ESTÁGIO I
Por: Roseneia Moura de Freitas • 13/4/2016 • Relatório de pesquisa • 8.851 Palavras (36 Páginas) • 126 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO/UNISEB
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
Estágio Supervisionado I
Município de São Pedro do Turvo
Centro de Referência de Assistência Social
CRAS
Roseneia Moura de Freitas
São Pedro do Turvo
2015
Estágio Supervisionado I
Município de São Pedro do Turvo
Centro de Referência de Assistência Social
CRAS
Relatório de Estágio Curricular supervisionado I, apresentado a Estácio/Uniseb como pré-requisito para obtenção do título de Bacharel em Serviço Social.
São Pedro do Turvo
2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO
2. CARACTERIZAÇÃO DA ENTIDADE
2.1 Instituição Concedente de Estágio
3. DESENVOLVIMENTO
3.1 Histórico da Instituição
3.2 Objetivos da Instituição, Geral e Específico:
4. SERVIÇOS DESENVOLVIDOS
4.1 Atendimento individualizado
4.3 Reuniões e Palestras
4.4 Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF 8
4.5 Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para 06 A 15 anos 9
4.6 Bolsa Família 10
4.7 Beneficio de Prestação Continuada – BPC
4.8 Renda Cidadã
5. PERFIL DO USUÁRIO
6. RECURSOS
6.1 Recursos Financeiros
6.2 Recursos Humanos
6.3 Recursos Físicos e Matérias
7. METAS PARA O SETOR
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19
ANEXOS 20
RESUMO
O Centro de Referência de Assistência Social CRAS, órgão público da Prefeitura Municipal de São Pedro do Turvo se baseia na legislação vigente, normativas entre outras, na qual deve propor, promover, um conjunto de ações socioassistenciais, capazes de atender as necessidades básicas da sociedade civil, juntamente com organizações governamentais e não governamentais, seguindo os princípios e diretrizes estabelecidas na Política Nacional de Assistência Social e de forma integrada com a Lei Orgânica de Assistência Social. Deste modo, o CRAS, por meio da proteção básica , visa ofertar um conjunto de programas, serviços, projetos e benefícios, tem o objetivo de afiançar seguranças sociais para a prevenção, proteção, enfrentamento de vulnerabilidade e risco e a promoção na defesa e garantia dos direitos em busca de soluções que visem à melhoria de vida daqueles que dela necessitarem. Diante das competências que são executadas pelos profissionais do CRAS,foi observada perante a supervisão de campo da Assistente Sonia Aparecida Matos Ribeiro da Silva os trabalhos desenvolvidos no CRAS vinculados à Proteção Social Básica tais como: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos SCFV, Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas. Quanto a supervisão acadêmica, as orientações foram dadas pela Assistente Social e Coordenadora do Curso de Serviço Social da Estácio/ Uniseb, Adriana A. Ferreira Marques que orientou e supervisionou os dados obtidos para elaboração deste relatório.
Palavra chave: Assistência Social. Proteção Básica. Serviços.
INTRODUÇÃO:
Este relatório tem como objetivo apresentar de forma comprometida o Estágio Supervisionado I realizado no Centro de Referência de Assistência Social CRAS , Órgão público da Prefeitura Municipal da cidade de São Pedro do Turvo, localizada no endereço:Rua Fernando César Junior,nº732, Vila Bom Jesus, São Pedro do Turvo-SP, telefone (14) 33771590, e-mail:, crass201@gmail.com com supervisão da Assistente Social Lidnéia Rosária dos Santos inscrita no CRESS 40.911 da 9ª Região/SP.
As ações descritas nesse relatório é em base nas observações e atividades realizadas durante o estágio no período de segunda à sexta–feira, com carga horária 06 horas diárias e eventos programados em horários alternados, que apresenta certa demanda do serviço social.
CARACTERIZAÇÃO DA ENTIDADE:
O estágio supervisionado Fase I, foi realizado no Município de São Pedro do Turvo, na Secretaria Municipal de Assistência Social, especificamente no Centro de Referência da Assistência Social CRAS.
O CRAS foi implantado em quatorze de fevereiro do ano de 2008, é uma unidade publica gestora de planejamento e desenvolvimento das políticas socioassistenciais, tem por competências o acolhimento, seguido de atendimento, orientação, encaminhamentos diversos, visitas domiciliares, busca ativa e cadastramento das famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, as quais são inseridas no Cadastro Único. Através do estágio de observação e orientações recebidas pela Assistente Social de Campo foi possível verificar que toda experiência vivenciada contribui significativamente para o processo de formação profissional por meio do desenvolvimento da postura investigativa, propositiva, criativa e interventiva do Serviço Social. O CRAS de São Pedro do Turvo além de atender a área urbana também conta com equipe volante referenciada ao Cras que atende a área rural do município perfazendo um total de 23 bairros rurais.
...