O Projeto – Ético político nas instituições de serviço social
Por: liviadeusjesus • 14/9/2016 • Trabalho acadêmico • 666 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 2][pic 3][pic 4][pic 1]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
Caracterização da instituição----------------------------------------------------------- 6
A compreensão e operacionalização do Projeto Ético-Político no cotidiano profissional --------------------------------------------------------------------------------------7
Conclusão-----------------------------------------------------------------------------------------9
Caracterização da instituição
Entrevista feita a Cristina Sampaio Machado, assistente social da Instituição de Acolhimento Comitê Ação e Cidadania Contra Fome, Miséria e Pela Vida- “Recomeçar” situada no endereço: Presidente Bernardes- 163- Centro. A instituição é de natureza não governamental, possui 11(onze) funcionários, sendo 01 (um) assistente social.
A instituição possui, atualmente, 02 usuários, sendo uma criança de 09 anos e um adolescente de 13 anos.
Na instituição são desenvolvidas ações, oferecendo às crianças que sofrem violações de direitos como: negligência, maus tratos, violência física, abuso sexual, dentre outros que comprometem a integridade física e afetiva das crianças, o acolhimento institucional e familiar com o objetivo de garantir a proteção integral desse indivíduo.
A Casa de Acolhimento “Recomeçar” realiza atendimentos a fim de fortalecer a política socioassistencial no município, seguindo orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), que determina dentre outros, que o serviço de acolhimento provisório e excepcional de atendimento em unidade institucional deve ser semelhante a uma residência.
A unidade funciona diariamente 24h ao dia, oferecendo proteção e auxílio a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, em busca de atender a demanda da cidade de Corinto encaminhada pelos Conselhos Tutelares e do Juizado da Infância e Juventude.
A Casa de Acolhimento “Recomeçar”, foi implantada na cidade de Corinto no ano de 2013 para abrigar os atuais adolescentes e criança que se encontram acolhidos na Casa.
A instituição dispõe de assistente social de segunda á sexta-feira no período de 11h00min ás 17h00min horas.
A compreensão e operacionalização do Projeto Ético-Político no cotidiano profissional
As atribuições e competências privativas do assistente social nesta instituição compreendem atuar no acompanhamento das crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente e de suas famílias, pautado em análises, estudos e intervenções práticas, na perspectiva de efetivação da política de proteção a infância e adolescência.
Destacam-se algumas atuações entre as atividades realizadas na prática profissional desenvolvida pelo Serviço Social na instituição: captar recursos através de projetos para realizar atividades culturais para os acolhidos e para custear os gastos da entidade; estimular a participação da família na Instituição visando à reintegração familiar e a conservação do vínculo, na qual realiza atendimento individualizado através da entrevista, colhendo elementos para o estudo social da família por meio da visita domiciliar; encaminhamentos diversos dos acolhidos para escola, atendimento médico, psicológico, psiquiátrico e odontológico; providenciar os documentos que são necessários para a cidadania dos acolhidos.
...