O Serviço Social na Contemporaneidade
Por: analiab • 7/8/2018 • Ensaio • 497 Palavras (2 Páginas) • 113 Visualizações
O Serviço Social na Contemporaneidade - Marilda V. Iamamoto
Pg 20 à 57.
- Transformações no Serviço Social
Um dos maiores desafios que o Assistente Social enfrenta no presente é desenvolver a capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos através das demandas emergentes no cotidiano, ou seja, não ser um profissional só executivo, ser um profissional construtivo e propositivo.
O Assistente social dispõe de um Código de Ética profissional e embora seja regulamentado como uma profissão liberal, não possui essa tradição na sociedade brasileira, o Assistente Social é um trabalhador especializado que também vende a sua força de trabalho para algumas entidades empregadoras patronal, empresarial ou estatal.
- Relação Questão Social x Serviço Social
O Serviço Social tem na Questão Social a base de sua fundação como especialização do trabalho, questão social é aprendida como conjunto das expressões das desigualdades sociais da sociedade capitalista. Os assistentes sociais são desafiados a se qualificarem para acompanhar, atualizar, e explicar as particularidades da questão social nos níveis nacional, regional e municipal, diante das estratégias de descentralização das políticas públicas.
Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões cotidianas, decifrando as múltiplas expressões da mesma, sua gênese e as novas características que assume na contemporaneidade, atribuindo transparência ás iniciativas voltadas a sua reversão e/ou enfrentamento imediato.
O desenvolvimento profissional do Serviço Social e a expansão de seu mercado de trabalho ocorreram nos marcos do padrão Taylorista/Fordista e da Regulação Keynesiana da economia.
- Transformações no mercado de trabalho
A Constituiçāo Federal de 1988, fruto do protagonismo da sociedade civil preserva e amplia algumas conquistas no campo dos direitos sociais.
O Serviço Social na Contemporaneidade é muito mais que um título formal, é exigido um profissional qualificado, que reforce e amplie sua competência crítica: que pensa, analisa, pesquisa e decifra a realidade. O novo perfil que se busca construir é de um profissional afinado com a análise dos processos sociais.
...