A Violência contra o Idoso
Por: Uillia • 17/11/2016 • Trabalho acadêmico • 1.804 Palavras (8 Páginas) • 229 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
UILLIA CARLA DE SOUZA DOS ANJOS LIMA
Projeto DE INTERVENÇÃO:
VIOLENCIA CONTRA O IDOSO
[pic 4]
PILAR
2016
UILLIA CARLA DE SOUZA DOS ANJOS LIMA
Projeto DE INTERVENÇÃO:
VIOLENCIA CONTRA O IDOSO
.
Projeto de Intervenção apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como Atividade Interdisciplinar com eixo integrador das disciplinas: Gestão Social e Análise de Politicas Sociais; Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso; Comunicação na Prática do Assistente Socia l; Atividades Interdisciplinares; Estágio Curricular Obrigatório II.
Orientador: Prof.Amanda Boza Gonçalves Carvalho; Maria Angela Santini; Rosane Ap. B. Malvezzi; Altair Ferraz Neto;Nelma dos Santos Assunção Galli.
[pic 5]
PILAR
2016
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO...........................................................................4
- JUSTIFICATIVA..............................................................................5
- OBJETIVOS....................................................................................6
- OBJETIVO GERAL.........................................................................6
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS...........................................................6
- PÚBLICO ALVO..............................................................................7
- METAS............................................................................................7
- METODOLOGIA.............................................................................7
- RECURSOS HUMANOS................................................................8
- PARCEIROS...................................................................................8
- AVALIAÇÃO....................................................................................8
- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO...................................................8
- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................9
1-APRESENTAÇÃO
O presente Projeto abordará as demandas vivenciadas no estágio II, de observação em serviço social no Creas- Centro de Referencia Especializado de Assistencia Social, em Jaguarari- BA
Durante o estagio curricular obrigatório, pude perceber o quanto a população envelhece cada vez mais rápido, esse processo de envelhecimento populacional é um fenômeno mundial que atinge a população em escala global, e se caracteriza no aumento constante da expectativa de vida do idoso.
A finalidade deste projeto é apresentar as experiências adquiridas no estagio. Estas experiências desenvolvem-se em momentos de observações onde realizamos a construção do cenário institucional e podemos identificar o problema a ser trabalhado no projeto de intervenção. Através da pesquisa apresentada para mim realizada pelos técnicos da instituição. A pesquisa foi o suficiente para a elaboração do meu projeto, com a finalidade de contribuir com novas políticas públicas de combate aos direitos de lazer e alimentares do idoso por uma qualidade de vida.
É preciso detectar necessidades e motivações para desenvolver potencialidades e capacidades de execução de políticas para realizações de novos projetos de vida que venha a contribuir para um envelhecimento saudável, sabemos que a sociedade tem contribuído com essa falta de respeito com o idoso, até mesmo os governantes, mesmo depois de anos de conquista da edição da Lei da Política Nacional do Idoso (Lei 8.842/94) dezoito anos do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03), acreditamos que ainda existe dificuldade na efetivação dessas políticas no Brasil.
A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária e considerar que a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas, de lazer e a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social..
2-JUSTIFICATIVA
Durante a observancia no estágio I no CREAS em Jaguarari BA, nos deparamos com uma grande quantidade de atendimentos relacionados ao idoso em situação de desamparo social, abandono familiar, exclusão social, vítima de maus tratos, condições de saúde precárias, direitos violados.
Esse projeto possibilita ás pessoas dessa faixa etária momentos de aprendizagem e convivência, tendo como foco a integração social da pessoa idosa, o amparo social, o ensinamento á eles sobre os direitos garantidos a eles por lei, a conscientização de que chegar á teceira idade não significa chegar a um estágio de inutilidade na vida, e despertar no idoso o pensamento de que ele é sim uma figura histórica importante na vida da sociedade.
O projeto é desenvolvido para que essas pessoas se sintam acolhidas, integradas, entendidas, amparadas e com certeza importantes diante da nossa sociedade.
Nesse sentido, a importância do assistente social é primordial, pois é um profissional capacitado para ser um propositor, pesquisador e executor de políticas sociais, além do que pode atuar especificamente no intermédio entre as relações do idoso a partir da intervenção das políticas públicas.
As demandas sociais dos idosos se avolumam e passam a se construir com desafios para a sociedade política e civil, em que a luta pela construção de uma sociedade democrática impõe o resgate da dívida social, historicamente acumulada com o segmento da população da terceira idade (...)OLIVEIRA,1999,P.156
...