A elaboracão de um diagnostico da problematica social/ regional e a importancia dos indicadores sociais
Por: jfbsilva • 26/5/2015 • Trabalho acadêmico • 735 Palavras (3 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1]er[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10][pic 11]
SUMÁRIO
1 – JUSTIFICATIVA----------------------------------------------------------------------------4
2 – PROBLEMATIZAÇÃO--------------------------------------------------------------------5
3 – OBJETIVO GERAL-----------------------------------------------------------------------11
4 – OBJETIVOS ESPECIFICOS-----------------------------------------------------------12
5 – PUBLICO ALVO---------------------------------------------------------------------------13
6 – METAS---------------------------------------------------------------------------------------14
7 – AVALIAÇÃO E CONTROLE-----------------------------------------------------------15
9 – CRONOGRAMA---------------------------------------------------------------------------16
10 – RECURSOS------------------------------------------------------------------------------17
APRESENTAÇÃO
No Brasil a cada ano cerca de 20% das crianças que nascem são filhos de adolescentes, número que representa três vezes mais garotas grávidas com menos de 14 anos. A grande maioria dessas adolescentes não tem condições financeiras nem emocionais para assumir a maternidade e, por causa da repressão familiar, muitas delas fogem de casa e quase todas abandonam os estudos. A pesquisa nacional em demografia e saúde, de 1996, mostrou dados alarmantes; 14% das adolescentes já tinham pelo menos um filho e as jovens mais pobres apresentavam fecundidade dez vezes maior, entre as garotas grávidas atendidas pelo SUS no período de 1993 a 1998. Houve um aumento de 31% dos casos de meninas grávidas entre 12 a 16 anos. A gravidez precoce é uma das ocorrências mais preocupantes relacionadas à sexualidade na adolescência, com serias consequências para a vida dos adolescentes envolvidos, de seus filhos e de suas famílias. A adolescência é uma fase bastante conturbada na maioria das vezes, em razão das descobertas, das ideias opostas às dos pais e irmãos, formação da identidade, fase na qual as conversas envolvem namoro, brincadeiras e tabus. É uma fase do desenvolvimento humano que está entre infância e a fase adulta. Muitas alterações são percebidas na fisiologia do organismo, nos pensamentos e nas atitudes desses jovens.
A gravidez na adolescência é um problema de saúde pública comum em todo o mundo. O objetivo de este trabalho è relatar as dificuldades de uma gravidez precoce no CRAS da cidade de SÃO JOÃO PE, onde tem um publico muito carente de informação com crianças e adolescentes entre 12 e 16 anos gravidas, onde seus pais na grande maioria dos casos vivem de uma renda mínima, do programa bolsa família, que só era pra ser uma ajuda financeira se tornou a única renda dessa população carente da cidade de são João PE.
JUSTIFICATIVA
O motivo da execução deste projeto é deixar bem claro a gravidade do problema que deve ser levado a sério. Pois, prejudica o estado de saúde física e mental, onde a falta de informação e fantasia de mãe adolescente geram graves problemas psicológicos, com porcentagem de casos de ansiedade em 21% delas; e 23% de depressão; 16% dos casos podendo chegar ao suicídio. Fazem aborto em clinicas clandestino, e até mesmo remédios caseiros abortíferos que prejudica o feto e a adolescente o resto da vida.
...