Pré socraticos resumo
Por: silvavivian7 • 1/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.540 Palavras (7 Páginas) • 412 Visualizações
Curso: Serviço Social Disciplina: Filosofia Campus: Santo Amaro Turma: 1ª A Período: Noturno |
Identificação da obra CHAUI, Marilena. Introdução à História da filosofia, dos pré-socráticos à Aristóteles. Volume 1, 2ª edição revista, ampliada e atualizada. FALTA O LOCAL. Companhia das letras FALTA O ANO. |
Quadro Síntese
O Pensamento dos filósofos Pré-Socráticos.
(Introdução)
A temática central tratada no texto são as escolas pré-socráticas (século VI A.C. ao início do século IV A.C), estas escolas são pré-socráticas pelos temas que abordam não porque todos os seus membros teriam nascido e vivido antes de Sócrates. O texto aborda as: ESCOLAS JÔNICAS com os pensadores: Tales, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito de Éfeso; ESCOLA PITAGORICA ou ITÁLICA; ESCOLA ELEATA com os pensadores Xenófenes de Colofão, Parmênides e Zenão.
Página | Citação Direta | Comentário |
55 | A maior parte dos primeiros filósofos consideram como os únicos princípios de todos as coisas os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todas as coisa os que são da natureza da matéria. Aquilo de que todos os seres são constituídos e de que primeiro são gerados e em que por fim se dissolvem, tal é para eles o elemento, o primário dos seres; e por isso julgam que nada se cria nem se destrói, como se tal natureza substituísse para sempre. | Os filósofos eram pensadores, que através de suas pesquisas tentavam impor seus pontos de vista e de acordo com a teoria de cada um, ou seja defendiam a forma do principio da existência. |
56 | A água está diretamente vinculada à vida: as sementes, o sêmen animal e humano são úmidos (o cadáver em putrefação é uma umidade que vai se ressecando). “As coisas mortas secam, as sementes são úmidas, o alimento é suculento”. | A água é a origem e que Deus é aquela inteligência que tudo faz da água. Tudo na vida depende da água, nosso corpo é composto por ela e precisamos dela para viver pois para Tales a água é sinônimo de vida. |
61 | Os seres vivos nasceram pela evaporação da água sob a luz e calor do sol (o úmido e o quente são, pois, os geradores da vida); pouco a pouco, saindo dos mares e rios, os seres vivos foram se adaptando às regiões secas e a terra passou a compô-los e os que tiveram uma predominância do frio tornaram-se voadores. | Para Anaximandro só existe vida se existir a união dos 4 elementos (terra, fogo, ar e água), não há vida por um só elemento, somente com todos juntos. Também pelo pensamento dele surge a ideia de céu e terra, e sobre a existência de mundos inumeráveis. |
63 | Do ar dizia que nascem todas as coisas existentes, as que foram e as que serão, os deus e as coisas divinas[...] Quando o ar está igualmente distribuído é invisível: manifesta sua existência por meio do frio e do calor, da umidade e do movimento. E está sempre em movimento, pois o que muda não poderia mudar se não se mover. | Anaxímenes diz que tudo surge pelo ar, tudo existe pelo ar. Quando nascemos a primeira coisa que fazemos é respirar e antes de morrermos a última coisa que faremos também será respirar, então tudo existe graças ao ar. |
64 | O mais extraordinário dos pré-socráticos: assim se referem a Heráclito filósofos posteriores e historiadores da filosofia, cada qual oferecendo de seu pensamento interpretações divergentes e diferentes. | Heráclito de Éfeso era tido como um filósofo obscuro e criador de enigmas, viveu na época dos jônios. |
86 | Conhecer é decifrar a natureza que ama ocultar-se. O conhecimento é um movimento espiritual da alma que sabe usar os olhos e os ouvidos quando aprendeu a “pensar a si mesma”. | É uma natureza que fica escondida, você precisa estudar para decifrar (entender). |
87 | Xenófanes afirma a existência de um deus único, com poder absoluto, clarividência infalível, isento de paixões, absolutamente justo e imóvel. | Segundo Xenófanes existe um Deus único, com poder absoluto, que não muda, que é justo, onipotente e onipresente. É o pensamento que predomina até hoje em diversas religiões. |
97 | Zenão, em lugar de trazer uma nova teoria, ou provas novas para a teoria eleata, simplesmente buscava mostrar que as opiniões dos adversários conduziam a conclusões ainda mais contraditórias e absurdas do que as de Parmênides. | A opinião permite o confronto de ideias, pois cada um enxerga as coisas de uma forma, ou seja, acreditam naquilo que faz bem para si próprio, pois cada um pensa diferente do outro e assim acontece os confrontos de opiniões e ideias. |
100 | As argumentações de Zenão são impecáveis. Ele não nega que nossos sentidos percebem o movimento, a multiplicidade, a unidade, o tempo e o espaço descontínuos. Não nega nossa experiência vivida. O que ele faz é outra coisa: submete os dados da percepção e da opinião às exigências lógicas do pensamento. | Para Zenão não basta somente tocar ou sentir, é necessário antes de tudo pensar para sentir, pois sem o pensamento não adianta sentir. Por exemplo se tocamos uma cadeira sem pensar que aquilo é uma cadeira, poderemos não chegar a conclusão exata que aquilo é realmente uma cadeira. |
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