Movimentos Sociais
Por: natoliveira • 21/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.192 Palavras (13 Páginas) • 384 Visualizações
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO............................................................................................03
- REFLEXÃO: MOVIMENTOS SOCIAS NA CONTEMPORANEIDADE........................................................................03
- CANÇÃO: PRESO A LIBERDADE..........................................................05
- OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA ATUALIDADE.................................06
- DEMOCRACIA, ARTICULAÇÃO, LIBERDADE E POSSIBILIDADE DE MUDANÇA SOCIAL...................................................................................07
- RESENHA: MOVIMENTOS SOCIAIS.....................................................09
- O PAPEL DAS ONG’S NA SOCIEDADE................................................10
- CONSIDERAÇÕES FINAIS.......................................................................11
REFERÊNCIAS ...........................................................................................12
ANEXOS........................................................................................................13
[pic 1]
- INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo destacar os movimentos sociais voltados ao trabalho do Assistente Social, sua formação e as demandas exigidas pela sociedade. Através de reflexões e resenhas, apresenta-se a relevância de um debate sobre os movimentos sociais na atualidade, analisando as influências do serviço social e a inserção social.
Desta forma, a compreensão dos movimentos sociais torna-se de suma importância tanto para o trabalho do assistente social, como para as varias lutas sociais existentes.
Entender a função dos movimentos sociais, juntamente com os direitos humanos é importante para a orientação e ação no trabalho do profissional, que tem firmando um compromisso social, contribuindo para as condições de vida e de trabalho de toda uma população.
Portanto, apresenta-se no presente trabalho, o resultado de pesquisa e debate acerca da história do serviço social nos movimentos sociais, e toda a sua luta e contribuição.
- REFLEXÃO: MOVIMENTOS SOCIAS NA CONTEMPORANEIDADE
Após leitura e análise do texto de Gohn, tem-se um panorama dos movimentos sociais no Brasil. O texto apresenta as relações que os movimentos estabelecem nas questões políticas, econômicas, sociais e culturais.
A autora destaca a relação entre os movimentos sociais e a educação, a partir de ações práticas voltadas ao ensino, estabelecendo como ponto de partida que a educação não é somente a aquela apresentada no contexto escolar, mas, toda a produção de saber que é adquirida pelo individuo, formal ou informal. Portanto, a concepção de educação torna-se ampla, e nesse ponto surge a necessidade de políticas e programas que atuem com caráter educativo na sociedade.
Assim, entende-se que todo movimento social deve ter um caráter educativo, políco-social, voltado para a melhoria da qualidade de vida. No livro texto tem-se alguns pontos fundamentais que contribuem para entender melhor esse cenário dos movimentos sociais e as mudanças na sociedade possibilitando a sua compreensão; “Uma das premissas básicas a respeito dos movimentos sociais é: são fontes de inovação e matrizes geradoras de saberes” (GOHN, 2011, p. 333). E ainda:
“Nós os encaramos como ações sociais coletivas de caráter sociopolítico e cultural que viabilizam formas distintas de a população se organizar e expressar suas demandas. Na ação concreta, essas formas adotam diferentes estratégias que variam da simples denúncia, passando pela pressão direta (mobilizações, marchas, concentrações, passeatas, distúrbios à ordem constituída, atos de desobediência civil, negociações etc.) até as pressões indiretas” (GOHN, 2011, p. 335)
Assim, os movimentos sociais, segundo o texto, estão também na atualidade presentes nas redes sociais, internet, e nos meios atuais de comunicação e informação.
Representando as forças sociais que geram ou reivindicam alguma inovação sócio-cultural, os movimentos transmitem a realidade social, e assim, visam construir ações e possam agir como uma resistência social, contribuindo para a inclusão.
Em todo o texto, é possível traçar os movimentos sociais latino-americanos na história, como movimentos ambientalistas, o movimento negro, movimento estudantil, movimentos das mulheres, entre outros, que traçam o caminho de fortalecimento da ONG’s entidades com objetivo de fortalecer e apoiar os movimentos, com um caráter assistencial. O texto apresenta que com o passar do tempo, as manifestações e movimentos sociais foram diminuindo, enquanto as ONG’s tomaram a frente das reivindicações e organizações da população.
Ao analisar os cenários de movimentos sociais contemporâneos e os da atualidade vê-se que os movimentos atuais tem um campo mais amplo, com as novas tecnologias, novas demandas e novos repertórios, ainda que tenham suas raízes em movimentos do passado. A grande parte dos movimentos está ligada a educação, seja ela formal ou informal, abrangendo questões como escola, etnia, nacionalidade, religião, paz, meio ambiente, qualidade de vida e tudo o que diz respeito a qualidade de vida de um cidadão.
No Brasil, houveram muitos movimentos ligados a educação, com uma extensa lista de demandas que englobam desde melhorias na educação escolar, à melhorias na comunidade.
Atualmente tem-se os conselhos gestores, que são um resultado dos movimentos;
“Os conselhos estão inscritos na Constituição Federal de 1988 na qualidade de instrumentos de expressão, representação e participação da população. Essas estruturas inserem-se, portanto, na esfera pública e, por força de lei, integram-se a órgãos públicos vinculados ao Poder Executivo, voltados para políticas públicas específicas, responsáveis pela assessoria e suporte ao funcionamento das áreas em que atuam” (GOHN, 2011, p.354)
Os conselhos gestores contribuem com a participação e podem apresentar um novo formato ao processo de formação das políticas sociais, criando uma nova esfera social pública.
A partir de 1996 entrou em vigor no Brasil, uma lei que explica o surgimento de muitos conselhos municipais; para o recebimento de recursos destinados às áreas sociais, os municípios devem criar conselhos. Portanto, nos municípios as áreas dos conselhos são: educação, assistência social, saúde, habitação, crianças e adolescentes, setores com caráter deliberativo. Assim, através dos conselhos, a sociedade vive por meio das práticas sociais, em formato de instituições.
...