Centro de Educação a Distância Curso de Serviço Social
Por: simonervt • 6/9/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 3.740 Palavras (15 Páginas) • 378 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA TAGUATINGA
Centro de Educação a Distância
Curso de Serviço Social
NOMES RA
CIRLENE ALVES LEITE 3808603354
LAILA BRAGA CERQUEIRA DE FREITAS 3888739747
NEWDAY CRUZ DA SILVA 5560121258
SIMONE MACHADO DE LIMA 3888796552
TALITA KÊNIA SILVA DUARTE DE ALMEIDA 4300068080
TATIANA ARAÚJO CAVALCANTE 3830720892
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS
PROFESSORA TUTORA EAD: JÔSI GREFFE
TAGUATINGA-DF
2015
NOMES RA
CIRLENE ALVES LEITE 3808603354
LAILA BRAGA CERQUEIRA DE FREITAS 3888739747
NEWDAY CRUZ DA SILVA 5560121258
SIMONE MACHADO DE LIMA 3888796552
TALITA KÊNIA SILVA DUARTE DE ALMEIDA 4300068080
TATIANA ARAÚJO CAVALCANTE 3830720892
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA DE MOVIMENTOS SOCIAIS
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera TAGUATINGA, como requisito parcial para obtenção de nota das disciplinas de Movimentos Sociais.
Tutora EaD : Jôsi Greffe
TAGUATINGA-DF
2015
SUMÁRIO
1. Introdução............................................................................................................03
2. As possibilidades de permanências e mudanças dos movimentos sociais........04
2.1 Música: “Preso a Liberdade” do grupo Subsolo.................................................05
2.2 As possibilidades de permanências e mudanças dos movimentos sociais na atualidade.................................................................................................................05
3. A construção da democracia na sociedade brasileira contemporânea...............06
3.1 Instituto Virgílio Neto..........................................................................................07
4. O papel das ONGS no contexto dos movimentos sociais brasileiros na contemporaneidade.................................................................................................08
4.1 O papel das ONGs dentro do contexto dos movimentos sociais brasileiros na contemporaneidade.................................................................................................09
5. Considerações finais...........................................................................................11
6. Referências..........................................................................................................12
1. Introdução
O respectivo estudo iniciará explanando o conceito e a importância da democracia no Brasil, e mostrando vários tipos de movimentos e mobilizações sociais, onde todos são formados por cidadãos que tem os seus direitos violados e negligenciados pelo Estado. Esses movimentos preconizam o reconhecimento e o respeito às diferenças, às demandas e as características particulares. Eles são formados por elementos de resistência e posicionamento político da sociedade, a exemplo, os movimentos de defesa ás etnias, terra e teto, natureza, orientação sexual e outros.
E para finalizar mostrará os impactos da institucionalização dos movimentos sociais, que ficaram conhecido como ONGs.
2. As possibilidades de permanências e mudanças dos movimentos sociais
O livro¨Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis¨ da autora GOHN, Maria da Graça, mostra vários tipos de movimentos e mobilizações sociais, onde todos são formados por cidadãos discriminados e que buscam melhores condições de vida.
Segundo as autoras os movimentos sociais sempre existiram e sempre existirão, isto porque eles representam forças sociais organizadas que unem as pessoas não como força tarefa de ordem numérica, mas como campo de atividades e de experimentação social, e essas atividades são fontes geradoras de criatividade e inovações socioculturais.
Os movimentos sociais começaram a existir através da iniciativa popular, motivados pelas desigualdades sociais.
Os movimentos do passado lutavam pelo “direito de ter direitos”. Mas, hoje, o que se busca é o reconhecimento e o respeito às diferenças e às demandas e características particulares.
Eles são formados por elementos de resistência e posicionamento político da sociedade, exemplos: os movimentos de defesa ás etnias, terra e teto, natureza, orientação sexual e outros.
A autora traz em seu livro reflexões das possibilidades de atuação do profissional do serviço social, buscando garantir os direitos dos cidadãos.
Os sentidos de justiça social, igualdade, cidadania, emancipação e direitos passam a dar lugar a outras categorias como capital social, inclusão social, reconhecimento social, responsabilidade social, sustentabilidade, entre outros. Os movimentos sociais nesse contexto perdem o sentido de ação e autenticidade no âmbito de suas reivindicações conforme diz a autora.
...