A Psicopatologia
Por: taisbrisque • 29/10/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 261 Palavras (2 Páginas) • 148 Visualizações
Disciplina: Psicopatologia.
Tarefa 3
Sobre o psicodiagnóstico vimos em nosso material que "o psicodiagnóstico geralmente é conduzido de modo tradicional e estruturado em etapas que são previamente estabelecidas a fim de um objetivo que é 'conhecer, investigar e compreender o paciente por meio de técnicas de entrevistas, observações dirigidas e aplicações de testes'”. (Ancona-Lopez, 2002, p.38)
- Dentro da sua prática profissional relate o que você entende por psicodiagnóstico ou passou a entender a partir do estudo;
Resposta: Eu entendo por psicodiagnóstico como a prática de avaliação exclusiva do Psicólogo, que pretende por meio de testes e outras ferramentas, como entrevista, desenhos, atividades descontraídas, traçar o perfil do indivíduo, destacando seu caráter, personalidade, podendo ser utilizado apenas para direcionar a terapia ou então para classificar o diagnóstico e então definir quais os profissionais e quais as maneiras de lidar com sua possível psicopatologia. Pode as vezes ser até realizado alguns procedimentos em grupo, gerando estatística e números para se conseguir traçar perfis.
- Se trabalhou ou trabalha com a compreensão desse termo e relate sobre alguma técnica utilizada por você ou pela sua equipe, ou a avaliação ou técnica que você mais se interessou em conhecer quando estudando o material.
Resposta: Já utilizei de testes projetivos, ou seja, uma maneira de realizar o psicodiagnóstico e a avaliação por meio da própria personalidade e desejo do indivíduo, constituindo assim um resultado científico, porém subjetivo e único para cada um. Por ser subjetivo, os mecanismos de defesa as vezes não funcionam, e com isso permite que o profissional tenha acesso a conteúdos não expressos diretamente e sim implícitos.
...