A questão social e o socialismo
Por: heidenunes • 11/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.075 Palavras (5 Páginas) • 149 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
HEIDE RODRIGUES NUNES
A QUESTÃO SOCIAL E O SOCIALISMO
[pic 3]
TUCANO-BA
HEIDE RODRIGUES NUNES[pic 4]
A QUESTÃO SOCIAL E O SOCIALISMO
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia, , Fundamentos Históricos e Teóricos, e Metodológico, Ciência Politica e Flosofia.
Prof. Marcia Bastos, Giane ALBIAZZETI, Sergio Goes e Rosane Malvezzi.
[pic 5]
SUMÁRIO
1 ITRODUÇÃO__________________________________________________4
2 DESENVOLVIMENTO___________________________________________6
3 ONCLUSÃO__________________________________________________7
4 REFERÊNCIAS_____________________________________________________8
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo o propósito de esclarecer a todos que a desigualdade existe independente de cor, raça ou religião.
Isso acontece em todos os lugares não importa a religião, e nem o preconceito não devemos nunca desiste do que queremos temos que ir em buscar do que sonhamos .
Nós sabemos que a falta de emprego é muito grande ,mas o brasileiro sempre corre atrás, vai em buscar, outros nem se preocupa não ta nem ai pra vida prá ele tanto faz mas só estar prejudicando à ele mesmo.
Algumas pessoas têm tudo na vida mais estar sempre reclamado de algo não se conforma mas essa é a nossa realidade é a desigualdade do ser humano.
Marx foi o pai do socialismo e a partir dessa palavra e do seu objetivo surgiu o “ Social” que gerou o “ Serviço Social” repleto de profissionais responsáveis que operam seus trabalhos de forma correta.
O serviço social na sociedade que apenas o limitava em hospitais, mas que hoje percebeu a necessidade serviço social nas escolas, mas empresas e em outros âmbitos social. Ela tem a responsabilidade de possibilitar uma situação melhor na vida da classe trabalhador, necessitada.
Desenvolvimento
A necessidade do surgimento do serviço social foi devido às grandes transformações que o processo de industrialização na Europa causou na econômica, no social e na política que também conscientizou a classe trabalhadora que estava sabendo uma condição de exploração. Percebia que o desenvolvimento econômico crescia porem a situação exploração mantinha-se presente.
A classe trabalhadora não estava aliada com forças políticas como, seus decoto e partido políticos. Estes exigiam ao Estados a criação de regulaçoes sociais.
Mas segundo Castell, desde o século, o “ Social já está presente na humanidade com o objetivo de dar assistência aos indigentes, regulando a situação estatal da organização do trabalho. Vale ressaltar que assistência publica se resumia à situação de indigência.
O capitalismo era exigente e visa até hoje “ ganha mais quem mais tem”. Com ele surgiu indústria particular e privadas aumentando ainda mais a desigualdade social.
No inicio o Serviço Social no Brasil era visto como uma ameaça para a classe dominante, mas o seu objetivo não foi ter conflito entre as classes e sem possibilitar um melhoramento nas condições de vida de uma classe que sofre e pena. Hoje tudo mudou percebe-se a necessidade de um Serviço Social em vários âmbitos das instituições como, escola, creches, hospitais, empresas etc.
A expressão que tanto requeria uma assistência social se transformou em uma conquista para os trabalhadores. Hoje tem seus deveres, porem tem seus direitos trabalhistas.
Como se diz a historia “ o que acontece hoje é reflexo do ontem e o que ocorre hoje será o de amanhã”. Existe uma relação entre as refrações da questão social ontem e hoje. A indigência, a exploração trabalhista, e outros.
A população hoje salve reivindicar, lutar por uma vida melhor. Não aceita e seu recrimina essa questão social investida, corrupta. Continuação da introdução do segundo semestre
De direitos humanos como qualquer outra pessoa, mas no mundo que vivemos muitas pessoas são tratadas totalmente diferentes um do outro.
Mas os seres humanos nunca devem desistir e sim lutar pelo quer pelos seus direitos e sonhos. De forma que a igreja marca muito o Serviço Social no Brasil até hoje os religiosos discursa as ações das organizações sociais. Principalmente em alguns conventos existem freiras que são assistentes Sociais muitas gostam da profissão mais tem muitas que trabalham pelo dinheiro, gostam de humilhar as pessoas alguns aproveitam de pessoas que nem sabe ler e nem escrever para humilhar maltratar existe muitas assim, mas quem entende das leis eles não fazem isso. Mas o curso do Serviço Social aponta como necessidade, para os profissionais.
...