Gestão ambiental
Por: Daniellermatos • 19/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.181 Palavras (5 Páginas) • 144 Visualizações
1.RESUMO
A ameaça à sobrevivência humana, cada vez mais presente na vida da população, em função das catástrofes naturais que estão ocorrendo em todo o mundo, surge o anseio por sustentabilidade, nesse caso as empresas devem adotar novas formas de lidar ou interagir com o meio ambiente, são exigidas novas posturas. Neste trabalho, vamos falar dos postos de combustíveis, que são empresas potencialmente poluidoras, em função dos produtos comercializados e dos resíduos gerados em suas atividades.
Diante da necessidade de maior controle, proteção e preservação ambiental, entende – se a importância de se identificar e classificar os processos incorretos de funcionamento.
Nesse caso o foca deste trabalho é buscar quais os processos que devem ser feitos para o melhor desempenho do estabelecimento, respeitando o meio ambiente e a saúde dos colaboradores.
2.INTRODUÇÃO
Há muito tempo o homem vem utilizando os recursos naturais do planeta, no entanto, em tempos remotos os resíduos eram gerados em baixo nível de preocupação, pois os recursos eram abundantes e a natureza conseguia absorver os despejos originados, visto que o enfoque era "diluir e dispensar". Com o passar dos anos, um novo posicionamento em relação às questões ambientais foi gradualmente se estabelecendo. fazendo a sociedade pensar e atuar de forma, a cada vez mais buscar uma melhor compatibilidade entre desenvolvimento, utilização dos recursos minerais e meio ambiente.
A gestão ambiental pode ser definida como um conjunto de ações encaminhadas à obtenção da máxima racionalidade no processo de decisão, relativa à conservação, defesa, proteção e melhoria do meio ambiente, baseando-se em uma ação multidisciplinar coordenada e na participação dos cidadãos.
Assim como em muitas outras empresas os postos de gasolina também realizam atividades potencialmente geradoras de impactos ambientais, sendo a principal delas a possibilidade de contaminação ambiental do solo e da água subterrânea, bem como a saúde dos trabalhadores envolvidos nesta atividade. O atendimento a requisitos legais e a implantação de um sistema de gestão ambiental propicia um aumento na eficácia na realização dos procedimentos necessários para a minimização desses impactos.
As questões relativas aos problemas ambientais, vem tornando cada vez mais presentes na humanidade. Os governos estão tomando partido nessa questão na tentativa de remediar o perigo eminente em que o planeta se encontra. É perante essa situação de degradação do meio ambiente, que hoje pode - se observar nos noticiários diariamente as mais variadas catástrofes naturais, que ocorrem em todo o mundo. Assim, surgem nessa população, um anseio por sustentabilidade, por viver mais harmoniosamente com o meio ambiente, e é em função disso que as pessoas passam a exigir mais das empresas, principalmente aquelas que são potencialmente poluidoras, como é o caso dos postos de combustíveis, caracterizam como sendo de alto risco para o meio ambiente. Diante dessa nova tendências, as empresas começam a se adaptar , reduzindo os níveis de poluição e emissão de resíduo e recuperando o meio ambiente degradado.
A questão ambiental ganha cada vez mais importância no dia a dia dos postos revendedores, que precisam atender as exigências da resolução do CONAMA nº 273 e de legislações estaduais especificas. As empresas devem se posicionar de maneira responsável perante a questão ambiental, adotando programas de gestão ambiental.
É de competência do CONAMA legislar sobre a atividade e da FEPAM licenciar e fiscalizar o cumprimentos das normas estabelecidas.
Para a instalação de um posto de gasolina, são necessários alguns requisitos que devem ser apresentados antecipadamente ao CONAMA.
Caracterização geológica do terreno e da região com analise de solo e potencial de corrosão;
Caracterização hidrogeologica com definição do sentido do fluxo das aguas subterrâneas no local;
Sistemas de drenagem;
Tipos de vegetação existentes no local e seu entorno, edificações existentes num raio de 100 m com habitações familiares, escolas, industrias, clinicas medicas, hospitais, comércios ou qualquer outro tipo de estabelecimento.
As atividades mais frequentes de um posto de combustível são as seguintes;
o Recebimento de produto via carros-tanques de combustíveis;
o Armazenamentos dos combustíveis em tanques enterradis;
o Abastecimento dos veículos;
o Operação do sistema de drenagem oleosa segregada da fluvial;
o Troca de óleo lubrificante dos motores dos veículos;
o Lavagens de veículos;
o Operação da loja de conveniência;
Os postos de combustíveis possuem basicamente as seguintes instalações: a unidade de abastecimento de veículos (bomba de gasolina), os tanques de combustíveis (geralmente enterrados), os pontos de descarga de combustíveis, onde os carros-tanques fazem o reabastecimento dos PRCs, o tanque para recolhimento e guarda de óleo lubrificante usado (geralmente enterrados), as tubulações enterradas que comunicam o ponto de descarga com o reservatório e este com as bombas de abastecimento, as edificações
...