Por Que A Geografia Pragmática Emergiu Em Um Contexto Específico Vivido Pela Sociedade Mundial
Artigos Científicos: Por Que A Geografia Pragmática Emergiu Em Um Contexto Específico Vivido Pela Sociedade Mundial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mdsvieira • 14/8/2014 • 452 Palavras (2 Páginas) • 490 Visualizações
Por que a Geografia pragmática emergiu em um contexto específico vivido pela sociedade mundial
Os fundamentos da Geografia pragmática foi defendido por G. Dematteis. A Geografia pragmática estava voltada sempre para os fundamentos passados da Geografia Tradicional. Propôs uma visão do futuro no presente, baseado no passado, com a finalidade de criar uma tecnologia geográfica, um móvel utilitário, originando daí o nome pragmático. Uma primeira via de sua objetivação é a Geografia quantitativa, a qual poderia ser explicado , totalmente com o uso de métodos matemáticos. As relações e inter-relações de fenômenos de elementos, as variações locais da paisagem, a ação da natureza sobre os homens, segundo a Geografia pragmática, seria possível de ser expressados em termos numéricos e compreendidos na fórmula de cálculos.
Quando é realizado a análise de uma região, a qual deveria começar pela contagem dos elementos presentes que podiam ser o número de estabelecimentos agrícolas, total da população, extensão, número e tamanho das vilas e cidades. Desse modo o procedimento forneceria tabelas numéricas de cada dado, as quais seriam trabalhadas estatisticamente pelo computador e no final do processo surgiriam resultados numéricos, na qual sua interpretação daria a explicação da região estudada. A partir de então a relação de várias destas constatações permitiria chegar a explicação geral da área posta em estudo.
O segundo método da Geografia Pragmática era a teoria dos sistemas. Expressa nas citações de Brian Berri, tinha como proposta o uso de modelos de representação e explicação no tratado dos temas geográficos. Berri faz alguns contornos para que não venham a ser semelhantes, ultrapassando-a ao modo que concebe um nível mais genérico em sua análise.
Estes modelos atuam na pesquisa como hipóteses lógicas dadas aprioristicamente, sendo constituídos de dados constantes, ou fatores, e de elementos agregados, ou variáveis. Esses modelos originaram-se basicamente na Economia aparecendo na explicação da organização da agricultura, da formação das redes de cidades ou da localização industrial. Tinha por finalidade expressar a estrutura do sistema, em Geografia o geossistema, ou o ecossistema, os sistemas de cidades, ou a organização regional como subsistema do sistema nacional.
Quando a Geografia quantitativa se desenvolveu no Brasil sob a denominação de Geografia teorética, constituiu-se na espinha dorsal da renovação pragmática. Por fim, ainda teve a corrente geográfica pragmática ligada a psicologia, que buscava entender como os homens percebem o espaço por eles vivenciados, como se dá sua consciência em relação ao meio que os encerra, como percebem e reagem frente às condições e aos elementos da natureza ambiente, e como este processo se reflete na ação sobre o espaço.
Referências
MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia pequena história crítica: cinco ensaios, uma proposta e uma crítica. 20. Ed. São Paulo: Cannablume, 2009. Cap. 10. Disponível em: http://graduaçao.ead.ufal.br/pluginfile.php/8221/mode_resource/cont. Acesso em 27 dez. 13.
...