PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO CICLO VITAL
Por: jane.s1502 • 25/5/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 4.683 Palavras (19 Páginas) • 349 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA
TRABALHO DE PESQUISA COM SITUAÇÃO PROBLEMA/ 1º SEMESTRE
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DO CICLO VITAL
CURSO: SERVIÇO SOCIAL -1ª SEMESTRE – CAMPUS PINHEIROS-SP/Nº 22
PROFª SUZY XAVIER
TODAS AS COMPONENTES GRADUANDAS DE SERVIÇO SOCIAL:
CAMILA A. SOMBRA RA: D4246J-3
FABIANA SANTOS DE PAULA SILVA RA: T1799A-8
JANE SANTOS DE OLIVEIRA RA: T2081C-6
MARCIA PINHEIRO RA: D19CHJ-0
SARA SANTOS DA SILVA RA: D250DB-1
THAYNA GLORIA DOS SANTOS RA: N1916B-6
SÃO PAULO
04/2017
Sumário
1.Introdução 3
2.Fundamentação Teórica 4
2.1 O desenvolvimento humano sob a ótica do crescimento físico, cognitivo e socioemocional 4
2.2 A importância da estrutura familiar e as consequências oriundas do divórcio 6
2.3 Problemas no desenvolvimento: Transtornos Invasivos do Desenvolvimento 7
3.Situação Problema: O caso do menino Salim 8
4.Reflexão: Situação-Problema versus Desenvolvimento teórico 9
4.1 Fatores que influenciam o desenvolvimento humano 10
4.2 Algumas suspeitas do menino apresentar TID (Transtornos Invasivos de Desenvolvimento 11
4.3 A importância da família e as consequências do divórcio para as crianças 12
4.4 Procurando a ajuda de um profissional 12
5. Considerações Finais 13
6. Referências Bibliográficas 14
- INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo realizar uma análise crítica sobre a situação-problema referindo-se a criança Salim, buscando esclarecer o seu perfil comportamental na investigação de seu desenvolvimento desde 3 a 8 anos, em seu relacionamento familiar com os genitores e identificando as possíveis características de algum transtorno. Em um segundo momento, mostramos diretrizes para informar aos pais como mudanças na família, especificamente o divórcio, podem afetar diretamente a vida de uma criança.
Conforme apresentado na situação, Salomão e Romana entraram em processo de separação e buscaram se aconselhar com um profissional para compreender como o filho Salim enfrentará esse momento. Por este motivo, no decorrer da pesquisa apresentamos as reações da criança ao divórcio e como ela interage, ainda que sendo uma situação traumática, os pais precisam agir de forma sábia, como continuar presentes na vida da criança, sem rupturas, evitando conflitos e interagindo no ambiente escolar. Entretanto, caso isso não aconteça muitos problemas podem ser desencadeados, como por exemplo, a depressão ou dificuldades no comportamento.
Os aspectos estudados foram o desenvolvimento como crescimento físico, cognitivo e socioemocional de (0-12 anos), identificação da importância e contribuição da família durante as seguintes fases: Sensório motor (0-2 anos), Pré-operatório (2-6 anos) e Operatório Concreto (6-9 anos) para o desenvolvimento eficiente de uma criança.
Apesar de tais aspectos como a hereditariedade serem relevantes, buscamos enfatizar o estudo sob a ótica da evolução da vida humana desde o nascimento até a fase da meninice. Por isso, para compreender melhor o caso do menino Salim, nos baseamos em referências bibliográficas especializadas no desenvolvimento infantil, e, por fim, na reflexão da situação-problema fizemos observações e sugestões pertinentes ao comportamento em que propusemos medidas preventivas a serem adotadas pelos pais para evitar problemas emocionais mais severos no filho em uma fase futura da vida.
- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
No estudo de caso do comportamento humano, tendo em vista o próprio processo de averiguação do caso de Salim, vemos que levou-se em consideração a avaliação do indivíduo com base em uma observação analítica suficiente para averiguar um repertório comportamental que segue as seguintes características gerais da observação: o foco centrado nas manifestações evidentes do comportamento, a isenção de ideias preconcebidas, o caráter exaustivo, ou seja, descrição mais completa possível e a expressão de detalhes. (AURELI, T. 2003, p. 200)
A teoria sobre a Psicologia do desenvolvimento humano, relata sobre a importância do relacionamento entre os genitores e a criança, principalmente, nos primeiros anos de vida em que aproximação familiar atrelada ao afeto gera um vínculo emocional chamado de apego. Tal sentimento produz um senso de segurança para o bebê, e, por conseguinte, facilita o desenvolvimento de um padrão entrelaçado mútuo de comportamentos de apego denominado sincronia, em que se sinalizam expressões entre os pais e o bebê, reproduzindo assim, o início da comunicação do indivíduo no ambiente familiar. (BOYD, D. 2011, p.173)
2.1 O desenvolvimento humano sob a ótica do crescimento físico, cognitivo e socioemocional:
Durante a segunda infância, ainda que em ritmo mais lento, ocorre o processo de crescimento cerebral, formação de sinapses e a mielinização, cujo desenvolvimento refere-se à formação de uma camada de gordura sobre os axônios que aumenta a eficiência da transmissão de impulsos neurais. Na idade entre 2 e 6 anos, vários marcos neurológicos relevantes acontecem e representam as bases neurológicas fundamentais para os avanços no pensamento e na linguagem do indivíduo. (BOYD, D. 2011, p.204).
...