Plano de Ação Vigilancia Sanitaria
Por: Osmar Levy • 27/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.169 Palavras (9 Páginas) • 394 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
OSMAR MESSIAS GUEDES LEVY
PROJETO DE AÇÃO PARA INTERVENÇÃO
FERRAMENTAS DO SERVIÇO SOCIAL NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
XIQUE-XIQUE
2015
osMAR MESSIAS GUEDES LEVY
PROJETO DE AÇÃO PARA INTERVENÇÃO
FERRAMENTAS DO SERVIÇO SOCIAL NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Projeto de Ação apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I.
Orientador Geral do Curso:Adarly Rosane Moreira Goes
Coordenador de Campo: Djemes Bruno Lobo - CRESS: 8908 5ª Região
Coordenadora Acadêmica: Carlene Rodrigues Rocha CRESS: xxxx 5ª Região
XIQUE-XIQUE
2015
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO
- JUSTIFICATIVA
- OBJETIVO
3.1 Objetivo Geral
3.2 Objetivo Específico
- PÚBLICO ALVO
- METODOLOGIA
- ESTRATÉGIAS
- METAS A ATINGIR
- CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
- RECURSOS
9.1. MATERIAIS PERMANTENTES
9.2. MATERIAIS DE CONSUMO
9.3. RECURSOS HUMANOS
- PARCEIROS E INSTITUIÇÕES
- AVALIAÇÃO
- REFERÊNCIAS
1. APRESENTAÇÃO
Este projeto tem o objetivo de propor um modelo de intervenção concreta com Ações de Vigilância Sanitária utilizando as ferramentas do Serviço Social, junto à Secretaria de Saúde do município do Gentio do Ouro, Bahia. Através de estudos e pesquisas, orientações, palestras, criamos um roteiro com objetivos específicos para identificar os fundamentos jurídicos, técnico-científicos e sanitários que pudessem nortear a prática de inspeções sanitárias nos microempreendedores de alimentos, tais como os comerciantes, manipuladores de alimentos e consumidores.
Para a realização do trabalho foi feita uma revisão fundamentada em textos didáticos e normativos das áreas de saúde e legislação sobre Vigilância Sanitária e outros roteiros já existentes. O trabalho focaliza o conteúdo da legislação específica vigente e sua aplicabilidade na prática da inspeção sanitária além da Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação – Resolução - RDC nº 216/2004.
Este estudo apresenta um instrumento para avaliar a qualidade do atendimento nos estabelecimentos comercias alimentícios sob o aspecto da promoção da saúde e sugere estudos posteriores de validação para o contexto, com a possível inclusão de um sistema de classificação para os padrões de conformidade, por meio de uma metodologia estatística.
2. JUSTIFICATIVA
A Secretaria de Saúde do Município de Gentio do Ouro recebeu requisição do Ministério Público, para fiscalização nos estabelecimentos que comercializam e manipulam alimentos e bebidas com objetivo de apurar as eventuais irregularidades carnes, como encontradas no cumprimento das normas sanitárias e de proteção à saúde do munícipe.
Considerando os riscos a que estes munícipes estão expostos, sendo os problemas sanitários mais frequentes aqueles provocados por ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas, optamos pela estratégia de realizar o diagnóstico da situação atual do funcionamento destes estabelecimentos para definir as ações mais eficazes na redução do risco que esta atividade representa a toda população. Conhecendo a facilidade de contaminação, bem como a grande quantidade de doenças veiculadas pelos alimentos e bebidas, elaboramos estratégias através de visitas e pesquisas de campo, sempre acompanhando de nosso Orientado.
As ações propostas serão desenvolvidas de acordo com a competência da SMS que tem a missão de eliminar, reduzir e prevenir riscos à saúde das pessoas, intervindo nos problemas sanitários decorrentes da produção, distribuição, comercialização e uso de bens de capital e de consumo e na prestação de serviços de interesse da saúde.
3. OBJETIVOS
3.1. Geral:
Executar um conjunto de ações para minimizar o risco de doenças e contaminações, decorrentes da manipulação e das atividades realizadas nos comércios de Gentio do Ouro.
3.2. Específicos:
- Construir um plano de ação, utilizando medidas corretivas e/ou alternativas, através de orientações e palestras visando promover a saúde, prevenir as doenças e contaminações.
- Realizar o trabalho de campo e levantamento dos problemas.
- Orientar a população sobre o risco de frequentar ambientes em má em conservação.
- Alertar a população sobre o risco de consumir produtos fora da validade.
- Divulgar em Rádio, com cartazes, folhetos, folders, sobre os riscos que leva o consumo de alimento em má conservação e locais sem higiene.
- Realizar palestras, orientando os comerciantes e consumidores a manter e consumir os produtos alimentícios bem conservados.
4. PÚBLICO ALVO
- As ações visam proteger a saúde de todos os consumidores, além dos manipuladores e fornecedores de alimentos e bebidas da cidade de Gentio do Ouro.
5. METODOLOGIA
Este projeto será realizado em três etapas:
1ª etapa – Divulgação. Explicação sobre a importância Será divulgado na Rádio e através de cartazes e carro de som.
2ª etapa – Visitas aos estabelecimentos comerciais. Serão realizadas visitas nos estabelecimentos comerciais de consumo e manipulação de alimentos, com orientação e estudo descritivo dos ambientes, condições de trabalho e manipulação, orientado por roteiro.
3ª etapa – Palestras em escolas e Centro cultural.
...