PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINASCENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
Por: Maria Melo • 4/6/2017 • Projeto de pesquisa • 2.614 Palavras (11 Páginas) • 331 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
LEANDRO HENRIQUE PEREIRA
TCC
PUC CAMPINAS –---------------DE 2017
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINASCENTRO DE
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
LEANDRO HENRIQUE PEREIRA 14229199
TCC
Projeto de TCC da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Orientadora: Professora Doutora.
PUC CAMPINAS –------------------- de 2017
Sumário
1. TEMA 4
1.2 PALAVRAS CHAVE 4
1.3 PROBLEMATIZAÇÃO 4
1.4 HIPÓTESE 4
2. OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 5
3. JUSTIFICATIVA 6
4. REFERENCIAL TEÓRICO 7
5. METODOLOGIA 10
5.2 DEFINISÃO DO UNIVERSO DE PESQUISA 10
5.3 TÉCNICAS PARA COLETA DE DADOS 11
5.4 CAMPO DA PESQUISA 11
5.5 GASTOS E ORÇAMENTO REFERENTES A PESQUISA 11
6. CRONOGRAMA 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 13
1. TEMA
O desemprego e subemprego cíclico de famílias acompanhadas pelo PAIF: A ação do serviço Social na capacitação e oportunidades.
1.2 PALAVRAS CHAVE
Desemprego, subemprego, cíclico, PAIF, ação, Capacitação, Oportunidades e Serviço Social.
1.3 PROBLEMATIZAÇÃO
- Como se dá a ação do Serviço Social na capacitação e oportunidades de famílias desempregadas e subempregadas?
- Oque é o desemprego e subemprego cíclico?
- Quais as características do desemprego e subemprego cíclico?
1.4 HIPÓTESE
A classe econômica social das Famílias inseridas no PAIF influencia diretamente no desemprego e subemprego cíclico.
Robert Castel : Metamorfose da questão social - introdução,
2. OBJETIVO GERAL
O objetivo desta pesquisa envolve compreender de forma clara as relações de classes econômicas sociais, pessoas inseridas no ciclo histórico familiar do desemprego e subemprego de famílias cadastradas no PAIF (Programa de Atenção Integral a Família), possuindo como fator igualitário a classe econômica e as múltiplas questões da expressão social.
OBJETIVO ESPECÍFICO
- Analisar o processo histórico referentes ao ciclo de desemprego e subemprego familiar;
- Estudar as ações do Serviço Social na capacitação e oportunidades de famílias inseridas no PAIF;
- Identificar fatores relevantes que os levam ao trabalho informal.
3. JUSTIFICATIVA
O presente estudo aborda um tema é inédito, contribuindo diretamente no enriquecimento do acervo científico na graduação de Serviço Social, para possível desdobramento de estudos no tema proposto e para o desempenho profissional pessoal do formando.
Se torna relevante em relação ao alto índice do desemprego e subemprego cíclico. No que tangem pensamentos do senso comum, a vitimização e criminalização são fortes aspectos de famílias inseridas nesse contexto; estudar as dificuldades dessas famílias resultar no conhecimento científico que será potencializado através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa aplicada com famílias inseridas no PAIF.
O PAIF é um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos voltado diretamente a famílias em vulnerabilidade social, destacando-se neste contexto diversas formas de violência, dependências psicoativas, miséria, agravantes à saúde, entre outros fatores que muitas vezes são ocasionados pelo desemprego. Esse estudo nos trará informações e orientações referentes ao desemprego e subemprego afim de quebrar esse ciclo histórico familiar.
Como processo histórico deve ser melhor compreendido, principalmente em um período político que se encontra economicamente abalado, em um crescente número da população desempregada. Buscará a eficácia e o trabalho do serviço social na execução e planejamento de serviços e políticas públicas que potencializem e emancipem o cidadão de direitos; através de projetos de convivência e fortalecimento de vínculos; bem como trabalhos em grupo, oficinas multidirecionais, palestras, entre outros.
Outro fato a ser considerado é que essa, exige uma análise profunda de todas as variáveis envolvidas, a fim de se expor as resultantes. Dentro deste contexto, esse trabalho científico se justifica, pois como fonte de informação para estudantes, usuários do PAIF e demais interessados na área do serviço Social.
REVISAR A JUSTIFICATIVA NO MACRO
4. REFERENCIAL TEÓRICO
A reflexão do mundo do trabalho nos conduz a várias diretrizes geradoras de análises críticas, através de processos sociais, econômicos, políticos e culturais, nos quais envolvem-se vários sujeitos.
A prevalência do capital se instaura sob uma relação de dominador, onde os dominados se encontram incluídos ou excluídos socialmente, uma vez que rotulado produtivo ou improdutivo. O indivíduo pode ser considerado produtivo, se interessa ao capital excludente de alguma maneira, pois de acordo com Antunes (2004), o trabalho é a fonte de toda riqueza.
Sabe-se que a desigualdade social produz riqueza apenas as classes dominantes, uma vez que a classe subalterna apenas mantém sua sobrevivência, através da venda de sua força de trabalho.
...