CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Por: Patthy Oliveira • 5/12/2018 • Seminário • 2.231 Palavras (9 Páginas) • 114 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
[pic 1]
[pic 2]
UBERABA
2018
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1 TEMA 5
1.2 ASSUNTO 5
1.3 OBJETIVO GERAL 5
1.4 OBJETIVO ESPECÍFICO 5
1.5 PROBLEMA 5
1.6 PRESSUPOSTOS 5
2. JUSTIFICATIVA 7
3. REFERENCIAL TEÓRICO 8
4. METODOLOGIA 12
5. CRONOGRAMA 13
REFERÊNCIAS 14
INTRODUÇÃO
O presente estudo enfocará a utilização da mulher na publicidade ao longo dos anos, demonstrando as mudanças desta utilização, centrados na sua maioria em propagandas de cerveja, bem como sua utilização como objeto de consumo nessas campanhas, fundamentando-se em compreender por qual motivo a mulher é vista como objeto sexual e de consumo, e qual associação à mesma possui com o produto à venda, no caso estudado à cerveja. Ao longo do trabalho enfoca-se o uso do sexo na publicidade e os efeitos positivos e negativos que ele resulta.
Apesar de existir muitos estudos sobre a representação da mulher e sua utilização na linguagem/mensagem publicitária, o trabalho teve como referência principal o autor Cobra (2002), pois o mesmo retrata o sexo e o marketing de forma clara e concisa para o entendimento do estudo.
Em contraposição ao pouco conteúdo abordado pelos autores a mulher é largamente utilizada em tais propagandas, onde é explorada toda a sua beleza física e sua sensualidade, colocando de lado outros valores que a mulher possui. A mulher objeto é o foco para despertar o desejo de consumo e persuadir o público-alvo a consumir cada vez mais determinada marca. A Mulher brasileira é vista como um símbolo do desejo de consumo entre os homens, expressivamente nas campanhas de cerveja.
Nesse tipo de publicidade as mulheres são associadas aos produtos à venda e o feminino é representado e associado aos valores desses produtos e ideologias que estão por trás da mensagem publicitária. A forma como a mulher vem sendo representada nas campanhas publicitárias de cerveja é uma fonte de pesquisa que pode demonstrar o comportamento de nossa sociedade.
Essa alta representação pode ser refletida de forma negativa ou positiva ao longo dos dias. O estudo do tema abordado é relevante para a sociedade brasileira, principalmente a feminina, pois vem se observando à perda de limites éticos e morais por parte de peças publicitárias que se aproveitam da ótima combinação “cerveja-mulher”, colocando as mulheres como mero objeto de consumo.
TEMA
A imagem da mulher nos anúncios publicitários
ASSUNTO
A utilização da sensualidade da mulher criou um estereótipo que predomina na linguagem publicitária de cervejas, colocando a mulher como objeto de consumo.
OBJETIVO GERAL
Analisar a utilização da imagem da mulher dos anúncios publicitários.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Abordar o apelo sexual dos anúncios publicitário utilizando a imagem da mulher
- Identificar a aceitação, atratividade e impacto da propaganda diante do público em geral, tendo em vista que a mulher é colocada como um objeto.
PROBLEMA
Pouco se fala sobre essa utilização em propagandas relacionadas a bebidas alcoólicas, menos ainda relacionadas diretamente a propagandas de cervejas, contudo a autora Jordão em sua tese de mestrado contribui de forma significativa com informações referentes ao tema “mulher e cerveja” que será amplamente discutido ao longo do trabalho.
PRESSUPOSTOS
1. O sexo se insere nos fenômenos mercadológicos destacando sua relevância no marketing, pois o sexo usa técnicas de marketing para destacar beleza e atratividade e o marketing usa o sexo para expor marcas exuberantes, para estimular o consumo por meio da propaganda, do cinema, da televisão, da música enfim da arte em geral.
2. O assunto sexo na mídia é um tema que não se esgota, pois a cada dia a sexualidade avança para abordagens ainda mais ousadas, pois com essa ideia de que sexo vende tudo se torna possível para agradar o público-alvo.
JUSTIFICATIVA
.
REFERENCIAL TEÓRICO
A exploração da imagem feminina em propagandas que visam atingir os homens não é novidade no mercado: temos em exposição “mulheres-cerveja”, “mulheres-lingerie”, entre outras. Todas essas demonstrações da mulher como um objeto de consumo se encaixam perfeitamente no conceito da Indústria Cultural. Parte-se do princípio de que a Indústria Cultural transforma qualquer coisa em produto e esse processo é chamado de “coisificação”, segundo Guerra (2018):
Hoje, praticamente tudo é passível de se tornar produto consumível e, portanto, alvo da indústria cultural. Tanto a cultura de elite quanto a popular têm passado por processos de esvaziamento de seus conteúdos para atingir realmente o grande público. Isso é coisificação.
...