CONTEXTO POLÍTICO, HISTÓRICO E SOCIAL DAS POLÍTICAS SOCIAIS
Por: fabiana.pires • 27/10/2015 • Dissertação • 426 Palavras (2 Páginas) • 446 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 01
2 QUESTÃO SOCIAL02
2.1 ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL02
3 CONTEXTO POLÍTICO, HISTÓRICO E SOCIAL DAS POLÍTICAS SOCIAIS02
4. PROTEÇÃO SOCIAL04
5. QUESTÃO SOCIAL X POLÍTICAS SOCIAIS05
6. CONCLUSÃO05
7. BIBLIOGRAFIA06
1 . INTRODUÇÃO
A questão social surgiu com a ampliação do trabalho na sociedade capitalista.
O aumento da desigualdade social vinculase então com a questão social. sendo assim, com o surgimento e o aparecimento da questão social, percebeuse a necessidade da criação de políticas sociais com o objetivo de enfrentamento da questão social e até mesmo sua erradicação.
As políticas sociais nasceram a partir do momento em que se reconheceu as questões sociais, as lutas de classe e a busca constante pela justiça social.
Este trabalho tem como objetivo esclarecer como as políticas sociais devem interferir nas questões sociais e como devem ser elaboradas e executadas as políticas sociais.
2. QUESTÃO SOCIAL As questões sociais são aquelas que devem ser enfrentadas pelos assistentes sociais. São elas: Desemprego, condições precárias de habitação, violência, pobreza, atendimento precário na saúde, qualidade dos serviços prestados, entre outros. “ A questão social é indiassociável da forma de organização da sociedade capitalista, que promove o desenvolvimento das forças produtivas do trabalho social e na contrapartida, expande e aprofunda as relações da desigualdade, a miséria e a pobreza. Esta é uma lei estrutural do prcesso de acumulação capitalista. A questão social diz respeito ao conjunto de expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis, sem intermediação do Estado. (CONSELHO FEDERAL DO SERVIÇO SOCIAL, 2012, P. 48) Dessa forma, as expressões das questões sociais possuem vastas consequências negativas para a sociedade, e uma delas, a principal, é o aumento das desigualdades sociais. 2.1 ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL As políticas sociais são de inteira responsabilidade do Estado e são respostas ao enfrentamento das questões sociais a partir das ações do Estado. Sua gênese está relacionada com o acúmulo do capitalismo e da iniciativa do Estado para enfrentar e minimizar a questão social. Se originam dos movimentos após a Revolução Industrial, as lutas de classe e do desenvolvimento estatal. Com a evolução e os rumos que foram tomados com a implantação do capitalismo, as políticas sociais e a economia estão totalmente ligadas, pois foi somente após a acumulação capitalista que se percebeu a necessidade de analisar se as políticas sociais respondiam as necessidades da população ou era só um fato ilusório. 3. CONTEXTO POLÍTICO, HISTÓRICO E ECONÔMICO DAS POLÍTICAS SOCIAIS O governo predominante na criação das políticas sociais era o governo de Getulio Vargas.Defendia que o povo era a motivação de suas principais decisões políticas.
A principal caracterísca do governo de Vargas foi a organização da relação entre o trabalho e o capital, logo, implantou o Ministério do Trabalho para que houvesse uma relação mais eficaz entre o trabalhador e o empregador . As questões sociais inicialmente, eram vistas como “casos de polícia”. Na década de 30, Vargas mantendo a característica de seu governo como populista,implanta o modelo de Bem Estar social e a criação da previdência social, que garantia direitos aos trabalhadores. Porém, por parte do governo, o principal objetivo era o fortalecimento do mercado. Neste contexto, para que tivesse mais visibilidade pela suas ações, tratar a questão social não mais como um caso de polícia, mas agora como um problema de políticas sociais que era de responsabilidade do Estado. As politicas sociais emergem da contradição entre o capital e o trabalho, porém, suas características e tendências estão centradas em sua que relação com o Estado, mercado e sociedade. O desenvolvimento da economia influencia diretamente na relação com o Estado, e é necessário para refletir sobre os rumos das políticas sociais, não se esquecendo do processo histórico que se deu a política e a economia até os dias de hoje, principalmente no que se refere a conquista de
...