As Politicas Sociais
Por: lisatelles • 1/10/2023 • Trabalho acadêmico • 739 Palavras (3 Páginas) • 52 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY – UNIGRANRIO
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (NEAD)
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Elisangela Telles Melo - 2403874
FHTMESS: Trabalho e Espaço Sócio Ocupacionais
O trabalho do Assistente Social nas organizações da classe trabalhadora
RIO DE JANEIRO/RJ
2022
Elisangela Telles Melo - 2403874
FHTMESS: Trabalho e Espaço Sócio Ocupacionais
O trabalho do Assistente Social nas organizações da classe trabalhadora
Trabalho apresentado ao professor Diego Augusto R. dos Santos referente a disciplina FHTMES: Trabalho e Espaço Sócio Ocupacionais, como um dos requisitos parciais para aprovação.
RIO DE JANEIRO/RJ
2022
SUMÁRIO
1 Introdução -------------------------------------------------------------------------------------3
2 Desenvolvimento ----------------------------------------------------------------------------4
Referência ----------------------------------------------------------------------------------------8
INTRODUÇÃO
Os modelos de produção taylorista, fordista e toyotista se o destacaram pelo vasto número de trabalhadores quão em curto tempo construíam parceladamente um automóvel. Já no período da acumulação flexível o número de trabalhadores é reduzido ao mínimo, e ainda assim conseguem alcançar o nível máximo de produtividade. Sempre visando ao aumento da produção e da acumulação de capital.
Vale ressaltar que foi a partir do Toyotismo que se desenvolveu mais acentuada a terceirização. Nesse sistema, o estabelecimento tomador de serviços contrata outra ao qual lhe prestará serviços através de trabalhadores que mantém ligação trabalhista com a prestadora. A subordinação entre agencioso e tomador é estrutural, ou seja, as ordens não restabelecidas dadas absolutamente pelo tomador, mas são à sua forma de organização e inclusão do trabalhador na empresa. No Brasil, tal meio é muito utilizado, mas apresenta como causa mais comum a isenção do empregador das responsabilidades trabalhistas.
SÍNTESE REFLEXIVA
O trabalho do Assistente Social nas organizações da classe trabalhadora
O congresso da virada ocorrido em 1979, marcou profundamente a categoria profissional, sendo um momento de grande mudanças para a profissão, a abertura de novos horizontes onde a luta por um estado democrático foi travada ao lado da classe trabalhadora e não mais sob o domínio dos conservadores, representando - se uma nova forma de ação cujo direcionamento era para lutas sociais ao lado da classe trabalhadora, lutando pela defesa dos direitos humanos, da democracia, formando uma nova frente, diretamente ligada ao movimentos sociais.
A partir dessa convenção, marcada por grandes mudanças para o Serviço social, no que diz respeito à atuação do assistente social e ao novo projeto político ético da profissão que foi historicamente construído com determinação e conhecimento, marcando sua direção junto à classe do trabalhador e não mais servindo apenas ao conservadorismo. Através do projeto ético político do serviço social, o assistente social assume uma posição crítica, e mais ampla e orientado por princípios que visam a emancipação humana, e se posicionam a favor das lutas pelas causas da classe trabalhadora.
...