Pré projeto
Por: lu0612marrye • 25/5/2015 • Projeto de pesquisa • 537 Palavras (3 Páginas) • 261 Visualizações
1. OBJETO DE ESTUDO
As famílias atendidas em área de risco pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo-SP, COHAB no período de Outubro de 2014 a Junho de 2015.
2. OBJETIVO GERAL
Conhecer as famílias atendidas em área de risco pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo-SP COHAB, no período de Outubro de 2014 a Junho 2015.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar qual a finalidade do Programa Bolsa Aluguel, desde o processo de desocupação das famílias de área de risco, ate a entrega das unidades habitacionais.
• Conhecer a origem das demandas sociais atendidas pelo Programa Bolsa Aluguel, no período de outubro de 2014 a junho de 2015, tendo como base o Empreendimento São Sebastião do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV) localizado no bairro de Itaquera na região leste de São Paulo- SP.
• Apreender a contribuição do Serviço Social, frente à demanda da população em área de risco beneficiaria do Programa Bolsa Aluguel
1. Justificativa
O tema habitação foi escolhido, para ressaltar sua relevância na contemporaneidade. Nos últimos anos surgiu um forte mercado com o incentivo do Programa Governo Federal Minha Casa Minha Vida (PMCMV) buscando atender a nova classe C.
Com base no estágio e lidando diariamente com as questões de vulnerabilidade social foi possível verificar uma parcela considerável de pessoas que necessitam do Programa Bolsa Aluguel, enquanto aguardam para serem selecionados para o PMCMV.
Segundo dados estatísticos do Instituto de Pesquisas Aplicadas (IPEA), o Estado de São Paulo apresenta um déficit habitacional critico estimado em 1,1 milhões de casas. Para tanto há que se verificar por meio de pesquisas qual é realidade e as necessidades dessas famílias que aguardam pelo tão sonhado o direito da “casa própria”.
4. METODOLOGIA
Para realizar os objetivos proposto será realizada uma pesquisa qualitativa. Segundo Minayo (2013, p.21), a pesquisa qualitativa responde a questões muito particulares, pois ela se preocupa, nas ciências sociais com nível de realidade que não pode ser quantificada.
Ou seja, ela trabalha com o universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não pode ser reduzidos à operacionalização de variáveis.
Será enviado um questionário às famílias atendidas, pelo o atendimento no plantão social e outro para uma assistente social, sendo questões abertas a partir dos objetivos, as pessoas não precisam se identificar. O questionário terá as seguintes perguntas:
• Que tipo de abordagem é feita pelo profissional do Serviço Social face à demanda oriunda de área de risco, para haja inserção dos mesmos no Programa Bolsa Aluguel?
• Qual é a finalidade do Programa Bolsa Aluguel?
• De onde são provenientes as demandas sociais atendidas pelo Programa Bolsa Aluguel.
Para as famílias atendidas
...