Projeto Aprender Brincando e s e descobrindo
Por: sabrimaria • 19/2/2017 • Relatório de pesquisa • 997 Palavras (4 Páginas) • 6.099 Visualizações
Projeto Aprender Brincando e se descobrindo
1- IDENTIFICAÇÃO:
Escola: Centro Educacional Erlach
Ensino: Ensino Infantil
Série/Ano: Jardim
Turma(s): B
Faixa Etária dos alunos: 4 a 5 anos
Duração: 6 meses
Responsáveis: Professores e equipe pedagógica
2- INTRODUÇÃO:
A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica e mesmo não sendo obrigatória é um direito de toda criança. Tem o objetivo de proporcionar condições adequadas para o desenvolvimento físico, motor, emocional e social da criança. No espaço escolar da Educação Infantil é essencial priorizar o ambiente lúdico, pois é desta forma, sendo estimulada com prazer e alegria que a criança amadurece o sistema nervoso, educa os sentidos, desenvolve habilidades motoras e sua capacidade física. O Estágio é de extrema importância, pois é de frente para realidade é que somos capazes de enxergar e reconhecer em nós a necessidade de aprimoramento em nossa formação acadêmica e também é o momento de identificar nossas aptidões e interesses em relação à nossa escolha profissional. Este é o compromisso da educadora infantil: proporcionar momentos repletos de motivação e envolvimento emocional, doando atenção e carinho, preparando propostas pedagógicas atrativas, com o intuito de tornar este momento especial e importante na vida destes pequenos aprendizes.
3- JUSTIFICATIVA:
O projeto tem como objetivo também incentivar a aprendizagem de uma forma prazerosa e assim conhecer a si mesmo, no qual o aluno irá aprender brincando, interagindo, se socializando, sem nem perceber o quanto aprendeu brincando e se descobriu.
No entanto, a criança irá passar por diversas aprendizagens, assim o professor estará diversificando sua forma de ensinar, podendo leva-lo(s), a lugares diferentes, no qual poderá também aprender de uma diferente.
4- OBJETIVO GERAL:
Propiciar atividades que possibilitem aos alunos adquirir o conhecimento de si mesmos, levando-os a descobri-los, sentir que possuem um nome, uma identidade e que fazem parte de um conjunto de pessoas em casa, na escola e na comunidade e que acima de tudo são muito importantes. Lembrando sempre que toda relação humana é educativa e segundo Redin:
(...) Todo contato com a criança deixa marcas que definem posições. No caso da educação infantil, fica difícil distinguir o que é específico de escola do que é assistência, higiene e saúde. Toda relação estabelecida com a criança, em qualquer idade, mediada pelo mundo dos objetos, das pessoas, pela instituição educacional, com seu cotidiano e rituais, é educativa. É educativa também a relação assistencial, de atendimento às necessidades imediatas de higiene, alimentação, saúde, proteção e aconchego (REDIN, 1998, pág. 49)
Pois como ainda são pequenos, a melhor forma de transmitirmos conhecimento, afeto e carinho é na rotina diária que desenvolvemos com as crianças.
5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
➢ Desenvolver a linguagem oral e escrita, através da visualização do alfabeto, familiarizando-se com a escrita do seu nome.
➢ Observar as partes do corpo, reconhecendo em si próprios, através das observações feitas no espelho, como cabeças, ombros, joelhos, barriga, umbigo, orelhas, etc.
➢ Estabelecer relações espaço temporal em relação à família, escola, destacando figuras de pessoas mais velhas e mais novas, para que reconheça as diferenças do tempo.
➢ Reconhecer as cores e formas geométricas básicas, como triângulo, quadrado e circulo, para que relacione números a quantidades e formas.
➢ Desenvolver a capacidade de coordenação dos movimentos e equilíbrio, por meios de gestos e posturas, para que coordenem seus movimentos, sua flexibilidade e força.
➢ Apresentar noções fundamentais de higiene, para que aprendam cuidados simples sobre higienização e sua importância para saúde, através do banho e demais atividades do dia a dia.
➢ Trabalhar com os sentidos de Visão e Audição, discriminando cores e detalhes, através de dinâmicas em grupos.
➢ Desenvolver os sentidos de tato e paladar, através do toque e sabores, aprendendo a identificar conhecendo diferentes tipos de matérias.
➢ Desenvolver habilidade de discriminar cor, forma, harmonia, através do desenho e pintura.
➢ Desenvolvendo a linguagem oral e coordenação motora, relacionando figuras, objetos, letras e cores, para que possam desenvolver uma forma pessoal de expressão.
6- CONTEÚDOS:
• Linguagem Oral e Escrita
Identificação da letra do nome inicial próprio nome
Traçado do nome
Oralidade
• Matemática
Grandezas e medidas
Noções tempo
Formas geométricas
• Artes
Alfabeto Visual
Cores Primárias
Desenho, recorte, colagem e pintura
Expressão Musical e Corporal
Expressão Oral
• Movimento
Movimentos naturais
Atividades sentar, correr, levantar, saltar.
Lateralidade e equilíbrio
• Música
Expressão oral
Lateralidade e equilíbrio
• Natureza e Sociedade
Eu e minha família
Fases da vida
O ambiente em que vivo
• Autonomia e identidade
Identificação de si mesmos
Higienização
Órgãos e sentidos
7- METODOLOGIA:
Rodinhas de conversa
Trabalho individual
Trabalho em grupo
Confecção de cartaz
Desenhar, colorir, recortar, colar
Histórias
Música
Quebra-cabeça
Mural das partes do corpo
Dinâmica das partes do corpo
Caixa surpresa
Mímica
Traçado
Dança
...