Projeto de Intervenção em Contextos Especificos
Por: aldecimeireles • 27/8/2015 • Trabalho acadêmico • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 401 Visualizações
Questionário Online - Tentativa 1
Projeto de Intervenção em Contextos Especificos
Question1
Notas: 2
"Hoje, sabe-se que há um descompasso entre o que se ensina e o que se aprende". Podemos considerar correta a alternativa:
[pic 1] | a. A educação não tem também como preocupação a formação da consciência política, ecológica e solidária, o sair da alienação em favor de uma educação transformadora, como dizia Marx (1818-1883) | |
[pic 2] | b. A educação leva ao conhecimento do “eu”, do “outro” e da situação mundial num processo excludente de prioridades nem sempre voltada para o indivíduo e a para sociedade, mas, sim, voltada para o capital | |
[pic 3] | c. A educação generalista é importante para a formação da democracia e para as conquistas dos direitos sociais. Desse modo, estaríamos formando cidadãos compromissados com a coletividade e com o progresso da ciência | |
[pic 4] | d. A educação leva à libertação ao se desvincular da consciência ingênua e aderir a uma consciência crítica e reflexiva, importantes para a formação da identidade | |
[pic 5] | e. A educação, hoje, segue a proposta de uma educação contínua, pois o conhecimento pode ser considerado finito e temporal: esvazia-se com o tempo, ou seja, cai em esquecimento ou fica desatualizado |
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Question2
Notas: 2
No Brasil, o ensino foi colonizador e colonialista. Seu interesse estava em função dos interesses de Portugal. Para cá vieram os jesuítas com a Companhia de Jesus que, no intento de catequizar os nativos, tiveram de ensinar a escrita e a leitura; este foi também um meio de continuar a religião católica. Podemos considerar como fator positivo:
Escolher uma resposta.
[pic 6] | a. O desenvolvimento da escrita foi importante para a libertação intelectual do povo brasileiro, pois podemos considerar que a educação liberta para a vida e para a consciência crítica através do conhecimento | |
[pic 7] | b. A formação religiosa dos criminosos que para cá vieram | |
[pic 8] | c. A formação religiosa dos burgueses que para cá vieram | |
[pic 9] | d. A formação religiosa dos índios, até então pagãos | |
[pic 10] | e. A formação religiosa dos indiozinhos, os curumins |
Question3
Notas: 2
O artigo 2º da Lei 5.540, de1968, fala da Reforma Universitária do Ensino Superior e imprime uma nova ordem. Podemos considerar incorreta a inclusão de:
Escolher uma resposta.
[pic 11] | a. Atividade filosófica | |
[pic 12] | b. Atividade burocrática | |
[pic 13] | c. Pesquisa científica | |
[pic 14] | d. Atividade artística | |
[pic 15] | e. Investigação teórica |
Question4
Notas: 2
Aprendendo a pensar, a pesquisar e formando o seu espírito científico, o aluno estará se formando e se construindo como um ser ativo e participante da história. Existem alguns passos que devem ser obedecidos quando queremos pensar cientificamente. Qual desses passos é INCORRETO?
[pic 16] | a. O exame dos fatos pertinentes baseados em hipóteses funcionais | |
[pic 17] | b. A utilização do conhecimento prévio | |
[pic 18] | c. A formulação precisa do problema, que nada mais é que um questionamento sobre determinado fato | |
[pic 19] | d. A formulação da hipótese explanatória | |
[pic 20] | e. O estudo da possibilidade do aluno fazer ou não a pesquisa, pois esta requer conhecimento de um público elitizado. |
Escolher uma resposta.
Question5
Notas: 2
"Em 1808, surge a Faculdade de Medicina da Bahia e, em 1854, as Faculdades de Direito de São Paulo e Recife. A primeira universidade brasileira foi criada no Rio de Janeiro, em 1920, pelo então presidente da República, Epitácio Pessoa. O governo juntou vários institutos isolados numa soma mecânica e não integrativa e, para coordenar todo o conjunto, instalou uma reitoria como órgão de comando. Em 1934, surge a Universidade de São Paulo com a preocupação de superar o simples agrupamento de faculdades". Podemos considerar INCORRETA a alternativa:
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[pic 21] | a. Com o movimento de 64, outras crises surgem | |
[pic 22] | b. Hoje, não podemos conceituar a universidade atrelada ao seu atributo técnico, científico e de natureza filosófica para, assim, atingir um domínio amplo e mais profundo; as questões mercantilistas superam e devem continuar superando o olhar ingênuo e desfocado do capital | |
[pic 23] | c. Após 1985, com a Nova República, busca-se redescobrir uma nova possibilidade dentro das universidades brasileiras | |
[pic 24] | d. Como não poderia ser diferente, a universidade aparece como reflexo da educação europeia, modificando-se na década de 30, com a incorporação da ideia da universidade como centro livre de debates e ideias | |
[pic 25] | e. No Estado Novo, surgem crises na universidade, que se recupera com a criação da Universidade de Brasília |
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