PROJETO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TEMA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Por: antoniovicente • 13/5/2015 • Projeto de pesquisa • 1.767 Palavras (8 Páginas) • 715 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
Sistema de Ensino Presencial Conectado
cursO de serviço social
maria de lourdes martins tobias
TEMA: “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER! UMA TRISTE REALIDADE VIVENCIADA POR GRANDE PARTE DAS MULHERES”
QUIXERAMOBIM
2015
maria de lourdes martins tobias
TEMA: “VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER! UMA TRISTE REALIDADE VIVENCIADA POR GRANDE PARTE DAS MULHERES”
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social das disciplinas de Instrumentalidade em Serviço Social, Movimentos Sociais, Políticas Setoriais Contemporâneas, Pesquisa Social e Oficina de Formação da UNOPAR- Universidade Norte do Paraná.
Professores: Amanda Boza, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira e Rodrigo Zambon.
SUMÁRIO
1. Introdução......................................................................................................04
2. Delimitação e formulação do problema.........................................................04
3. Objetivos Geral e específico.........................................................................05
4. Justificativa....................................................................................................05
5. Metodologia...................................................................................................07
6. Revisão Bibliográfica.....................................................................................07
7. Cronograma da Pesquisa .............................................................................08
8. Orçamento.....................................................................................................09
9. Resultados esperados...................................................................................09
10.Referências...................................................................................................10
INTRODUÇÃO
A presente pesquisa nos leva a refletir sobre a violência contra as mulheres, mostrando que esse é um problema que sempre esteve presente na historia da humanidade. Desde as civilizações antigas, como também na Idade Média e Moderna a mulher era totalmente excluída da sociedade, não podia participar da vida publica, ou seja, não era reconhecida como cidadã. Sua educação era voltada para o casamento, para as atividades que deveria desempenhar como a mãe e esposa. O trabalho feminino era praticado exclusivamente na esfera domiciliar e ao homem cabia-lhe somente o papel de provedor.
A escolha do tema foi devido à violação dos direitos das mulheres, por consideramos ser algo que acontece com muita frequência em nossa sociedade, um problema grave que aos poucos tem chegado ao conhecimento da população.
Atualmente em nossa sociedade a violência domestica vem sendo tratada como um problema de saúde publica e violação dos direitos humanos, os homens passaram a agredir de maneira bem mais explicita, e das mais diferentes formas, tanto com agressões físicas como verbais.
A maior parte não pede ajuda. Isso acontece pelo fato de sentirem vergonha, por dependerem emocionalmente ou financeiramente do agressor, pois acham que a violência não vai se repetir, por causa dos filhos e até mesmo para não prejudicá-lo socialmente, não denunciam.
A violência contra a mulher é uma das interfaces da questão social, portanto, é um dos campos de intervenção do Serviço Social.
Delimitação e formação do problema
A violência contra a mulher trata-se de uma questão de saúde publica e representa um ato de violação dos direitos humanos. Diante disto, buscamos investigar com se dá a atuação dos serviços de apoio existente em nosso país, as mulheres vitimas de agressão. Afirmamos que eles são de extrema relevância no combate a violência doméstica.
O publico alvo principal são as mulheres vitimas de violência, para que elas tenham a coragem de denunciar o agressor e assim incentivar que possam procurar os órgãos competentes, buscando a efetivação das leis que garantem a proteção a esse público.
Objetivos Geral e específico
Objetivo Geral:
- Registrar, observar, analisar e descrever fenômenos de violência contra mulher com o intuito de subsidiar os órgãos públicos responsáveis pela área com dados científicos para criação de políticas publicas de prevenção, proteção e amparo as vitimas de violência.
Objetivo Específico:
- Contribuir para a produção de conhecimento e formação de profissionais com uma nova consciência social, de forma a atuarem na defesa, no atendimento e promoção de políticas sociais;
- Analisar metodologia de capacitação de recursos humanos que resgatem a prática e a vivência de profissionais envolvidos no atendimento de demandas sociais, inspirando-se no eixo da cidadania;
- Realizar o estudo e a análise das situações sociais e individuais vivenciadas pelo público-alvo;
Justificativa
O presente projeto de pesquisa é um dos temas mais comentado pela mídia e pela sociedade como um todo, por isso a escolha do tema, hoje as mulheres sofrem diversas violências tanto domesticas como sexuais.
Muitos esforços estão sendo feitos com o intuito de combater esse tipo de delito que é a violência contra mulher. Nas ultimas décadas, em nossa sociedade, foi criada uma serie de serviços direcionados a esta questão, como as delegacias especializadas de atendimento a mulher, as casas de Abrigo, os Centros de referencias ou atendimento, os serviços de saúde e as defensorias publicas da mulher, envolvendo diversos profissionais, para atenderem as vitimas de violências domesticas.
A violência contra a mulher é uma violação dos Direitos Humanos, e como tal, faz-se necessário o empenho na erradicação das causas e consequências desta violação.
...