O ESTUDO SOCIAL
Por: r0sane • 27/6/2019 • Trabalho acadêmico • 1.459 Palavras (6 Páginas) • 264 Visualizações
ESTUDO SOCIAL
Autos Extrajudiciais (noticia de fato): 00000000000
Identificação: ................. Data de Nascimento: 00/00/0000
Endereço: Rua ....... Municipio........
Justificativa de atendimento
Realizamos visitas domiciliares, com o objetivo de efetuar o Estudo Social, conforme à solicitação do Ministério Público, referente ao oficio nº 000000.
Procedimentos utilizados: visita domiciliar, entrevista e observação.
Síntese dos dados colhidos
OBSERVAÇÃO: OS NOMES CITADOS NO ESTUDO SÃO FICTÍCIOS
A visita domiciliar foi realizada em um único dia __/__/____, porém, nos horários matutino e vespertino.
Realizou-se visita domiciliar à Sr.ª Maria Silva, chegando na residência realizou-se a apresentação e a exposição do motivo da visita. Após obter conhecimento, com anuência da Sr.ª Maria Silva adentramos na residência.
O imóvel é alugado e não possui características de uma residência e sim de comércio. Possui um (01) cômodo amplo que contém uma mesa de sinuca, pia e balcão que serve de cozinha e comércio, dois banheiros e uma área com tamanho mediano. Na área foi improvisado com divisórias, um quarto.
Maria Silva 64 anos, divorciada, autônoma, filha do Sr. José Silva de 90 anos, ambos desde __/__/____ residem neste local. O imóvel além de servir de moradia, também é um comércio de bebidas alcoólicas, Maria Silva, está dando continuidade na atividade comercial que o pai exercia na residência anterior, antes de adoecer.
Sr. José é mais conhecido por “José do boteco”, divorciado, aposentado com um (01) salário mínimo e comerciante. O idoso não recebe nenhum benefício social.
Segundo a Sr.ª Maria, o seu pai José Silva reside há 33 anos no município de.........., e nos últimos 20 anos residia em imóvel próprio, na Rua ............., no bairro ............., com a companheira fulana de tal de 86 anos.
No dia __/__/____, Sr. José se encontrava no munícipio de .........., na casa de sua filha Maria Silva, pois, estava com consulta agendada em razão de que vinha apresentando mal-estar. No dia __/__/__, Sr. José sofreu um AVC, ficando 11 dias internado, após a alta hospitalar, ficou mais 10 dias na residência da Sr.ª Maria.
No dia __/__/____, o idoso, juntamente com a sua filha, retornou para o município de ..... Maria, veio com o pai, em virtude de que o AVC o deixou com sequelas, acamado, impossibilitando-o de cuidar de si e necessitando de cuidados de terceiros constantemente, e a sua companheira diante da idade avançada não teria condições físicas para cuidar do idoso.
Segundo Maria, a família ficou juntos no mesmo imóvel até o dia __/__/___. Após essa data, Maria e o idoso mudaram-se para o endereço que residem atualmente. Relatou que o motivo da mudança foi por causa das desavenças relacionados com a sicrano de tal, filha da idosa.
Sicrano de tal estava sempre desferindo xingamentos, faltando com respeito e a todo momento mandava o idoso e a filha irem embora da casa, alegando que o idoso não tem nenhum direito no imóvel pois, o mesmo estava no nome de sua mãe Sr.ª Fulana de tal.
Maria, mencionou que a situação estava insuportável e que poderia prejudicar ainda mais o estado de saúde (emocional) do pai, e para evitar maiores danos à saúde do idoso, preferiu sair do imóvel. Mencionou que, antes de sair do imóvel, procurou o judiciário deste município e conversou com a juíza, a fim de informar a situação que estavam vivenciando e obter orientações.
Maria, alega que estão nesse imóvel provisoriamente pois, assim que os locatários desocuparem a casa do seu cunhado, eles se mudarão para essa residência que fornece mais comodidade e conforto. Essa residência também será alugada.
Na abordagem no período matutino, o idoso encontrava-se dormindo no quarto improvisado. No quarto há duas camas de solteiro, um pequeno guarda roupa e algumas caixas com pertences da família.
Aparentemente o idoso apresentava higienizado, suas roupas, bem como as da cama estavam limpas, e em razão do clima chuvoso e frio que se encontrava, estava bem agasalhado. Não foi exalado nenhum tipo odor pelo quarto (urina e fezes), não evidenciou nenhum descaso quanto as questões higiênicas do idoso e do ambiente. Maria, divide o mesmo quarto com o idoso.
No período vespertino, o idoso estava acordado e sentado em uma cadeira na área, apresentava-se higienizado. O idoso apresenta dificuldades para falar e ouvir.
Observou que o idoso estava com o pé esquerdo enfaixado e a filha relatou que surgiu uma ferida e que recebe apoio da equipe do ESF (Estratégia Saúde de Família) com visitas periodicamente e com curativos.
Maria expõe, que por algumas vezes durante o dia coloca o pai sentado na cadeira pois, esse procedimento pode ajudar a não obter escaras (ulceras, feridas) pelo corpo, em virtude que o mesmo fica muito deitado. E por se tratar de um espaço pequeno e que é residência e comércio ao mesmo tempo, quando tem clientes jogando caixeta ou sinuca, coloca o idoso para ver pois, segundo ela, é um entretenimento para o pai que trabalhou vários anos com o comércio e sempre gostou de ver os seus clientes jogando, e assim garante que o mesmo não fica só deitado.
Maria, possui uma procuração do Estado de....... (apresentada na visita) datada __/__/___, e a mesma lhe concede poderes especiais para administrar e gerir os negócios do pai. É a responsável pelos cuidados do idoso e no gerenciamento do benefício previdenciário, na aquisição
...