O TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E INDICADORES SOCIAIS
Por: Jany Rocha • 8/10/2018 • Relatório de pesquisa • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 123 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Pólo Educacional de Serra Talhada – PE
RELATÓRIO CIENTÍFICO
Acadêmicos: Ana Júlia Patriota Campos – RA: 398262
Curso: Serviço Social
Série: 5º Período “B”
Disciplina: Tratamento da Informação e Indicadores Sociais
Tutora EAD: Maria Clotilde Bastos
Serra Talhada – PE, 20 de Setembro de 2014.
Introdução
Este relatório tem o objetivo reflexivo sobre a importância dos indicadores sociais para a construção de políticas públicas que se adequem com o perfil da sociedade, onde o desenvolvimento desta política pública seja discutido como forma de avanço para a democratização e que se tenha mais transparência com o público, buscando a garantia dos direitos sociais no âmbito das políticas públicas.
Desenvolvimento
As políticas públicas tem a importância de se preocupar com o bem-estar sociedade que estão ligadas diretamente ao desenvolvimento para as melhorias onde o objetivo principal é minimizar os problemas sociais existentes na comunidade. Por ser um conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais na tentativa de configurar um compromisso com o público que busca nas diversas áreas favorecer ações sociais acompanhadas de procedimentos que visem a alocação de bens e dos recursos públicos de uma determinada demanda. As ações da política pública são interpretadas pelos executores do poder em diversos níveis, levando em consideração a influência dos censos através de uma mobilização social que buscam universalização dos benefícios sociais ofertados para a população.
As políticas públicas são os conjuntos de programas, ações e atividades desencadeadas pelo Estado e no Brasil têm-se as escalas Federal, Municipal e Estadual que participam diretamente ou indiretamente atividades que visam assegurar o direito da cidadania que são formuladas pelas iniciativas dos poderes executivo ou legislativo para que possam lançar propostas para a demanda a ser atendida, acompanhando a formulação e a participação da sociedade nos conselhos municipais, nas audiências públicas e nas conferências realizadas. A política pública é a garantia dos direitos assegurados pela constituição, onde na atualidade se obtém o reconhecimento e o favorecimento dos benefícios sociais que se estendem para a população brasileira.
Fazendo uma análise sobre os impactos da política pública desenvolvidas na atualidade, toma-se por base o Programa Bolsa Família que é um dos mais conhecidos em todo o país, ou seja, o programa é a transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de extrema pobreza e ao mesmo tempo integra o Plano Brasil Sem Miséria que tem o foco de atuar no cotidiano das famílias brasileiras que não possuem renda intervinda no combate a fome, na promoção da segurança entre outros. Estudos mostram que o Programa Bolsa Família é o responsável pela redução do índice de miséria no Brasil.
Indicadores Sociais – IDH
Tipo de Indicador | O que significa? | Principais características | Definição |
IDH | Índice de desenvolvimento Humano | São dados compostos através da expectativa de vida que vai da educação até o PIB, onde anualmente são classificados com as medidas adotadas pelos países membros da ONU. | É a medida comparativa usada para classificar o grau dos países em desenvolvimento humano baixo, médio e alto. |
Indicadores Sociais – Indicadores Básicos para o Programa Bolsa Família no Brasil
Tipo de Indicador | O que significa? | Principais características | Definição |
Indicadores básicos para o Programa Bolsa Família no Brasil | Dimensões do Programa Bolsa Família no Brasil | Objetiva classificar as famílias no quadro do programa, buscando informações relevantes sobre determinados atributos do Programa Bolsa Família no Brasil. | Este foi desenvolvido para reduzir os casos de pobreza e de miséria no Brasil. |
A relação entre os indicadores sociais e as políticas públicas é expressa a partir da elaboração um diagnóstico que aborde uma temática a ser trabalhada na realidade do campo de atuação, no entanto se faz necessário ampliar conhecimentos através da busca pela informação, da pesquisa do estudo de casos e das situações expostas na sociedade atual. Pode-se entender que as orientações expressas surgem de questões prioritárias, de ações e estratégias advindas dos censos demográficos que geralmente é realizado pelo IBGE. Os indicadores da temática acima escolhida retrata as condições de vida que as pessoas viviam e a transformação alcançada depois da implantação e implementação do Programa Bolsa Família. Ressalta-se que o crescimento econômico ainda não é considerado como condição suficiente desenvolvida pelo programa social, ou seja, ele é praticado como critério para criação uma política pública mais efetiva que estimule no cidadão a importância de se buscar novos meios de sobrevivência, não passando a ser depende do programa, mas se percebe que atualmente os municípios estão elevando cada vez mais a demanda do programa, conforme mostra os indicadores sociais.
Os indicadores sociais são estatísticos que atuam sobre os aspectos da vida de uma nação que, em conjunto, retratam o estado social e permite conhecer cada nível de desenvolvimento social para lançamentos de novos planejamentos mediante a politica pública e para isso se faz necessário à elaboração de um diagnóstico com indicadores de confiabilidade que revelem as situações expostas pela sociedade. Com essas informações é possível identificar as questões prioritárias que atendem os programas e cria estratégias para implantações de outras ações, de novos projetos e programas utilizados com elevados indicadores baseados nos dados do IBGE. O levantamento deve ser visto como um fator primordial que inicie a composição e implantação de novas politicas publica eficazes de intervir na realidade. Os conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelas políticas públicas desenvolvidas diretamente ou indiretamente pelo o Estado, durante de a década de 60 os níveis de mortalidade infantil no Brasil se estabilizaram por toda a região, a crise estrutural em suas diversas dimensões econômica passou pela sociedade num período que trouxe interrupção para o processo de declínio da mortalidade. Cabe ressaltar que o êxodo rural naquela época foi muito acentuado e representava uma pressão adicional com serviços de infraestrutura e de atendimento público a partir da década de 70, pois volta à tendência de queda da mortalidade, e isso se deu pela falta de implantações que melhorassem a ampliação dos serviços prestados pela política pública. E com todo isso o Brasil vem cada vez mais diminuindo essas precariedades porque hoje a política pública é executada de uma forma diferente e com isso aumenta a expectativa de vida notória e populacional no país. Na atuação profissional o Serviço Social tem o objetivo de contribuir para a formulação e a implementação das políticas públicas, onde o profissional atua diretamente no processo de organização e na mobilização de estudos de caso na sociedade, o que empenha a efetivação dos direitos sociais a serem desenvolvidos, mas para que isso aconteça são necessárias ações interventivas com a finalidade de construir respostas para atender as problemáticas da demanda estudada.
...