Plano de Estudo
Por: adalhana • 24/8/2017 • Projeto de pesquisa • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 192 Visualizações
GIZELLE CAMPOS SILVA
PLANO SEMESTRAL DE ESTÁGIO REFERENTE AO 7º SEMESTRE
FARO – Fábrica do Futuro
Plano de intervenção de Estágio Supervisionado apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social, para a disciplina de Supervisão de (indicar se I, II, III ou IV de acordo com o semestre em que o aluno está matriculado), com referências ao Estágio Supervisionado em Serviço Social, na Faculdade Anhanguera São Bernardo.
São Bernardo do Campo/SP
2017
SUMÁRIO:
- Identificação
1.1. FARO – Fábrica do Futuro
1.2. Escritório Administrativo
1.3. Av. Armando Ítalo Setti, 901 – Baeta Neves / SBC
1.4. Gizelle Campos Silva
1.5. Adalnice Lousado dos Santos Mascarenhas - Nº CRESS: 25.628
1.6. De terça-feira a sexta-feira, das 08h às 12h
1.7. Início: 21/03/17 Término: 22/11/17
- Características da Organização
- Caracterização Socioinstitucional:
O idealizador das Escolas de Futebol foi o Professor José Rossi, que tinha como principal preocupação formar primeiro o cidadã, “o Homem de bem”, incorporando os valores do esporte na sua vida, na sua saúde e na sua educação. Estes valores, mais válidos do que nunca, norteiam as Escolas de Futebol de São Bernardo do Campo. A ideia surgiu em 1968 com o Professor José Rossi, mas só tomou corpo em 2009, quando o São Bernardo Futebol Clube e a Prefeitura de São Bernardo do Campo, resolveram iniciar a parceria.
População atendida: Crianças e Adolescentes, dos 07 aos 16 anos. A maioria dos jovens vive exposta a situações de risco, de vulnerabilidade social e a Fábrica do Futuro oferece a iniciação ao esporte, como elemento formador e catalisador para o desenvolvimento da cidadania.
A demanda é atendida totalmente e o critério é a disponibilidade e vontade do jovem em participar das aulas.
As Escolinhas estão localizadas em 29 Bairros de São Bernardo, 02 em Diadema e outras em algumas cidades de São Paulo.
2.2 Natureza:
A Fábrica do Futuro está qualificada como OSCIP e desta forma não exploram atividade econômica na forma do art. 173 e incisos da Constituição da República, mas sim exercem atividade de interesse público fomentada pelo próprio Estado, através dos chamados Termos de parcerias, e consiste basicamente na administração e acompanhamento de um projeto totalmente voltado para os objetivos sociais. Assim sendo é administrador e responsável por um projeto social o “Projeto Tigrinho Cidadão do Amanhã”.
2.3. Objetivos:
Objetivo Geral: Promover a inclusão social e contribuir na formação da cidadania educando através do ensino do futebol, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.
Objetivo Específicos: Valorizar o esporte como instrumento de educação e saúde, desenvolver a prática esportiva baseada em princípios e valores éticos, oferecer atividades esportivas em comunidades de alto risco social, valorizar a prática esportiva como uma das possibilidades de lazer.
2.4. Estrutura Organizacional:
Presidente, Diretor, Coordenador, 02 Supervisores, 01 Assistente Social, 32 Monitores.
2.5. Fontes de Recursos:
Lei de Incentivo ao Esporte – (Lei Federal)
- Características do Estágio em Serviço Social
3.1. Do Serviço Social
3.1.1. Objetivos do Serviço Social:
Ampliar e qualificar as ações desenvolvidas nos núcleos do projeto, articulando ações educativas que propiciem o desenvolvimento integral dos participantes.
3.1.2. Atribuições do (a) Assistente Social:
- Atender os Pais e/ou Responsáveis pelos jovens;
- Monitorar a Média Escolar de todos os jovens;
- Visitar todas as Escolinhas de Futebol;
- Apurar as situações que exijam intervenção;
- Encaminhar; quando necessário; o jovem ou a família para outros atendimentos;
- Promover atividades complementares, que contemplam palestras, gincanas, festivais e outras atividades sobre temas relacionados ao cotidiano dos jovens (gênero, igualdade racial, inclusão, tolerância as diferenças, sustentabilidade entre outras);
- Cadastrar todas as Fichas de Inscrição dos jovens;
- Visitas domiciliares e hospitalares, etc
3.1.3. Identificação das demandas:
As demandas são identificadas de várias formas: algumas são realizadas pelos Monitores, que observam a necessidade de alguma intervenção. Outras vezes, pelos pais e/ou responsáveis, que buscam o Serviço Social, para a obtenção de informação.
3.1.4. População Usuária:
Jovens – 07 a 16 anos – a maioria encontra-se em vulnerabilidade social e residentes na cidade de São Bernardo do Campo.
A comunicação é realizada por intermédio dos Monitores, que ao detectarem alguma situação, que cause preocupação, acionam o Assistente Social. Os usuários participam das decisões e contribuem através dos conhecimentos que possuem provenientes da própria Comunidade.
...