O Planejamento e Gestão em Serviço Social
Por: celyeana • 29/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.056 Palavras (13 Páginas) • 169 Visualizações
[pic 1]
Unidade: Anhanguera Educacional - UNIDERP.
Serviço social.
Planejamento e Gestão em Serviço Social
COMPONENTES: RA:
CELY ALVES DA SILVA 67-5135-8787
ELIANE DO NASCIMENTO LIMA 73-6541-8730
GEISA MICAELE BEZERRA DA SOUSA 96-5053-7085
M° AUGUSTA MENEZES SILVA 69-4846-1828
VALÉRIA NUNES DA SILVA 67-8940-9143
Atividades Práticas Supervisionadas - 5ª série.
Professora: Elaine Cristina
Taguatinga Brasília / DF, 15/04/2015.
PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Planejamento Educacional
ESCOLA X SOCIEDADE | ||
Primeira interpretação | Segunda interpretação | Terceira interpretação |
A educação é uma das alternativas mais propensas ao ato de buscar uma ação transformadora. Tendo como base uma boa relação com a sociedade. | A educação, como um todo, tem a capacidade de transformar uma sociedade, buscando a melhoria planejada. | A educação possibilita uma mudança na sociedade, desde que os indivíduos estejam propensos à buscar por ela. Em um processo de planejamento consciente. |
Características dos Educadores de acordo com as Interpretações da Relação Escola x Sociedade | ||
Conservadores: Generalizam uma corrente de pensamentos, onde se expressam que uma boa educação leva a bons cidadãos. | Comodistas: Percebem que é necessário as transformações, mas optam por esperar que a situação seja resolvida sem a menor participação. | Revolucionários conscientes: Enxergam as possíveis mudanças, estudam melhor o movimento e planejam soluções práticas. |
O planejamento é fundamental no trabalho do assistente social, tido como um processo dinâmico e continuo que levam a ações intencionais, orientando, estudando para tornar a realidade um futuro próximo. Considerando que o ato de planejar no âmbito do serviço social é um instrumento fundamental, para o exercício da profissão.
Com isso o planejamento deixa de ser apenas um método de estudo e passa a ser um mecanismo importante para a profissão, permitindo que o mesmo visualize mentalmente possíveis mudanças no seu ambiente de trabalho.
Ao planejar o assistente social tem que levar em conta que muitos vão resistir às novas mudanças, pelos mais diversos motivos, como ameaça comodismo, dentre outros. É preciso compreender as causas dessa resistência, por meio do conhecimento dos valores cultivados pelo grupo. Quanto mais o assistente social conhecer esses valores e deles se aproximar o planejamento, menor resistência enfrentará na sua elaboração e execução.
Assim, é de fundamental importância que o assistente social conheça todos os passos do planejamento, bem como a realidade que é o objeto da mudança, para que o seu trabalho enfrente a menor resistência possível, recebendo assim contribuições e alcançando bons resultados.
Planejamento:
Em nosso cotidiano fazemos planejamento sem perceber de como ele é importante para as nossas vidas. E o quanto é necessário parar e analisar, organizar, projetar e efetuar. Vemos então que um passo depende do outro. Não adianta agir sem antes refletir e nem ficar só no ato de pensar sem ação.
Queremos e desejamos um resultado de sucesso e não aplicamos o planejamento. Embora refletir seja de suma importância não podemos deixar de ter ação. Daí então já vê que o planejamento é um instrumento fundamental para o desenvolvimento de trabalho do serviço social. Pois nossa sociedade enfrenta as mazelas diariamente e não é de qualquer jeito que encontraremos a solução. é com organização, visão real da sociedade da qual vivemos, com a interação direta com o povo que se pode visualizar a fonte, ou, seja, a raiz das mazelas. A importância do planejamento social busca utilizar o planejamento estratégico possibilitando entender em sua totalidade social e todas as contradições.
O planejamento é de extrema importância para o desenvolvimento do trabalho do profissional de Serviço Social, pois é fundamental que o mesmo materialize suas idéias através de ações planejadas e estruturadas com o objetivo de modificar uma dada realidade. O planejamento é um processo contínuo e dinâmico, tendo como uma decisão de planejar o seguinte movimento de reflexão – decisão - ação, pelo fato de que o profissional precisa acompanhar a implementação, o controle e a avaliação do projeto social que o mesmo for inserir.
Em se tratar de planejamento o mesmo também é resultado de atitudes favoráveis a mudança, de atitudes que reconhecem que a mudança é algo necessário. Sendo um processo de técnica por meio da qual se faz possível a administração das relações com o futuro.
Esse processo funciona como um sistema composto por três etapas básicas, sendo, obtenção de informações, analise das informações produzidas ou obtidas e por fim a preparação ou elaboração de um plano ou plano.
Obter informação é o passo inicial do processo de planejamento, são elas que mostram necessidades, ameaças ou oportunidade que servem de fundamento para o processo decisório.
Os níveis de planejamento podem ser classificados em:
Estratégico, define a missão ou negócios e os objetivos da organização.
Funcional, são elaborados para possibilitar a realização do objetivo.
Operacional, define os meios para a realização de objetivos, como atividades e recursos.
Preparação
Esta etapa é totalmente necessária se a instituição ou grupo está iniciando um processo mais globalizado e mais participativo de planejamento. Mais tarde ela pode ser omitida, embora o aprofundamento das questões básicas não seja desagradável nem inútil, para as pessoas,quando for levado a efeito com senso de oportunidade, com clareza e com objetivos bem definidos. O objetivo desta etapa é promover dois pontos básicos de um processo científico e participativo, a fim de que cresça a motivação para o planejamento e para que se possibilite a eficiência nas etapas seguintes. Isso será feito, basicamente, com apresentação de palestras somadas à leitura de textos escolhidos. A isso deve-se acrescentar a análise, em grupos e em plenário, das palestras e dos textos apresentados.Além das questões relacionadas ao planejamento, pode-se segundo as circunstâncias, agregar a esta etapa de preparação mais conteúdo relacionado à visão da realidade global brasileira elatino-americana, a visão ideal de sociedade e de homem, a um projeto educativo adequado para os dias de hoje.
...