Familia e produtividade
Por: lannaemanuele • 30/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.523 Palavras (7 Páginas) • 173 Visualizações
[pic 1][pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
LANNA EMANUELLE SOUSA DA CONCEIÇÃO
A questão social
[pic 3]
Castanhal
2013
a questão social
Trabalho apresentado ao Curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina sociologia, fundamentos históricos, teóricos e metodologicos,Ciência politica e filosofia.
Prof. Marcia bastos, Giane albiazzetti, sergio goes e rosana malvezzi.
Castanhal
2013
Sumário
Introdução................................................................................................................4
As Questões Sociais................................................................................................5
Conclusão................................................................................................................7
Referências..............................................................................................................8
Questão social: Em busca dos Direitos e valorização do ser humano
Introdução
Os debates a cerca das condições econômicas e políticas na sociedade não são recentes. As questões sociais vêm sendo discutidas desde que a sociedade sentiu a necessidade de se expandir economicamente, nesse contexto o processo de trabalho possibilitou a valorização do capital e de bens materiais.
Com uma sociedade, na qual o bem material tornou-se um fator determinante das relações sociais, a busca pela valorização do ser humano enquanto ser ativo, racional e modificador da própria realidade são um problema que a sociedade atual vem enfrentando. Sabe-se que o ser humano possui direitos civis, sociais e políticos que devem ser respeitados, enfim, o direito a cidadania e ao tratamento igualitário, é um problema bem antigo, mas que faz parte da atualidade.
Nesse aspecto cabe procurar respostas para as seguintes questões: Quais são as expressões da questão social no surgimento do Serviço Social? E atualmente como a população se manifesta frente às questões sociais?
Em busca das de respostas fundamentais para essas questões traçam-se objetivos tais como: problematizar as questões sociais no Brasil, Refletir sobre suas consequências e por fim apresentar possíveis soluções para o problema apresentado neste trabalho.
As Questões Sociais
As Questões Sociais passaram a ser vistas como um problema de todos e "diz respeito ao conjunto das expressões das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado" (Ferreira et al, 2010, p.113). Nesse contexto a desigualdade gerada pela má distribuição de renda tem se enraizada há muitos anos em nossa sociedade influenciando a vida da maior parte da população.
Machado (1998, p.30) faz uma análise da concepção de John Stuart Mill, onde "Mill considera a desigualdade como acidente, sendo passível de correção. O processo democrático é que possibilita a construção de uma sociedade justa e equitativa". Nesse sentido, a desigualdade social tornou-se fruto de um conjunto de transformações e conflitos advindos das relações de trabalho, configurando-se em um processo de desvalorização do ser humano, onde a riqueza material e valorização do capital tonaram-se a peça chave da sociedade.
As questões sociais são percebidas através das desigualdades da sociedade, onde atualmente a vida material e os bens são fatores determinantes das relações sociais, sociedade na qual a dignidade humana não é respeitada e num contexto capitalista a riqueza material está acima da pessoa humana.
Sendo assim no mundo contemporâneo o que determina as relações sociais é o poder financeiro de cada indivíduo, poder este que gera desigualdade e desvalorização da maior parte da sociedade.
Segundo Rossi e Jesus (2009, p. 83)
A persistência da desigualdade social é um dos grandes problemas do processo de globalização, a mudança de paradigmas nos processos produtivos, a intensificação do uso de tecnologia avançada, entre outros fatores que caracterizam esse processo de mundialização têm causado desemprego e, consequentemente, o aumento da desigualdade.
Com o aparecimento do neoliberalismo houve uma concentração da riqueza e por consequência um infeliz aumentou da pobreza. Onde, devido a grande desigualdade social, maior parte das pessoas vive em situações precárias reduzindo assim sua qualidade de vida.
As crises econômicas presenciadas na primeira década do século XX (da qual a crise de 29 é o caso mais conhecido) provaram que a economia capitalista livre de qualquer controle ou regulamentação estatal gerava profundas desigualdades sociais. Essas desigualdades provocaram tensões e conflitos, capazes de ameaçar a estabilidade política (Rossi e Jesus, 2009, p139).
Diante este cenário envolvido por questões sociais, no Brasil surgem às políticas sociais, onde o ser humano é o agente central das discursões. Onde a desigualdade social também se relaciona a uma questão política, uma vez que o indivíduo quando munido de poder político tem a oportunidade de transformar a sociedade, de exercer a cidadania e "ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais" (Ferreira et al, 2010, p.23).
Ao se tratar do cenário político brasileiro, as lutas sociais contra a desigualdade social tem se materializado por meio da efetiva participação da sociedade, por meio do voto, o qual foi uma grande conquista advinda de grandes lutas e reivindicações sociais.
A luta pelo direito à cidadania é uma questão social bem antiga. No advento do Serviço Social, o qual "nasce no século XIX, com a revolução industrial, no bojo do impacto do desenvolvimento do capitalismo, emerge nas crises sociais" (Ferreira et al, 2010, p. 106). A partir das questões sociais da época o serviço social voltou-se para o trabalhador.
...