A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Por: SHEYLA VINOLIA FERREIRA SILVA • 6/11/2022 • Resenha • 517 Palavras (3 Páginas) • 86 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 – São Luís (MA).
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
Disciplina: Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social
Discente: Sheyla Vinolia Ferreira Silva
O significado de Serviço Social
É importante pensar que quando falamos do significado do Serviço Social, precisamos entender o contexto histórico em que o Brasil estava vivenciando no surgimento do mesmo.
Então o serviço social surge na década de 30, e era totalmente ligada a igreja católica que fazia caridade, filantropia e trabalhava nessa perspectiva dogmática, religiosa, moral e conservadora, e onde não havia ali uma leitura critica da sociedade. Então nesse tempo o país passava por uma fase turbulenta onde a burguesia não estava dando conta das diversas manifestações da classe trabalhadora por uma qualidade de trabalho e justiça social, vendo que tudo isso poderia atrapalhar a ordem social então classe dominante daquela época junto com o Estado ver a necessidade de conter essa classe operaria e as expressões da questão social.
Percebendo que o serviço social já lidava diretamente com o publico que eles queriam alcançar, começam a profissionalizar o serviço social, como forma de enfrentamento das questões sociais. Surgem as escolas e faculdades de serviço social, mais ainda assim tinha influencia e parceria com a igreja. Até então eles tinham uma visão de que o serviço social era só uma evolução da caridade, e apesar de toda influencia da igreja, a profissão surge de todo o processo de reconfiguração e das demandas das questões sociais, que serve de base e fundamento do serviço social.
Na década de 40 e 50 o serviço social recebe uma grande influencia norte-americana da corrente positivista sua ênfase estava na ideia de ajuda psicossocial. Durante a década de 60 e 70 inicia o movimento de renovação da profissão, buscou alterar o modo tradicional do serviço social, na busca a ruptura com o conservadorismo.
O marco do serviço social no Brasil foi o congresso da virada em 1979, nesse evento houve a ruptura com o conservadorismo, a profissão ficou laica e passou a se inserir no setor subalterno da sociedade, nesse tempo o serviço social passa a fazer parte das ciências sociais e ganha uma característica mais esquerdista, o profissional passa a formar e executar as politicas publica.
Hoje para a pessoa se tornar assistente social precisa se graduar no curso de ensino superior em Serviço Social e deve obrigatoriamente ter um registro no Conselho Regional de Serviço Social (CRESS). Essa profissão é regida pela Lei Federal 8.662/1993 que estabelece suas competências e atribuições.
O assistente social tem um leque de possibilidades de atuação tanto em órgãos públicos e privados. Ele tem como objetivo da assistência às pessoas que não tem acesso a moradia, a educação, a cultura, a sua cidadania etc. auxilia na garantia dos direitos de toda a contribuição de uma sociedade menos desigual, buscando promover a equidade e a justiça social.
...