade é promover o aparecimento de parcerias e convênios com o governo e órgãos públicos de esfera federal, estadual, e municipal ,promovendo convênios e parcerias
Essa parceria faz com que as empresas privadas possam fazer doações e os valores sejam descontados no imposto de renda.as ONGs e a OSCIP também e desenvolvida
As ONGs e a OSCIP também é desenvolvida pela iniciativa privada e o governo concede o certificado para valida-las .
Esse certificado é entregue mediante entregas de documentos exigidos pelo órgão público cumprindo todos os requisitos. Um dos principais documentos são aqueles que fazem referência a demonstração de que a parte administrativa dessa OSCIP e também ONG está em ordem.
Essa ONG a OSCIP é uma organização não governamental, mas as duas recebem do Ministério da Justiça a chamada qualificação.
A OSCIP no Brasil é regulamentada pela lei criada em 23 de março de 1999 de número 9.790, para se tornar OSCIP podem ser pessoas jurídicas, pessoas coletivas ou em grupos, mas portanto que esse projeto seja sem fins lucrativos , devendo aguardar a qualificação concedida pelo Poder Público após isso será possível fazer as parcerias conforme mediante o cumprimento das leis relacionados ao setor.
Uma instituição passa a ser uma OSCIP somente depois de ter o seu estatuto aprovado e isso é feito através da análise por parte do Ministério da Justiça e quando uma OSCIP é aprovada é porque foi reconhecida legalmente.
A DIFERENÇA ENTRE A ONG E A OSCIP
A ONG não se trata de um tipo específico de instituição é apenas uma sigla e a OSCIP é uma instituição que se regulamenta por uma lei clara.
O certo é que a OSCIP é a “oficialização” da ONG, já que para validá-la é necessário atender muitos requisitos e normas regulamentadoras e uma grande atenção a todo o dinheiro público repassado pelo governo.
O poder público passa a ter a colaboração da sociedade civil como agente de fiscalização do fluxo dos recursos que foram aplicados. Essas parcerias entre instituição e poder público recebem um grande incentivo.
Alguns requisitos para que uma instituição seja considera apta a torna-se uma OSCIP são:
- A saúde deve ser promovida de forma gratuita e dê certa forma deve vir complementar ações do setor já existentes.
- É necessário que esteja promovendo assistência social.
- Que faça promoção da conservação do patrimônio histórico, da defesa, da cultura e do patrimônio artístico do país.
- Promova gratuitamente a educação e que essa seja de certa forma um complemento de outras organizações ligadas ao setor.
- Promova a segurança nutricional e alimentar.
- Que promova a conservação, a preservação e a defesa do meio ambiente e também ações que desenvolvam a sustentabilidade.
- Promover ações de voluntariado.
- Promover o desenvolvimento social, econômico e sirva de combate à pobreza.
...