Projeto Aprender e Brincar
Por: Adriana Mendes • 10/10/2018 • Projeto de pesquisa • 824 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
1[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
2[pic 10][pic 11][pic 12]
[pic 13]
[pic 14][pic 15]
SUMÁRIO
- APRESENTAÇÃO
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 DESENVOLVIMENTO 7
3 ANEXO A – FOTOS 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
5 BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
O CENAAD (Centro Assistencial Adonai) é uma organização não governamental de caráter assistencial, cultural, educacional e filantrópico, sem fins lucrativos, ou político partidário, fundada em 12/04/2014, quando um dos membros da família “Ferreira dos Santos” entrou para a graduação em Serviço Social, onde foramadquiridas informações complementares sobre as desigualdades sociais e como elas afetavam as famílias em estado de vulnerabilidade e risco social, então decidiram fazer algo que pudesse mudar essa realidade. Onde são assistidas famílias em situação de vulnerabilidade social, propiciamos condições de desenvolvimento da autoestima, emancipação social, respeito e cuidado de si mesmo, melhorando suas condições emocionais e sociais.
O Projeto Institucional surgiu observando a rotina das famílias que são assistidas na Instituição CENAAD, sendo grande parte constituida por mulheres, percebi que o “Aprender e Brincar”, onde foiministrada uma Oficina de Artesanto para a confecção de bonecas de pano, proporcionando às mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade e risco social, a oportunidade para gerar renda extra com a perspectiva de inserção no mercado e o empoderamento da mulher, além de terapia ocupacional, despertando suas habilidades manuais, criatividade e autoestima.
Para a execução da Oficina, contamos com o colaboração da Assistente Social da Instituição,uma Professora Voluntária de Artesanato e uma Estagiária de Serviço Social.
DESENVOLVIMENTO
O Centro Assistencial Adonai possui uma casa onde proporciona entretenimento, dinâmicas em grupo, orientações de saúde, palestras e oficinas para às famílias assistidas. Nesse espaço, convidamos as mulheres integrantes dessas famílias para participarem e aprenderem a confeccionar bonecas de pano através de uma oficina de Artesanato.
Os materiais gastos foram o molde das bonecas, retalhos de tecido de malha, enchimento acrílico, linhas de costura, agulhas, tesouras e canetas para tecido, sendo todos objetos de doações.
Alcançamos a participação efetiva de oito mulheres, as quais demostraram desenvolvimentos manuais e de criatividade com a aprendizagem dada pelo projeto, proporcionando um momento de descontração e interação entre as famílias e a instituição, além de oportunidade de renda extra com a venda do produto final.
Para Canclini (1983), os produtos artesanais são manifestações culturais e econômicas dos grupos que os produzem, e é esta dupla inscrição, histórica e estrutural, que produz seu aspecto híbrido. Ressalta-se aqui que falar sobre artesanato requer mais do que descrever os desenhos e as técnicas de produção, seu sentido só é atingido se ele for situado em relação aos textos que o predizem e promovem, em conexão com as práticas sociais daqueles que o produzem e vendem, observam-no ou compram, e com relação ao lugar que ocupa junto a outros objetos na organização social do espaço.
...