PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA DE QUE FORMA A COMUNIDADE CIGANA É REPRESENTADA PELOS MEDIA
Por: Joana Catarina Vaz Da Costa Silva • 21/4/2019 • Projeto de pesquisa • 9.834 Palavras (40 Páginas) • 257 Visualizações
[pic 1]
Escola Secundária Nuno Álvares
Disciplina de Sociologia 12ºano
PROJETO DE INVESTIGAÇÃO SOCIOLÓGICA
DE QUE FORMA A COMUNIDADE CIGANA É REPRESENTADA PELOS MEDIA
Da segregação à integração
Beatriz Gomes, David Henriques, Joana Silva, José Bernardo
Castelo Branco, 2017/2018
AGRADECIMENTOS
Em primeiro lugar queremos agradecer,
- À Professora Ana Paula Domingues por nos ter dado a oportunidade de desenvolver este projeto, do seu apoio e orientação no processo de criação.
- Aos estudantes de etnia cigana pelo seu contributo e empenho.
- À comunidade escolar do Agrupamento de escolas Nuno Álvares na ajuda e concretização deste trabalho.
- A todos os elementos do grupo, pela sua amizade, união, incentivo e grande desempenho.
A todos muito obrigado!
Discriminação
O Francês discriminou o cigano
O cigano francês discriminou o sul-americano
A discriminação é o alicerce
Do desintegrar social
É o solo para o fanatismo e psicopatia
É a certeza do fracasso individual
E uma das causas da derrota coletiva!
É como se uma nota da mesma sinfonia
Discriminando a outra nota musical
Só por ser diversa é tão única quanto ela
Quisesse ser unicamente a única
Sem ameaçar o equilíbrio sinfónico...
É pesadelo... Loucura...
Semente da destruição e do aniquilamento!
Valdecy Alves
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina de sociologia, o grupo debateu sobre vários assuntos para a realização do trabalho prático de investigação sociológica. Após um extenso debate sobre assuntos pertinentes para serem analisados, chegou-se ao consenso comum que a temática que seria abordada iria dar relevância à etnia cigana.
Deste modo, o tema surgiu pelo interesse, e principalmente curiosidade, pelos resultados e conclusões finais do trabalho. Este tema possui imenso material para analisar, tanto por via do uso da internet, de fácil e rápido acesso a variadíssimos conteúdos, como por meio prático do dia-a-dia e da possibilidade de se desenvolver simplesmente por trabalho de campo dentro da própria localidade.
Por outro lado, este tema despertou-nos interesse, precisamente por ser algo intemporal mas que apesar de tudo não parece ter sido analisado ao ponto concreto de se fazer a conclusão de que o nosso grupo andou à procura.
O objetivo do trabalho é desenvolver em grupo um tema atual de respetiva importância, e contribuir para o processo de forma rigorosa e sistemática para chegar a conclusões válidas.
Esperamos que o resultado final apresente o mínimo de falhas possíveis para podermos assumir o nosso trabalho como algo completo e extremamente fiel àquilo que de facto se passa no real social, ou seja, na sociedade.
Procuramos causas e motivos para tal teoria pressuposta e entender cujos fenómenos, que estudados de forma sistemática e metódica, nos levem à confirmação das nossas hipóteses e, se possível, ainda poder orientar a opinião pública ou revelar as carências da função social neste sentido da discriminação e exclusão de uma etnia.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
CAPÍTULO 1 - ENQUADRAMENTO SOCIOLÓGICO
- Objeto de estudo
- Os ciganos
Ainda hoje, a origem desse povo contínua em volta de um mistério. As suas histórias são principalmente transmitidas de geração para geração oralmente, o que cria muitas lendas e não deixa registos precisos.
Tem origem possivelmente na Índia sendo provável que tenham surgido alguns milénios antes de Cristo. Sabe-se que eles se deslocaram do Oriente para o Ocidente até chegarem à Europa no fim do século XIV. Nessa época, os ciganos foram perseguidos pela Inquisição e Séculos mais tarde, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), os nazis dizimaram cerca de 500 mil ciganos, acontecimento conhecido como holocausto cigano (ou Porajmos). No entanto, durante as celebrações do dia da memória do Holocausto a etnia é esquecida (até 2015, onde o Parlamento Europeu adotou uma resolução que reconhece a tentativa do genocídio dos ciganos).
Hoje em dia, encontram-se principalmente na Europa Central e Europa de leste. Estima-se que existam cerca de 10 a 12 milhões de ciganos neste continente, constituindo-se como a maior minoria étnica europeia. Durante as migrações pelo mundo, eles influenciaram a cultura de várias regiões. Contudo, esta comunidade não tem Religião própria, adaptam-se às ideias religiosas do país em que se encontram. Um bom exemplo vem da Espanha, onde a rica tradição da música e da dança ciganas deu origem ao flamenco.
O núcleo familiar é muito forte, de prol numeroso, pois consideram ser um sinal de bênção divina. Sendo a figura de autoridade o pai, no entanto os patriarcas da comunidade são sempre pessoas mais velhas, logo, sábios a que pedem conselhos e para a resolução de problemas. À figura feminina são destinadas as funções de gerir o lar e educar as crianças. Dificultando a integração futura da etnia, está em causa a falta de escolaridade dos mais jovens devido ao estilo de vida. Acostumados a morar em tendas, identificando-se também pelo vestuário e características físicas: na sua maioria de cabelo e cor de olhos escuros.
Em síntese: Os ciganos são um povo singular, dotado de costumes próprios, ligados à vida nómada, entregando-se ao comércio, à música e à dança, como também à leitura da sina. Conservando sempre as mesmas características de raça e de género de vida.
- Os media - meios de comunicação social
Os media consistem no conjunto dos diversos meios de comunicação, com a finalidade de transmitir informações e conteúdos variados.
O universo mediático abrange uma série de diferentes plataformas que agem como meios para disseminar as informações, sob a forma de filmes, noticiários, novelas, internet, atingindo e exercendo uma enorme influência na vida dos indivíduos na contemporaneidade.
...