Os Movimentos Sociais
Por: ValdeciLima • 21/11/2019 • Resenha • 981 Palavras (4 Páginas) • 293 Visualizações
MOVIMENTOS SOCIAIS
Adson Benedito Batista da Silva Filho[1]
Thaynara Bruna de Sousa Teles1
Valdeci Pereira de Lima1
Daiene Patrícia Cante Silva[2]
RESUMO – Este resumo tem como finalidade explanar acerca das lutas travadas pelos movimentos sociais em busca de melhorias para classe trabalhadora e na garantia de direitos básicos. Tem como finalidade exibir a importância de tais movimentos na conquista de direitos das classes menos favorecidas. Foram adotados métodos de pesquisa bibliográficos, pesquisa em artigos e vídeos na internet.
PALAVRAS-CHAVE: movimentos sociais. democracia. classe trabalhadora.
INTRODUÇÃO - No final do século XVIII e início do século XIX estava acontecendo a Revolução Industrial e com ela veio a agudização da exploração da classe trabalhadora. A partir disso surgiria então os movimentos sociais clássicos, movidos pela vontade de mudar o quadro de precarização da vida dos operários no âmbito das fábricas, pois estes trabalhadores possuíam jornadas de trabalho insalubres e com exploração de trabalho infantil e feminino, ressalta-se que não havia lei que amparasse estes trabalhadores. Logo que estes movimentos foram iniciados houve por parte do Estado uma dura repressão, inclusive com o uso da força. Destaca-se nesse período o movimento Ludista, que ficou caracterizado pela quebra do maquinário das fábricas, no intuito de frear a substituição da mão de obra humana pela mão de obra mecanizada, contudo, sem sucesso. O Estado então decretou que fosse aplicada a pena de morte a quem participasse do movimento Ludista. Com a repressão deste movimento social, nota-se como o modo de produção capitalista visa o lucro acima de tudo, mesmo que este cause o detrimento da vida. Em um segundo momento eclodiu o movimento social Cartista, este por sua vez sabia que a “questão social” não vinha da substituição da mão de obra humana pelas máquinas, mas sim dos interesses que estavam por trás deste processo de substituição. Este movimento mostrou para o Estado e a sociedade as condições degradantes de trabalho que vinham sofrendo, criando assim grande pressão no Estado. Logo em seguida, este movimento também sofreu com perseguição e repressão por parte do Estado, entretanto não cessou nem mesmo recuou e com isso obrigou o Estado a discutir algumas demandas da classe trabalhadora. No Brasil nos anos de 1917 a 1920 as lutas reivindicatórias eram concentradas nas questões salariais e de jornada de trabalho que eram de 14 horas, não havia férias nem descanso semanal remunerado além de instabilidade no setor industrial que causava a dispensa em massa e redução de salário repentinamente. Entre as décadas de 1970 e 1980, surgiram movimentos populares, como o novo sindicalismo e os movimentos que tinham por objetivo a luta pelo reconhecimento de direitos sociais e culturais, além de ter ocorrido a pluralização e ampliação dos grupos, surgindo movimentos, associações, instituições, ONG´s que abrangem questões de forma especifica.
Gohn (2006), destaca a importância desses movimentos para a vida política do País:
E não se trata apenas da reconstrução do regime político, da retomada da democracia e do fim do regime militar. Trata-se da reconstrução ou construção de valores democráticos, de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução de luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam diariamente com a população e com o estado. ( GOHN, 2006, p 320 a 321).
Logo os movimentos sociais ganham poder quando os atores dessas lutas, ao se reconhecerem como sujeitos de direitos e exercerem sua cidadania, tem como principal contribuição a reconstrução da democracia no país no que tange a direitos garantidos e igualitários entre todos.
MÉTODO – Esta pesquisa fora realizada com a ajuda de artigos e livros onde foi realizada a análise da questão explicitada nos mesmos. Foram consultados vídeos na internet para complemento da pesquisa.
RESULTADOS E DISCUSÃO - Com o advento da industrialização os problemas da classe trabalhadora ficam ainda mais evidentes com a exploração exacerbada por parte da burguesia. Gerou-se então um sentimento de insatisfação por parte dos trabalhadores que eram sujeitos a condições equiparadas as que eram utilizadas no modelo de produção escravista. Surge então o movimento social Cartista que foi de suma importância para a aquisição de direitos básicos para aquela categoria. No que se refere a importância dos movimentos sociais é de suma destacar que é a partir deles que se obtém a oportunidade de fortalecer a democracia no âmbito de inclusão social e na conquista de direitos, visando o bem comum.
...