TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Inclusão da deficiencia

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.239 Palavras (5 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO .....................................................................4

3 CONCLUSÃO .................................................................................6

REFERENCIA ....................................................................................7



  1. INTRODUÇÃO

        A deficiência remete à idéia de variação de alguma característica corporal ou habilidade qualificada como lesão ou restrição. O processo de exclusão social de pessoas com deficiência ou alguma necessidade especial é tão antigo quanto a socialização do homem.

             A questão da inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais em todos os recursos da sociedade ainda é muito incipiente no Brasil. Movimentos têm buscado um consenso para formatar uma política de inclusão de pessoas portadoras de deficiência nas escolas, acatamento à legislação vigente, maiores verbas para programas sociais, uso da mídia, da cibercultura, de novas tecnologias e alteração da visão social.

             O retrato atual da população com deficiência, físicas e culturais, deve ser observado pelo passado e pela origem dos problemas que resultam no presente desequilíbrio social. O conceito de inclusão é muito recente se comparado a trajetória secular de exclusão. Ao longo do tempo houve muitas mudanças referidas à deficiência e sobre o tratamento em que a sociedade dirigia a este cidadões com deficiência motoras, mentais ou sensoriais.

            A sociedade antepassada não aceitavam a deficiência como uma necessidade especial,tratavam como se fosse uma doença contagiosa eram olhadas com desprezo, com isso eram isoladas da sociedade ficava escondidas, mas felizmente, o mundo desenvolveu e passou a aceitar essas pessoas como são de verdade.

               A exclusão social no Brasil permanece crescendo em metrópoles, pelo desemprego de longa duração, isolando a juventude, a pobreza no interior de familiar monoparentais, e na ausência de perspectiva para essa população, uma maior escolaridade e essa explosão e violência. Os programas para pessoas com deficiência é a que recebe as menores verbas, não existe trabalho efetivo á essas comunidades mais carentes, sempre os postos de orientação e atendimento super lotados.


  1. DESENVOLVIMENTO

               A sociedade desde os primórdios vem privando as pessoas com deficiência a sua liberdade de ir e vim. Elas vêm sofrendo preconceitos sem ter seus direitos e respeitos dentro da sociedade. É mais fácil ver as pessoas indicando os impedimentos do que mostrar duas capacidades.

              Existem muitas leis, no entanto, as atitudes e rejeição fazem com isso barreiras sociais e físicas, que dificulta a integração dessas pessoas com deficiência. Mas isso acontece pelo fato da sociedade possuir um modelo de homem, com isso pessoas que fujam desse padrão são descriminados e olhados de outras formas, com isso a dificuldade dessas pessoas mostrarem o que são capazes, à sociedade passar a olharem como se fossem menos inteligentes.

              As pessoas com deficiência são cidadãos e fazem parte da sociedade e esta se prepara para lidar com a diversidade humana. Todos nós devemos respeita e ser respeitados pelo que somos e aceitar, não importa o sexo, a idade, as origens étnicas, opção sexual ou suas deficiências. Uma participação de todos, aprecia as diferentes experiências humanas e reconhece o potencial de todos, é denominado uma sociedade inclusiva. Se á algum tempo a sociedade acreditava que as pessoas com deficiência teria a sua vida com possibilidades reduzidas e falta de perspectivas, hoje enxergamos a grande capacidade de realização.

               O processo de exclusão, historicamente imposto às pessoas com deficiência, deve ser superado por intermédio da implementação de políticas afirmativas e pela conscientização da sociedade acerca da potencialidade desses indivíduos. Contribuir com a transformação social do país através do desenvolvimento de programas, como educação, saúde, geração de trabalho e renda, meio ambiente e inclusão social.

               O processo de inclusão dos cidadãos com deficiência em nossa sociedade e recente do ponto de vista histórico-cultural. Ter incapacidades físicas não significa ser um mau colaborador. Por vezes, a incapacidade nem influencia o seu trabalho e a sua produtividade. A inspeção do trabalho exerce papel fundamental na execução da política afirmativa de exigência de contratação de pessoas com cumprimento da lei, mas pela sua missão de agente de transformação social. A chamada Lei de costas, desde então o número de contratações vem aumentando verginitosamente no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (95.3 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com