PROJETO DE PESQUISA VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS
Por: cristne • 24/8/2015 • Projeto de pesquisa • 2.465 Palavras (10 Páginas) • 1.159 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
emerson brito gomes
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL:
PROJETO DE PESQUISA
VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS
[pic 3]
Teixeira de Freitas
2014
EMERSON BRITO GOMES
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL:
PROJETO DE PESQUISA
VIOLÊNCIA CONTRA IDOSOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Estatística e Indicadores Sociais, Processo de Trabalho e SSOC. Comunicação na prática do assistente social.
Profs.: Amanda Boza Gonçalves;
Clarice da Luz Kernkamp;
Rodrigo Zambon.
Teixeira de Freitas-BA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 diagnóstico do município de teixeira de freitas
2.2 OS IDOSOS E AS POLÍTICAS DA REGIÃO 5
3 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIas 11
ANEXOS 12
INTRODUÇÃO
Este projeto de pesquisa abordará sobre a violência contra a pessoa idosa e as políticas públicas que atentam no enfrentamento desta questão social que caminha em passos lentos em sua execução e as normatizações que necessitam da efetivação em nosso país.
Conhecemos sobre as violências contra os idosos no Brasil por parte primeiramente da família, instituição principal e primeira responsável pelos cuidados dos idosos, e as variadas ocorrências dessas violências neste tanto nesse âmbito que geram indignações em repercussão mundial quanto a persistência destas mesmas violências em outras instituições responsáveis, a sociedade e o estado, conforme o estatuto do idoso:
Art. 3o É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Diante destes princípios da proteção a pessoa idosa, devemos atentar quanto às discussões diretas e indiretas às normatizações do nosso país e as políticas que ainda de forma morosa perpetuam uma sociedade e a cidadãos de papeis.
Assim sendo, as pesquisas envolvidas a esse grupo populacional, a que este trabalho refere, norteará a posicionamentos e a projetos na área social e as Redes de Proteção no que tange as expressões das relações de classe e de grupos etários e proporcionará reflexões deste poder exercido nas esferas macro, micropolíticas e institucionais, peculiarmente com relevância a instituição familiar.
Com isso, discorreremos nos conceitos de violência que se aplicam a este grupo populacional, pois, o seu desconhecimento nos proporcionam a clichês e retomadas de conhecimentos do senso comum e até negligências por conta dos direitos e suas garantias.
Quanto às políticas públicas brasileiras, evidenciamos as efetuações, quais são as decisões tomadas e as atenções voltadas à saúde do idoso.
Região que obteve uma explosão demográfica e um curto espaço de tempo aumentou sua população em o dobro no período de 10 anos e consequentemente cresceu de forma desordenada com deficiência em infraestrutura, saneamento básico, saúde, educação e emprego. Neste ínterim as políticas sociais também foram ineficientes.
E por fim citaremos os avanços das políticas públicas focadas nos idosos.
DIAGNÓSTICO SOCIAL DO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS
O município de Teixeira de Freitas localiza-se no Extremo Sul da Bahia próximo às cidades de Minas gerais e Vitória esta localização caracteriza a população e é saliente, pois parte da população é migrante destas localidades ou já viveram nelas. A economia é baseada no comércio e da produção agropecuária: mamão, café, melancia, eucalipto e criação de gado.
A própria historia do município se efetiva pela ação humana no foco do trabalho e na transformação da sociedade:
O Povoado de Teixeira de Freitas teve sua origem em consequência do grande volume de madeira de lei existente na região, o que proporcionou a formação de casas, criando assim, o povoado, que mais tarde foi denominado São José de Itanhém, por ficar próximo à margem esquerda do Rio Itanhém.
Na década de 1950, quando ainda existiam matas virgens por aqui, chegaram os Srs. Hermenegildo Félix de Almeida e Júlio José de Oliveira, iniciando o desmatamento; posteriormente, a firma Eleosíbio Cunha construiu um acampamento coberto de palhas, dando início à extração de madeira. Mais tarde chegaram para fixar residência no dito povoado, os Srs. Joel Antunes, Manoel de Etelvina, Aurélio José de Oliveira, Duca Ferreira e a família dos Guerra.(http://www.teixeiradefreitas.ba.gov.br/n/? p=605)
Hoje a população economicamente ativa se desmembra no comércio, café, mamão, melancia, na criação de gado e maior parte concentram na produção de eucalipto.
Atualmente a população do município é de 138.341 habitantes, segundo dados do IBGE 2010 e expectativa de 153.385 habitantes em 2013. É perceptível um grande crescimento se compararmos a outros municípios adjacentes a cidade acima citada. E é consequentemente retrato da localização conveniente desta cidade podendo se tornar uma das megacidades da região. Neste mesmo período de 2010 a população idosa é de 12.100 correspondendo a 8% da população conforme mostra dados do gráfico um do anexo com base no censo do IBGE 2010.
...