O PROJETO PROSPERA MULHER
Por: Gabi Radi • 21/6/2022 • Projeto de pesquisa • 3.120 Palavras (13 Páginas) • 127 Visualizações
[pic 1]
[pic 2][pic 3]
[pic 4]
GABRIELA RADI SILVEIRA
PROJETO PROSPERA MULHER
Projeto de intervenção apresentado à disciplina de Estágio II do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, como requisito parcial para avaliação.
Nome do Tutor Externo – Luis Paulo Aires
Nome do Supervisor de Campo – Aline Silveira Barreto
ARROIO DOS RATOS
2022
[pic 5]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO 5
3 OBJETIVO 9
3.1 OBJETIVOS GERAL 9
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 9
4 PÚBLICO-ALVO 10
5 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS 11
6 METAS 12
7 AVALIAÇÃO E CONTROLE 13
8 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 14
9 RECURSOS (Valores aproximados) 14
9.1 GASTOS COM PESSOAL 15
9.2 GASTOS COM MATERIAL 15
9.3 GASTOS COM DESLOCAMENTO 15
9.4 ORÇAMENTO TOTAL 15
REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como proposta principal apresentar o “Projeto de Intervenção Prospera Mulher’, criado com base no que foi observado no decorrer dos estágios I e II, do curso de bacharelado em Serviço Social, do Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, realizado na Associação Comunitária Cristã Ebenezer no município de Arroio dos Ratos/RS.
A Associação Comunitária Cristã Ebenezer situa – se na Rua Dona Cotinha 110, no bairro São Cristóvão, um dos mais vulneráveis da cidade de Arroio dos Ratos, a organização desenvolve um programa de aprendizagem ciente da responsabilidade de transformar significativamente a vida dos usuários.
Em plena fase da descoberta, cabe a organização e aos educadores entenderem as crises psico–sociais que os envolvem, buscando ainda compreender as crises comuns de um momento de mudanças e transformações sociais, transgressão das regras sociais e desconstrução de valores. Nessa perspectiva, procura- se cooperar para a inclusão social, crescimento e alternativas de qualidade de vida dos participantes de uma maneira solidária e democrática.
A proposta para a realização de tal projeto se deu através da observação das demandas, que ocorreram no estágio I, assim como as formas de intervenções realizadas para o enfrentamento a essas problemáticas e as futuras ações que serão aplicadas no projeto, norteando o objetivo geral do Projeto de Intervenção que é de fortalecimento e desenvolvimento pessoal e capacitação profissional das beneficiárias, conhecer a sua trajetória de vida e mudança em suas perspectivas socioeconômica após a conclusão do “Projeto Prospera Mulher’.
O Assistente Social ocupa um lugar privilegiado no mercado de trabalho: na medida em que ele atua diretamente no cotidiano das classes e grupos sociais menos favorecidos, ele tem a real possibilidade de produzir um conhecimento sobre essa mesma realidade. E esse conhecimento é, sem dúvida, o seu principal instrumento de trabalho, pois lhe permite ter a real dimensão das diversas possibilidades de intervenção profissional. (SOUSA, 2008, p.122)
Conforme o disposto acima o assistente social utiliza de instrumentos técnicos operativos e no Projeto de Intervenção utilizamos, observação, anamnese social, entrevista, reuniões, dinâmicas em grupo, a instrumentalidade que consente ao assistente social elaborar estratégias e apresentar respostas mais qualificadas e elaboradas as determinações sociais, fazendo um uso apropriado e mais adequado de cada instrumental que dispomos em nossa prática profissional, visando assim romper com as formas tradicionais e não reflexivas da atuação e assumindo uma prática no cotidiano profissional de modo comprometido com a viabilidade e garantia de emancipação e autonomia das beneficiárias.
No decorrer do projeto viabilizamos nosso público-alvo, sendo ele o grupo de beneficiarias que se encontrassem desempregadas e com baixa autoestima e sem proposito pessoal e profissional. O Projeto de Intervenção terá como finalidade desenvolver reflexões que visem a promoção e o ingresso no mercado de trabalho das beneficiárias, tirando as mesmas da zona da pobreza e desemprego, qualificando – as com um certificação do curso de manicure e pedicure, oportunizando assim uma nova forma de se olhar para o futuro com a capacidade de realizar planejamentos pessoais e profissionais desenvolvendo a autoestima e autonomia.
2 CONTEXTUALIZAÇÃO, JUSTIFICATIVA E PROBLEMATIZAÇÃO
O surgimento da Associação Comunitária Cristã Ebenezer iniciou com atendimento a crianças que vieram até a atual presidente Silsa Araújo, pedindo ajuda com materiais recicláveis. A partir disso Silsa começou a chamar estas crianças e realizar atividades com elas aos finais de semana. O trabalho foi se expandindo e se consolidou no ano de 2008, no município de Arroio dos Ratos e na comunidade do bairro São Cristóvão. Atualmente atende aproximadamente 103 crianças e suas famílias, através de atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), onde ofertamos atividades diversificadas e realizamos ações socioassistenciais como estratégia para o enfrentamento as vulnerabilidades sociais e econômicas.
...