Categoria Mediação
Por: Laís! • 17/8/2016 • Resenha • 455 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
CATEGORIA MEDIAÇÃO
4.2.1 Mediação: categoria fundamental para o trabalho do assistente social
1. Qual é o objetivo do texto?
O objetivo do texto é a mediação e seu papel teórico-metodológico na atuação profissional do assistente social.
2. Comentar sobre as determinações fundantes da ontologia do ser social.
A ontologia do ser social é o estudo do ser, da sua essência humana, onde várias questões interferem no estudo do ser social, como a questão econômica, por exemplo. É necessário que se entenda como o ser social é constituído para estudar a mediação.
O trabalho é a categoria fundante do ser social porque através dele o ser transforma a natureza e ao mesmo tempo também é transformado.
3. Como ocorre o processo dialético do conhecimento de acordo com Marx?
O conhecimento pode ser dado pelo senso comum, mas o conhecimento do ser só acontece quando se ultrapassa do imediato para o mediato, que é o processo de mediação. O processo dialético é pensar além do imediatismo e compreender o ser social, pois a aparência não vê a essência, deixa a pessoa alienada porque não se vê o processo interior.
4. Fale sobre Legalidade Social
A legalidade social é aquele padrão que é construído e instituído historicamente dentro da sociedade. Sem ter a teoria social crítica, o método dialético, não se pode intervir de maneira mais reflexiva e menos imediata.
5. Explicar universalidade, singularidade e particularidade.
Singularidade: imediatismo; não enxerga o que está oculto, só vê as aparências.
Universalidade: estrutura dos eixos fundantes da categoria da mediação.
Particularidade: a mediação em si.
6. Qual é a importância da categoria mediação para o assistente social?
A mediação para o assistente social é importante no seu caráter interventivo. O profissional deve aprender a ouvir seu usuário, compreender o que se passa e pensar, refletir e cogitar possibilidades para auxiliá-lo. A mediação é esse processo de reflexão que acontece entre o pensar para agir e não agir sem pensar, sem refletir.
7. Como o assistente social pode intervir na realidade social através da dialética, singularidade, particularidade, universalidade?
A intervenção é especialmente feita por meio do diálogo. Para o marxismo, a dialética é o pensamento e a realidade ao mesmo tempo, ou seja, a realidade é contraditória com o pensamento dialético. A singularidade só enxerga o exterior, aquilo que está exposto. A universalidade é onde está localizada a legalidade social e onde começa a haver uma aproximação com a particularidade, que é, por fim, a própria mediação em si.
8. Por que mediatizar é preciso para o assistente social?
A categoria mediação é importante quando vemos que a profissão é interventiva e para intervir é preciso refletir, onde esse processo de intervenção
...