Fichamento do Livro: Fundamentos de metodologia científica.
Por: 33114821 • 11/12/2018 • Resenha • 1.638 Palavras (7 Páginas) • 1.445 Visualizações
Referência
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica/Marina de Andrade Marconi, Eva Maria Lakatos. - 7. ed. - São Paulo: Atlas, 2010. p. 57-63,157-216.
Notas biográfias de Marina de Andrade Marconi: é uma antropóloga e pedagoga brasileira. Marconi é graduada em Pedagogia e História e doutora em Antropologia. Lecionou na UNESP e na PUC-MINAS. Foi professora de Sociologia e Metodologia Científica em cursos de graduação e pós-graduação. Está entre as principais teóricas brasileiras da metodologia científica apliacada ás ciências humanas, área na qual publicou diversos livros.
Notas biográfias de Eva Maria Lakatos: Foi uma socióloga da administração, Lakatos era graduada em Química e Letras e pós-graduada em Farmácia. Mestre e Doutora em Direito, Doutora em cinema e livre-docente em Sociologia, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, onde foi presidente. Foi professora de Sociologia e Letras em cursos de graduação e pós-graduação.
Refêrencias
Marina de Andrade Marconi. In: ENCICLOPÉDIA Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em:
Eva Maria Lakatos. In: ENCICLOPÉDIA Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em:
Extrato das ideias centrais do texto (citações diretas e indiretas (paráfrases) e comentários pessoais).
● O livro é dividido em 13 capítulos, porém vou realizar o fichamento dos capítulos 3, 9 e 10.
Capítulo 3 – Ciência e conhecimento científico.
●Existem dois tipos de conhecimento um popular, transmitido de geração para geração, baseado em experiência pessoal (empírico), e o científico, é um conhecimento transmitido de forma racional, conduzido por meios científicos. (p.57)
● Características do conhecimento popular; Superficial, Sensitivo, Subjetivo, asssistemático, acrítico.
● Os quatro tipos de conhecimento; Conhecimento popular: Valorativo, Reflexivo, Assistemático, Verificável, Falível, Inexato. Conhecimento Científico: Real, Contingente, Sistemático, Verificável, Falível, Aproximadamente exato. Conhecimento Filosófico: Valorativo, Racional, Sistemático, Não verificável, Infalível, Exato. Conhecimento Religioso: Valorativo, Inspiracional, Sistemático, Não verificável, Infalível, Exato. (p.59,60)
● Conceito de ciência: “A ciência é todo um conjunto de atitudes e atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação” (p.62)
● Classificação e divisão da ciência; Ciências Formais: Lógica, Matemática. Ciências Factuais Naturais: Física, Química, Biologia e outras. Ciências Factuais Sociais: Antropologia Cultural, Direito, Economia, Política, Psicologia Social, Sociologia. (p.63)
Capítulo 9 – Técnicas de Pesquisa.
● Técnica é um conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência ou arte. (p.157).
● Documentação direta, Pesquisa documental;
● Fontes de documentos: a) Arquivos públicos, b) Arquivos particulares, c) Fontes Estatísticas.
● Tipos de documentos: a) Escritos: Documentos oficiais, Publicações parlamentares, Documentos jurídicos, Fontes estatísticas, negligência, forma de coleta de daos, definição dos termos, informações recolhidas dos interessados b) Outros: Icnografia, fotografia, objetos, canções folclóricas, vestuário, folclore.
● Pesquisa bibliográfica: Para Manzo(1971:32), a bibliografia pertinente “oferece meios para definir, resolver, não somente problemas já conhecidos, como também explorar novas áreas onde os problemas não se cristalizaram suficientemente” (p.166)
● Tipos e fontes bibliográficas: a)Imprensa escrita, B)Meios audivisuais, C)Material Cartográfico, D)Publicações.
● Documentação direta: constitui-se, em geral, no levantamento de dados no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Esses dados podem ser obtidos de duas maneiras: através da pesquisa de campo ou da pesquisa de laboratório. (p.169)
● Pesquisa de campo: é aquela utilizada com o objetivo de conseguir informações e/ou conhecimentos acerca de um problema, para o qual se procura uma resposta. (p.169)
● Tipos de pesquisa de Campo: a)Quantitativo-descritivo, b)Exploratórios, c)Experimentais.
● Vantagens da pesquisa de campo: acúmulo de informações sobre determinado fenômeno, facilidade na obtenção de uma amostragem de indivíduos. Desvantagens: pequeno grau de controle sobre a situação de coleta e possibilidade de fatores, comportamento verbal relativamente de pouca confiança.
● Pesquisa de laboratório: ela descreve e analisa o que será ou ocorrerá em situações controladas. Exige intrumental, preciso e ambientes adequados.(p.173)
● Observação direta intensiva: é realizada através de duas técnicas: observação e entrevista. (p.173)
● Observação: é uma técnica de coleta de dados que não consiste somente em observar mas examinar fatos e fenômenos. Vantagens: têm vários meios de estudar uma ampla variedade de fenômenos, exige menos do observador, permite evidência de dados. Limitações: o observado tende a criar impressões favoráveis ou desfávoraveis o que pode intervir na coleta, duração dos acontecimentos é variável, vários aspectos da vida cotidiana, particular, podem não ser acessíveis ao pesquisador. (p.175)
● Existem as observações: assistemática, sistemática, não participante, participante, individual, em equipe, observação da vida real e a observação em laborátorio.
● Entrevista: Para Good e Hatt(1969:237), a entrevista “consiste no desenvolvimento de precisão, focalização, fidedgnidade e validade de certo ato social com a conversação”. (p.179)
● Objetivos: Averiguação de “fatos”, determinação das opiniões sobre fatos, determinação de sentimentos, descoberta de planos de ação, conduta atual do passado, motivos conscientes para opiniões, sentimentos, sistemas ou condutas.
...