HISTÓRIA DAS COISAS
Por: sr.gomes • 23/5/2018 • Projeto de pesquisa • 3.571 Palavras (15 Páginas) • 266 Visualizações
[pic 1]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
AMANDA SANTOS DA SILVA
FRANCISCO VILAR SOUZA
HENRIQUE RAMOS OLIVEIRA
JAKCÉLIA DE ASSUNÇÃO COSTA
JANAÍNA DA SILVA GOMES
“TEMA’’
HISTÓRIA DAS COISAS
MARABA/PA
2016/10
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I,Filosofia, Ciência Política e sociologia.
Professores: Rosane Aparecida Belieiro malvezzi, José Adir Lins Machado, Mariana de Oliveira Lopes e Sérgio de Goes Barboza.
MARABÁ-PA
2016/10
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO .........................................................................................................
- DESENVOLVIMENTO .............................................................................................
2.1..................................................
2.2 .................................................................................
2.3 ..................................................................................
- CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................
REFERÊNCIAS .............................................................................................................
ANEXOS........................................................................................................................
1 INTRODUÇÃO
A desigualdade social se baseia na noção de propriedade adquirida pelo homem ao decorrer do tempo, visto que é uma forma de sanar seus sentimentos de insegurança quanto à comparação com os demais membros do seu contexto social, tendo como o capitalismo a forma usada para se obter o acúmulo de bens, resultante de uma distribuição desproporcional de recursos resultantes da produção, o método que historicamente tem dividido a sociedade entre produtores e consumidores, vem se alastrando drasticamente conduzindo a sociedade a um estado inserção a um ciclo vicioso de consumismo.
No Brasil não foi diferente a partir do descobrimento a mais de meio século, termo eurocêntrico criado pelos portugueses, no primeiro contato dos indígenas com o projeto português, e surge ali naturalmente alguns aspectos essenciais da desigualdade social que vimos hoje.
A atual conjuntura da desigualdade social é Consequência, originalmente, da má distribuição de renda, as consequências da desigualdade social no Brasil são observadas na favelização, pobreza, desemprego, desnutrição, marginalização, violência. A despeito de o Brasil estar entre os dez países do mundo com o PIB mais alto, é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo. Tendo essa como uma necessidade de melhoria nas condições de vida e garantir a dignidade de cidadão, faz se necessário aliar democracia com eficiência econômica e justiça social para assim alcançar um patamar de igualdade social.
Esta fase indica as práticas de um novo conceito em administração pública em que se baseava em enxugar á máquina pública visando prioritariamente o poderio de acúmulo de capitais das grandes companhias, que obteve o êxito na conquista do poder mesmo que indiretamente das decisões públicas, que buscavam o interesse privado, com isso a classe social mais afetada com esse novo conceito de administração se via obrigada a contribuir com o enriquecimento da classe dominadora e fazendo com que o monopólio das grandes companhias se alastrassem e buscassem outros países e continentes, o liberalismo que se baseava na defesa da propriedade privada, comércio liberal e igualdade perante a lei.
A sociedade estava sendo totalmente transformada, assim o nome de homem de negócios era exaltado como virtude, e eram-lhe dadas todas as credenciais uma vez que ele poderia fazer o bem a toda sociedade.
As desigualdades são fruto das relações, sociais, políticas e culturais, mostrando que as desigualdades não são apenas econômicas, mas também culturais, pois é participar de uma classe significa que você está em plena atividade social, esse fenômeno é formado pelo estilo de vida e costumes que determinado grupo está inserido, nas classes mais baixas o conceito de valores sociais e participação se limitam a poucas decisões tornando as políticas administrativas menos eficazes no que diz respeito à assistência e redução das desigualdades, alguns projetos federais como programas sociais de assistência social que ultimamente foram implantados reduzirão em média de 13 (treze por cento) da desigualdade social aqui no Brasil, e foram visto alguns resultados relevantes seja na escola, seja em casa na família, estas atividades ajudam-lhe a ter um melhor pensamento sobre, si mesmo e seus companheiros.
A desigualdade social que teve seu início com atitudes naturais, com o passar do tempo foram implantadas em alguns países o modelos de gestão pública que visava a desigualdade tornado assim planejada, e hoje vemos o monopólio das grandes companhias que concretizam esta política de valorização do acúmulo de capitais, e fortalece o pensamento de que o monopólio das grandes marcas está mais influente nas decisões públicas.
O desenvolvimento sustentável e a sobrevivência da espécie
A história é pouco animadora no que diz respeito a crescer sem degradar. A rigor, não há produção sem destruição, com o passar dos séculos a humanidade vem se dando conta das contradições do mundo moderno. A mesma tomou consciência de que o processo de modernização do mundo era e é um problema que deve ser superado e equilibrado com a ajuda de todos os cidadãos, do poder público, enfim na conscientização de toda a humanidade.
...