Pre Projeto
Por: Marta Mello • 22/10/2016 • Trabalho acadêmico • 613 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
[pic 1]
MARTA BATISTA DE MELLO – 6396227861
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Pré-Projeto de Pesquisa
SÃO PAULO-SP
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
TEMA
Criança e adolescente em situação de vulnerabilidade
JUSTIFICATIVA
PROBLEMA
BIBLIOGRAFIA
INTRODUÇÃO
Este Pré-Projeto é parte integrante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC I), e será utilizado posteriormente na elaboração do projeto de pesquisa e do artigo cientifico parte integrante do TCC II, que tem como objetivo possibilitar que o acadêmico a partir das atividades desenvolvidas no campo de estágio, possa responder a questões relacionadas ao serviço social.
O trabalho de conclusão de curso, é o trabalho o qual o aluno sistematiza o seu conhecimento, como resultado de um processo investigativo, a partir de uma indagação teórica, preferencialmente provocada pela pratica de estágio. Ou seja, trata-se da problematização, teoricamente fundamentada, de um tema colhido na experiência de estágio ou de pesquisa.
(IAMAMOTO, 2012, p. 286)
TEMA
Criança e adolescente em situação de vulnerabilidade
JUSTIFICATIVA
O tema escolhido está relacionado ao campo de estágio obrigatório, o qual foi todo realizado no Centro para Criança e Adolescente (CCA), que atende crianças e adolescentes de 6 a 15 anos em situação de vulnerabilidade e risco social.
A procura pelo serviço é muito grande o que faz com que muitas famílias fiquem na lista de espera por um período muito longo devido a limitação de vagas. Através do trabalho que será apresentado posteriormente procuraremos identificar os principais motivos que as levam as crianças e adolescentes a uma situação considerada vulnerável. E o que pode ser feito para que seja garantida a proteção integral, a garantia do direito a convivência familiar e comunitário de forma a impedir e/ou evitar que estas fiquem em situação de risco levando-as em muitas vezes a sua institucionalização.
Como afirma Rizzini et al. (2007, p.9)
Cada criança e adolescente tem direito de crescer em família, na comunidade e sem violência. Mas sabemos que milhares de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo vivem em instituições ou nas ruas.
E que
Pesquisas indicam que crianças e adolescentes são separadas das suas famílias, no Brasil, por motivos de pobreza e violência e pelas práticas equivocadas de “proteção” que encaminham crianças para institucionalização, em vez de buscar a superação da violação ou da crise que gerou o afastamento.
...