TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A violência Contra a Pessoa Idosa

Por:   •  14/8/2017  •  Artigo  •  3.937 Palavras (16 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 16

A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NA CIDADE DE TERESINA- PI[pic 1]

                                                                             

RESUMO: Este estudo objetiva trazer elementos que contribuam para a discussão em torno da violência contra a pessoa idosa, as formas de enfrentamento dessa problemática, uma vez que a violência contra a pessoa idosa é presenciada no meio social do estado do Piauí. Analisando a violência contra a pessoa idosa na cidade de Teresina Piauí, no que se refere esta violência uma expressão da questão social.

Este estudo caracteriza-se em termos metodológicos como uma abordagem qualitativa através de dois tipos de pesquisa: a bibliográfica, que contribuiu para a compreensão geral da violência contra a pessoa idosa; a pesquisa documental, realizada nos relatórios de atividades realizadas pela delegacia especializada de atendimento ao idoso, na cidade de Teresina Piauí, as dimensões bibliográficas ocorreram por meio de leituras e analise sobre o tema que servem de sustentação teórica para as ideias apresentadas.

Palavras-chave: Pessoa Idosa. Violência. Política Pública.

ABSTRACT: This study aims to bring elements that contribute to the discussion of violence against the elderly, ways to confront this problem, as violence against the elderly is witnessed in the social environment of the Piauí state. Analyzing violence against the elderly in the city of Teresina Piauí, as regards this violence an expression of the social question.

This study is characterized in terms of methodology as a qualitative approach through two types of research: the literature, which contributed to the general understanding of violence against the elderly ; documentary research , conducted in the activity reports made ​​by specialized police senior care in the city of Teresina Piauí, bibliographic dimensions occurred through reading and analysis on the subject that serve as theoretical support for the ideas .

Keywords: Elderly. Violence. Public policy.

INTRODUÇÃO

A população de pessoas idosas foi a que mais cresceu no Brasil nos últimos quarenta anos, como resultado da queda da natalidade e da mortalidade. O fenômeno do envelhecimento é mundial e traz à tona discussões acerca dos direitos dos idosos.

 

Portanto, este artigo destaca o tema da violência contra a pessoa idosa, uma expressão da questão social que veio à tona no Brasil a partir dos anos noventa do século XX, logo depois que a preocupação com a qualidade de vida dos idosos foi introduzida na agenda da saúde pública Brasileira. As informações quantitativas e circunstanciadas crescem por ser obrigatória a notificação de maus-tratos, prevista no Estatuto do Idoso de 2003, e a relevância do assunto também. Com o maior número de dados estatísticos, deve-se verificar se houve aumento da violência ou se melhorou o processo de notificação (MINAYO, 2005).

Ademais, existem diversas tipologias que designam as várias formas de violência contra a pessoa idosa. Este artigo aprofunda-se nas definições e explicações sobre a violência física, psicológica, sexual e patrimonial. Apresentam-se as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa na cidade de Teresina no Estado do Piauí, os órgãos que as pessoas idosas podem recorrer ao ser vítima de violência em busca de mediadas de proteção. Portanto, esse artigo tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica no que se refere à violência contra a pessoa idosa.

Este estudo caracteriza-se em termos metodológicos como uma abordagem qualitativa através de dois tipos de pesquisa: a bibliográfica, que contribuiu para a compreensão geral da violência contra a pessoa idosa; a pesquisa documental, realizada nos relatórios de atividades realizadas pela delegacia especializada de atendimento ao idoso, as dimensões bibliográficas ocorreram por meio de leituras e analise sobre o tema que servem de sustentação teórica para as ideias apresentadas.

1 A VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA NA CIDADE DE TERESINA PIAUÍ

1.1 Os Conceitos sobre violência

A violência contra os idosos não ocorre só no Brasil, faz parte da violência social em geral e constitui um fenômeno universal. Na sociedade Brasileira, diversas expressões dessa violência são, frequentemente, tratadas como uma forma de agir “normal” e “naturalizada”, ficando ocultas nos usos, nos costumes e nas relações entre as pessoas.

Os lugares em que mais ocorrem a violência contra a pessoa idosa é no ambiente familiar, estendendo-se aos parentes, vizinhos, os cuidadores e nas instituições de longa permanência.

[pic 2]

Entende-se que a violência é um fenômeno de múltiplas formas de expressões, mas que possui algumas peculiaridades, as quais devem servir de orientação a qualquer estudo que se proponha desnudá-la. A primeira dessas peculiaridades seria a de que a violência, independentemente de se tratar de atos agressivos ou da coerção, e independente de onde aconteça, há uma relação com a estrutura social.

Os estudos sobre a temática acentuam que a violência é múltipla. De origem latina, o vocábulo vem da palavra “vis”, que quer dizer “força”, e se refere às noções de constrangimento e de uso da superioridade física sobre o outro (MINAYO, 2005).

Entretanto, a violência contra a pessoa idosa é toda qualquer ação que possa ferir fisicamente ou sua dignidade como ser humano, pois são seres detentores de direitos e para serem honrados, a sociedade em si tem quem se conscientizar que a pessoa idosa, faz parte da sociedade e tem direitos e deveres, respaldados na constituição federal.

Ainda sobre o tema violência, Faleiros (2007, p. 34) a define como: “um processo social relacional complexo e diverso, diferentemente de uma visão de desvio ou anomia”. Assim sendo, a violência se inscreve num processo relacional e de poder, na estruturação da sociedade e das relações interpessoais, institucionais e familiares.

Para Aranha (1999), existe violência quando alguém voluntariamente faz uso da força para obrigar uma pessoa ou grupo a agir de forma contrária à sua vontade, quando os impede de agir de acordo com sua própria intenção, ou ainda, quando priva alguém de um bem. O autor cita várias formas de violência existente em sua concepção.

Portanto, a crescente violência social no Brasil pode ser vista sob vários ângulos. Mesmo com a sociedade investindo recursos, adquirindo equipamentos, sistemas, alarmes, fazendo treinamento preventivo para criar mecanismos que tornem sua vida mais segura e procurando auxiliar o Estado na prevenção e combate à criminalidade, ainda assim a criminalidade cresce – e o idoso sofre com isto de forma direta e indireta. Isso ocorre em todos os setores sociais e se reproduz em quase todos os ambientes e segmentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (210.3 Kb)   docx (59.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com