O que trabalha o serviço social
Por: ElaineMonelli • 18/8/2016 • Trabalho acadêmico • 513 Palavras (3 Páginas) • 1.119 Visualizações
TRABALHO EM GRUPO – TG
Alunos:
Elaine Cristina Monelli Sossai RA: 1518339
Graziela Gonçalves Corvino RA: 1501641
Gisele Roberta da Silva RS: 1511247
Luciana Moreno RA: 1500443
POLO
Santa Cruz das Palmeiras – SP
Ano: 2015
TRABALHO EM GRUPO (TG)
PROFESSOR (A): AMARILIS TUDELLA
Questão:
O serviço social é uma profissão legitimada socialmente – isso significa que ele tem uma função social. As profissões são criadas para responderem às necessidades dos homens. O desenvolvimento das forças produtivas gera a necessidade de novas profissões, assim como considera outras desnecessárias. Mas, mesmo respondendo a uma necessidade social, o que pode ser corroborado pelo número de assistentes sociais inseridos no mercado de trabalho; pelo fato de que eles, efetivamente, trabalham desenvolvendo ações que têm um produto social com dimensões econômicas e políticas; ainda assim, o serviço social mantém, historicamente, o dilema da especificidade profissional, que é dada pelo objeto profissional. Em termos bastante simples, a questão é: o que trabalha o serviço social? A resposta a esta questão considera também com qual objetivo trabalha o serviço social.
HISTÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL
A profissão de assistente social no Brasil surgiu na década de 1930, onde surgiram as primeiras escolas de curso superior que foi oficializado no país através da Lei nº 1889 em 1953 e regulamentada a profissão em 27 de agosto de 1957, Lei nº 3252 com Decreto 994 de 15 de maio de 1962.
Ao longo do tempo devido às transformações da sociedade brasileira, necessitou de uma nova regulamentação, onde expressa o compromisso da categoria com a construção de uma nova ordem societária, mais democrática e poder garantir os direitos universais que estão expressos na Lei nº 8662/93, no código de Ética Profissional em 1993 e nas Diretrizes Curriculares.
O TRABALHO DO/A ASSISTENTE SOCIAL
O profissional poderá atuar tanto em instituições públicas e privadas, organizações não-governamentais (ONGS), empresas de consultoria, sistemas presidiário e judiciário, sistemas de saúde e previdenciário, movimentos sociais, sindicatos e centros comunitários.
O principal papel do assistente social é trabalhar para garantir os direitos básicos da sociedade como a saúde, alimentação, lazer, esporte, habitação, cultura e os direitos de cidadania para obter uma qualidade de vida a população, através de analise e intervenção no conjunto de desigualdades.
Gerenciar órgãos, programas, projetos e serviços sociais. Orienta a população na identificação de recursos para atendimento e defesa dos seus direitos, realiza visitas, planeja, elabora, executa planos, realiza estudos socioeconômicos com individuo e grupos, perícias médicas, laudos, informações e pareceres sobre Serviço Social.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://pt.wikipedia.org
http://www.ufrb.edu.br/cahl/cursos/servico-social
http://www.cfess.org.br
http://www.cress-ce.org.br/institucional/assistente-social
...