Projeto de pesquisa, serviço social e os movimentos sociais
Por: Felipe Mundim • 1/5/2018 • Projeto de pesquisa • 984 Palavras (4 Páginas) • 549 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Delimitação e formulação do Problema 4
3 Formulação dos objetivos Geral e especifico 5
3.1.1 Objetivos Gerais: 5
3.1.2 Objetivos específicos: 5
4 Justificativa 6
5 Metodologia 7
6 Revisão Bibliográfica 8
7 Cronograma 9
8 orçamento 10
9 resultados esperados 11
REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO
Os movimentos sociais se organizam dentro da ordem vigente e lutam contra essa ordem para forçar a classe detentora dos meios de produção a abrir mão de regalias, fazendo com que o Estado assegure direitos em prol da maioria. Bem como, a reelaboração de conceitos de direitos, tais como: trabalho; carga horária; contratos coletivos; melhores condições de vida; habitação; educação; saúde; lazer, dentre outros.
Os direitos sociais enquanto resultado de movimentos e lutas sociais, objetivam a visualização e compreensão por parte do Estado, das demandas e necessidades produzidas socialmente sob o prisma do modo de produção capitalista, configurando-se como estratégia de enfrentamento à questão social e suas expressões. Direitos sociais são abstratos, históricos e inacabados e, portanto, são construções históricas que emergem de embates políticos, resultado de lutas sociais efetivadas por sujeitos sociais conscientes e com poder de pressão.
Entretanto, a existência de garantias legais não se traduz necessariamente em garantias efetivas, não bastando somente afirmar legalmente um direito para vê-lo respeitado e materializado como uma realidade, visto que existe uma grande fratura entre o anuncio do direito e sua efetiva materialização.
Nesse contexto de lutas e construções coletivas insere-se o Serviço Social, enquanto profissão interventiva e comprometida com os interesses das classes populares, atuando como coparticipante na construção de processos emancipatórios que produzam impactos na ação e construção de sujeitos sociais.
Portanto, o perfil predominante do assistente social, historicamente, é o de um profissional, que implementa políticas sociais e que atua na relação direta com a população usuária. O Serviço Social é uma das profissões responsáveis pela mediação entre Estado, burguesia e classe trabalhadora na implantação das políticas sociais destinadas a enfrentar a “questão social”.
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Qual a relação existente entre os movimentos sociais com o serviço social ao longo da historia lutando por direitos e buscando a garantia desses.
3 FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO
3.1.1 Objetivos Gerais:
Proporcionar uma compreensão sobre a construção histórica dos movimentos sociais, os direitos conquistados através destes movimentos e a importância do serviço social para as lutas de classes.
3.1.2 Objetivos específicos:
Explicar a importância do serviço social e do assistente social para a efetivação dos direitos conquistados através das lutas dos movimentos sociais.
Conhecer e entender o que é a luta de classe e os direitos conquistados ao longo da historia através dos movimentos sociais.
Analisar o papel do estado enquanto garantidor de direitos sociais.
4 JUSTIFICATIVA
O tema foi escolhido para pesquisa para que possa desenvolver uma analise e compreender melhor a relação dos movimentos sociais com o serviço social.
Pretende-se analisar a construção dos direitos sociais ao longo da historia com a participação e o papel dos movimentos sociais e a função do serviço social para efetividade desses direitos, a pesquisa tem como objetivo proporcionar um conhecimento acerca das politicas que auxilia na preservação e igualdade de direitos conquistados pelos movimentos da sociedade civil organizada.
5 METODOLOGIA
As fontes pesquisadas para a realização da pesquisa foram teses e dissertações que tratam do assunto, esta deverá ser desenvolvida via fontes eletrônicas, com consulta ao tema em sites.
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Vieira (2004), a função dos movimentos sociais não é o exercício do poder, mas lutar pela delimitação e orientação da ação do poder estatal, para que esse cumpra as tarefas para as quais existe como instituição, que é responsável para gerir as necessidades objetivas dos cidadãos, devendo desempenhá-las a partir do interesse coletivo.
Iamamoto (2000) considera que, essas lutas romperam com o domínio privado nas relações entre capital e trabalho, extrapolando a questão social para a esfera pública, exigindo a interferência do Estado para o reconhecimento e a legalização de direitos e deveres
...