TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.012 Palavras (13 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

SERVIÇO SOCIAL

LAIS DE MENEZES SOARES

CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

[pic 3]

Feira de Santana

2014  

LAIS DE MENEZES SOARES

CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E AS FUNÇÕES DA PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  

Ética Profissional; Família, Cultura e Sociedade; Política Social II.

Orientador: Prof. Clarice da Luz Kernkamp; Maria Angela Santine e  Maria Lucimar Pereira.

Feira de santana

2014

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................4

2 O SERVIÇO SOCIAL ANTES E APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988..........4

3 O ARCABOUÇO DE NORMATIZAÇÃO LEGAL QUE REGE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL....................................................................................................6

3.1 LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL.............................................................6

3.2 POLÍTICA NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL...................................................7

3.4 SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: AVANÇO E DESAFIOS...................8

4 TIFICAÇÃO NACIONAL DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS...........................10

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................11

8 REFERÊNCIAS............................................................................................................12

1- INTRODUÇÃO

            O presente trabalho vem apresentar a construção da Assistência Social enquanto política pública, resgatando seu processo histórico de cunho assistencialista e a construção de direito na Constituição Federal de 1988.

            Ressaltando as políticas que constróem e compõem a Assistência Social (LOAS, PNAS 2004, SUAS).

            Apresentando a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, descrevendo a Proteção Social Especial de média e alta complexidade e seus desafios.

2- O SERVIÇO SOCIAL ANTES E APÓS A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

            Nos primórdios das primeiras práticas assistenciais, o Serviço Social era tido como caridade. A população a mercê do sistema capitalista, também não podia contar com a proteção do Estado, sendo que a sociedade vitimada pela miséria, não tendo condições de suprir suas necessidades básicas, poderiam contar ou não com ações assistencialistas.

            A implantação do Serviço Social ocorre no decorrer desse processo histórico, surgindo da iniciativa particular de grupos de classe, que se manisfestam por intermédio da igreja católica.

            A burguesia tratava-os como algo que lhes pertencia, com abusiva exploração. Nesse contexto, o Estado se subordinava à burguesia, enquanto fiel aliado, através de uma severa legislação urbana, cujo objetivo era proteger o capital e seus possuidores, impondo ao proletariado inúmeras e difícies provações.

            No entanto, as sequelas sociais, experienciadas por esta população operária, os impulsiona a se organizarem e a lutarem  contra elas; entre lutas, há a revogação da Lei dos Pobres.

(...) a Lei dos Pobres: promulgada em 1897, determinava que os atendidos pela assistência pública vivessem confinados em locais a eles destinados, denominados como Casa de Correção. A Lei dos Pobres implicava a destituição da cidadania econômica. Sem domínio sobre sua própria vida, poderiam inclusive ser cedidos, independentemente de ônus para os cofres públicos, para suprir transitoriamente a escassez de mão-de-obra em momentos em que atingisse níveis baixos. (MARTINELLI, 1991, p. 55)

            No entanto, empenhada em expandir e consolidar o modo burguês de produção, a burguesia buscava estratégias e táticas que pudessem viabilizar a consecução de seus interesses, pautadas, através da dominação, na opressão e exploração, e cujos desdobramentos era a acumulação da pobreza e generalização da miséria, apesar da classe trabalhadora se posicionar fortemente contrária à situação imposta. Neste sentido, era essencial efetuar um controle social capaz de conter a acelerada disseminação da pobreza e do conjunto de problemas a elas associados.

            Tal iniciativa, das práticas sociais e suas estratégias operacionais, tinha como essência manter e conservar a ordem posta pela burguesia por meio de uma legitimidade destas práticas, tornando-a inquestionável e aceita pelo proletariado, que a ela recorria. Desta forma, a burguesia, ao lançar uso deste apanágio, tinha como objetivo a manutenção de seu projeto hegemônico de domínio de classe.

            Após muitas críticas e defasagem nesse modo de fazer Serviço Social, a partir de 1988 o cénario da Assistência Social muda completamente. A cidadania passa a ser um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, (art. 1º, II, CRFB). Esta terá ainda como objetivo fundamental, dentre outros, a construção de uma sociedade livre, justa e solidária; a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais.

            Nesse contexto, a Constituinte Originário inovou ao destinar um capítulo próprio aos direitos sociais e ao estabelecer um sistema de proteção social, até então, “parente pobre” das políticas sociais, sempre relegada à bemeverência dos seus agentes, o status do direito social:

“Art. 6º. São os direitos sociais: a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previência social, a proteção à maternidade e a infância, a assistência aos desamparados, na forma desta cosntituição”. (CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com