EXERCÍCIO DA MONITORIA COMO COADJUVANTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA UNIDADE TEORIA-PRÁTICA NO SERVIÇO SOCIAL.
Por: LaryssaFernandeS • 18/11/2018 • Trabalho acadêmico • 399 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
EXERCÍCIO DA MONITORIA COMO COADJUVANTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA UNIDADE TEORIA-PRÁTICA NO SERVIÇO SOCIAL
Laryssa Danielly Silva Fernandes¹; Sueli Maria do Nascimento2
RELATO DE EXPERIÊNCIA
O presente trabalho apresenta a experiência acadêmica desenvolvida na monitoria da disciplina “Serviço Social e Processo de Trabalho 2” do curso de graduação em Serviço Social do Campus A. C. Simões, nos semestres letivos 2017.1, 2017.2 e 2018.1. À guisa de introdução, ressalta-se que o programa de monitoria da UFAL é direcionado à formação acadêmica do discente e à melhoria do processo de ensino-aprendizagem, envolvendo professores e alunos na condição de orientadores e monitores, respectivamente. Neste sentido, as práticas desenvolvidas foram voltadas para a condução dos conteúdos programáticos da disciplina e no processo formativo de avaliação dos alunos, estimulando a participação ativa na construção e reconstrução do conhecimento. Foram desenvolvidas diferentes estratégias metodológicas de aprendizado da prática docente, desde o planejamento geral da disciplina, passando pela definição de meios didáticos para execução de aulas, atividades extraclasse, acompanhamento e orientações dos alunos, assim como, no exercício de sugerir questões e critérios para as avaliações, incluindo a formulação de padrões de resposta. Em relação ao planejamento e execução de aulas, destaca-se a utilização de: aulas expositivas, rodas de conversa, produção de textos analíticos, dinâmicas de grupo, oficinas, seminários e visitas institucionais voltadas para a discussão da atuação dos assistentes sociais em diferentes espaços sócio-ocupacionais, articulando o referencial teórico e normativo abordado na disciplina com a prática da profissão. Os momentos de organização e realização da articulação teoria-prática caracterizaram-se como as principais atividades desenvolvidas, pois, possibilitaram direcionar o aprendizado mútuo, aproximando o conhecimento da atuação de assistentes sociais nos desafios estruturais e conjunturais e de múltiplas estratégias que visem à consolidação do projeto ético-político da profissão. Entende-se que o desenvolvimento da monitoria contribuiu como coadjuvante, porém, de modo significativamente relevante para a formação acadêmica. Conclui-se que se tratou de uma experiência não apenas auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, mas como sujeito-objeto do processo de conhecimento da unidade teoria-prática, em termos da aproximação com a docência em Serviço Social.
Palavras-chaves: Ensino-Aprendizagem; Prática docente; Exercício da Monitoria; Unidade teoria-prática; Serviço Social.
1. Monitora da disciplina Serviço Social e Processo de Trabalho 2 da Faculdade de Serviço Social – Campus A.C. Simões – UFAL. E-mail: laryssadsfernandes@outlook.com.
2. Orientadora de monitoria. Professora da disciplina Serviço Social e Processo de Trabalho 2 da Faculdade de Serviço Social – Campus A.C. Simões – UFAL. E-mail: suenas@fsso.ufal.br.
...