TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de monografia Violência Contra a Mulher

Por:   •  28/2/2016  •  Monografia  •  1.539 Palavras (7 Páginas)  •  605 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE NILTON LINS

SERVIÇO SOCIAL

Violência Contra a Mulher

MANAUS-2015

EMERSON NASCIMENTO DE SOUZA Violência Contra a Mulher

MANAUS-2015

Projeto de Monografia apresentado Por EMERSON NASCIMENTO DE SOUZA como exigência parcial para obtenção de nota, sob orientação da Profª MSc. Simy Laredo ( Metodologia do Trabalho Científico).

RESUMO Este trabalho tem o objetivo de esclarecer os tipos de violências contra a mulher que podem ser tanto físicas, emocionais, psicológicas, sexuais, patrimoniais, seus motivos e consequências, relacionada com a Lei Maria da Penha. Conscientizar as mulheres da importância do conhecimento da Lei, e contribuir para igualdade, a liberdade, a autonomia das mulheres, cujo resultado será uma transformação social, com homem e mulheres livres, construindo um mundo mais justo. O método utilizado foi histórico, onde consiste na investigação do passado, as técnicas utilizadas foram de documentação indireta e pesquisa bibliográfica. Após o advento da Lei Maria da Penha houve um avanço significativo, com o maior aceso das vítimas à proteção, além do aumento do número de denúncias e de delegacias especializadas de atendimento a mulher vítima de violência, além de saber dos seus direitos, precisa obter sua efetivação. Palavras-chave: Violência. Mulher. Lei n.11340/06. Igualdade.

ABSTRACT Keywords:

SUMÁRIO 1. TEMA ____________________________________________________________6 1.1. Delimitação do Tema _______________________________________________6 2. OBJETIVO GERAL __________________________________________________6 2.1 Objetivos Específicos _______________________________________________6 3. INTRODUÇÃO _____________________________________________________6 4. JUSTIFICATIVA ____________________________________________________7 5. PROBLEMA _______________________________________________________7 6.HIPÓTESE_______________________________________________________________7 7. METODOLOGIA ___________________________________________________8 7.1: Métodos ________________________________________________________8 7.2: Técnicas ________________________________________________________8 8. EMBASAMENTO TEÓRICO __________________________________________8 8.1. Referencial Teórico ________________________________________________8 8.2. Revisão da Literatura ______________________________________________9 8.3. Definição dos Termos e conceitos operacionais __________________________9 9. CRONOGRAMA ___________________________________________________10 10. ORÇAMENTO ____________________________________________________10 11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ___________________________________11

6

1. TEMA: Violência 1.1. Delimitação do tema: Violência Contra a Mulher 2. OBJETIVO GERAL: Esclarecer os tipos de violência contra a mulher que podem ser tanto físicas, emocionais, psicológicas, sexuais, patrimoniais, seus motivos e conseqüências, relacionando-os com a Lei Maria da Penha. 2.1 Objetivos Específicos:

 Conscientizar as mulheres da importância do conhecimento da Lei Maria da Penha

 Contribuir para a igualdade, a liberdade, a autonomia das mulheres, cujo resultado será uma transformação social, com homens e mulheres livres, construindo um mundo mais justo.

3. INTRODUÇÃO: A violência contra a mulher é um problema social e de saúde publica que atinge todas as etnias, religiões, escolaridade e classes sociais. É uma violação de direitos humanos e liberdades fundamentais. Por isso este tipo de violência não pode ser ignorado ou disfarçado. Precisa ser denunciado por toda a sociedade. A violência pode se manifesta de várias formas, com diferentes graus de gravidade. Geralmente, com episódios repetitivos e que na maior parte das vezes, costuma ficar encobertos pelo Silêncio. Na maioria das vezes a violência acontece dentro da própria casa. Pode ser cometido pelo marido, companheiro, pai, irmão, padrasto ou qualquer outra pessoa que vive sobre o mesmo teto. Pode acontecer também no trabalho, na rua, na escola, e em outros lugares. O drama da violência contra a mulher é uma importante questão, através da pesquisa pode-se perceber a melhor compreensão das causas e efeitos emocionais, essa forma de violência é uma temática bastante discutida na sociedade contemporânea.

7

4. JUSTIFICATIVA: Faz-se necessário um estudo desse fenômeno, pois, é de grande relevância, por tratar de um fenômeno com pouca visibilidade e de pouca importância diante de uma sociedade ainda patriarcal, machista e conservadora. A violência contra as mulheres constitui, atualmente, uma das principais preocupações do Estado brasileiro, pois o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking mundial dos países com mais crimes praticados contra as mulheres. As agressões contra a mulher não trazem consequências apenas para a vítima, mas atingem a sociedade como um todo, pois comprometem o desenvolvimento da célula social que é a família. Coibir a prática de violência doméstica e familiar é dever do Estado, tendo em vista as consequências sociais decorrentes de tal violência, dentre elas, podendo se extrair a possibilidade dos filhos de delinquirem ou apresentarem problemas de ordem psicológica. Além dessa, tem a consequência econômica, uma vez que a produtividade no trabalho das mulheres vitimadas tende a cair drasticamente e os cofres públicos são onerados com aposentadorias precoces, licenças, consultas médicas e internações. 5. PROBLEMA: De onde vem tanta violência contra a mulher, se temos muito a favor, a exemplo do Código Civil, da Constituição Federal e mais recentemente a Lei Maria da Penha? 6. HIPÓTESE: A violência vem de berço, cresce com meninos e meninas e se perpetua nos adultos. Está no inconsciente daquelas crianças que cresceram vendo a mãe subjugada pelo autoritarismo, que, em muitos casos, agride, humilha e espanca. A cena repetida muitas vezes se banaliza e passa a fazer parte da vida, com naturalidade. Esse adulto traz dentro de si a violência que certamente será expressa no seu cotidiano.

8

7. METODOLOGIA: 7.1: Métodos: Histórico: consiste na investigação dos acontecimentos, processos e instituições do passado, para verificar a sua influência na sociedade de hoje. 7.2: Técnicas: Documentação Indireta. Pesquisa bibliográfica. 8. EMBASAMENTO TEÓRICO: 8.1. Referencial Teórico: Segundo a Organização dos Estados Americanos (2001). Na direção oposta das conquistas históricas elencadas no capítulo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com