Estagio de serviço social cras
Por: Alexandre Ale • 22/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.777 Palavras (8 Páginas) • 1.173 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
FLÁVIO ALEXANDRE VIEIRA
PROJETO DE PESQUISA PRÉ-TCC
Título: Gravidez na Adolescência
SÉTIMO SEMESTRE
[pic 4]
JAHU
2015
FLAVIO ALEXANDRE VIEIRA
PROJETO DE PESQUISA PRÉ-TCC
Título: Gravidez na Adolescência
Trabalho apresentado a disciplina Estatística e Indicadores Sociais,
Metodologia da Pesquisa Cientifica, Processo de Trabalho e Serviço Social, Oficina de Formação-Tecnologia da Informação da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR Profs. Amanda Boza, Clarice Kernkamp, Rodrigo Za
JAHU
2015
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO...............................................................................................4
2. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA...................................4
3. OBJETIVOS..................................................................................................4
3.1 Objetivo Geral.....................................................................................4
3.2 Objetivos Específicos..........................................................................5
4. JUSTIFICATIVA.............................................................................................5
5. METODOLOGIA.............................................................................................7
6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.................................................................,,,......7
7. CRONOGRAMA DA PESQUISA....................................................................9
8. ORÇAMENTO................................................................................................9
9. RESULTADOS ESPERADOS......................................................................,9
10. REFERENCIAS ..........................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O planeta vem notando o aumento de onda de mães muito jovens, que dão a luz num período em que poderiam estar ampliando algumas habilidades emocionais e cognitivas, além de acumular experiência, dentro do livre-arbítrio que existe neste momento, próprio para viver diversas situações e posteriormente penetrar no universo adulto, trazendo bagagem, mínima que seja, mas que permite então, a composição de uma família com um filho ou mais. No entanto, um número espantoso, apresenta muitas adolescentes que acabam tomando outro rumo e engravidam, dando início a ai um diminuição de suas atividades no campo do desenvolvimento profissional e escolar, sem generalizar, porém, grande parcela delas, acaba limitada ao contato com o lar onde convive.
Quais fatores contribuem no desencadeamento da gravidez na adolescência? A esta pergunta, foi levantado um grupo de condições como resposta, além de alguns parágrafos fundamentais, que por seu turno, suscitam o impulso a se engravidar numa ocasião onde as preferências deveriam ser outras.
2 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Quais os fatores que colaboram para a gravidez na adolescência?
3 OBJETIVOS
3.1 – Objetivos Gerais
- Analisar qual é o perfil sócio-econômico das adolescentes grávidas atendidas no Hospital e Maternidade São José e São Camilo.
3.2 – Objetivos Específicos:
- Conhecer, as causas da gravidez precoce, identificando grupos mais vulneráveis,
- Identificar a percepção da adolescente gestante sobre a gravidez,
- Analisar a abrangência da adolescente acerca da gravidez precoce.
4 JUSTIFICATIVA:
No dia-a-dia de equipes multidisciplinar responsáveis pela ampla demanda do público vulnerável como levantados nesse trabalho que são as adolescentes grávidas, no entanto com destaque no profissional Assistente Social, entre as suas várias ações direcionadas a sujeitos, grupos, comunidades ou famílias, insurgem as atividades que necessitam de um olhar vigilante e de forma especial, como aquelas destinadas a essas adolescentes. Desse modo relevamos que o tema a ser discutido no presente trabalho alcançará a gravidez entre a idade dos 12 aos 18 anos, devido ao número crescente de gestações precoces, aonde o mesmo vem cada vez mais ganhando ênfase na sociedade, pois gera inúmeras modificações físicas, emocionais e sociais, manifestando um grande marco na vida da adolescente e de todos ao seu redor que de certa forma tendem a se submergirem devido à vulnerabilidade que a gestação pode trazer.
Distinguimos como um assunto complacente a ser tratado devido a ser um processo pelo qual a adolescente não está preparada, por estar em fase de mudança, tanto seu corpo como seu modo de pensar estão em pleno desenvolvimento, ou seja, não está preparado para conceber uma vida, para o processo de gestação, que requer transformações físicas, hormonais.
Contudo, escolhemos e se identificamos ao tema referido pelo interesse que adquirimos através de observações no campo de atuação, tanto do município de Barra Bonita quanto de Igaraçu do Tiete, que são os locais que verificamos a alta demanda de adolescentes grávidas que chegam procurando auxílio ou mesmo orientação, que em seus programas, projetos sociais, benefícios, entre outros, desenvolve uma atividade com adolescentes grávidas, como palestras, sobre risco, exercícios durante a gestação, etc., no qual acompanhamos a equipe multidisciplinar formada por Assistentes Sociais, Psicólogos, Educadores, Gestores da Saúde, Fisioterapeuta, entre outros que se envolvem diariamente com esses casos na tentativa de minimizar os problemas originários de gestações na adolescência. Desse modo necessitando de atenção, orientação, proteção e apoio familiar.
...