Metodologia
Por: Gabriela Souza • 3/12/2015 • Projeto de pesquisa • 688 Palavras (3 Páginas) • 133 Visualizações
- OBJETO
O papel do Assistente Social na promoção e efetivação dos direitos dos idosos nas instituições de longa permanência.
- PROBLEMA
Qual o papel do Assistente Social na promoção e efetivação dos direitos dos idosos nas instituições de longa permanência?
- PRESSUPOSTO
O Assistente Social, por sua vez, intervindo nesse campo, estará trabalhando na formulação de estratégias de prevenção, na perspectiva de inclusão, viabilização da garantia de direitos, bem como transmissão de conhecimento para esse publico acerca desses direitos.
- OBJETIVOS
- OBJETIVO GERAL
Conhecer o trabalho do assistente social com os idosos em instituições de longa permanência.
- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer de que forma o Serviço Social pode contribuir para a qualidade de vida das pessoas idosas institucionalizadas, identificar os tipos de trabalhos oferecidos pela instituição.
- Analisar com as Assistentes Sociais podem identificar prioridades nos atendimentos e nas ações que respondam as necessidades dos idosos que se encontram institucionalizados.
- Distinguir a necessidade de entender como vivem os idosos institucionalizados nos dias atuais e como é realizado o trabalho de acolhimento Para eles adaptarem ao novo lar.
Referencial Teórico.
O Serviço Social e uma profissão inscrita na divisão sócia técnica do trabalho regulamentada pela lei nº 8,662/93, de 7 de julho de 1993 , com alterações determinados pelas Resoluções CFESS nº 273/ 93 de 13 de março de 1993. È possível dizer que a origem do Serviço Social e marcadamente histórica, e sua inserção da divisão sócio técnico do trabalho dependem fundamentalmente do grau de maturação e das formas assumidas pelos embates de classe social subalterna, com o bloco do poder no enfrentamento da questão Social (BRASIL, 2012).
De acordo Bruno (2003), o campo de atuação do/a Assistente Social é da mudança comportamental, aliada a alterações no meio Social; e a perspectiva critica que referenda o projeto societário da classe subalterna, em articulação com os movimentos sociais que expressam esse projeto societário. Essa perspectiva valoriza a pratica politica dos profissionais, entendendo que esta reforça a possibilidade de construção de um projeto de sociedade articulado a um projeto profissional.
O Estatuto do Idoso, no artigo 9º define que “é obrigação do Estado, garantir a pessoa idosa proteção à vida e a saúde mediante a efetivação de politicas publica que permitem um envelhecimento saudável e em condições de dignidade” (BRASIL, 2003 p, 124). Nesse contexto, o Serviço Social pode contribuir muito pra preservar a cidadania das pessoas idosas e colaborar com novos modelos de instituições de longa permanência que preservam a autonomia, a liberdade, a proteção e a dignidade (DOMINGUES, 2010).
Podemos afirmar que o/a Assistente Social tem um papel fundamental nas ILPI, pois atua como um elo, ou, ainda como, articuladores entre os moradores, família a instituição e a comunidade local. Estamos diante de um grande desafio para a profissão: efetivar e garantir direitos assegurados na legislação vigente aos moradores das instituições de longa permanência (DOMINGUES, 2010).
Hoje a problemática da internação de idosos em instituição assumiu novos feitios: continua um grande contingente de idosos que necessita de abrigos por questões de sobrevivência, mas novos atores entram em cena: idosos ricos, remediados ou pobres, que trazem marcam de enfermidade crônica- degenerativos sobre tudo problemas cardiovasculares ou de demência, e cujo cuidado em casa tornou-se impossível por varias razoes. (BORN, 2005 p, 403).
...