Projeto de pesquisa sobre idoso
Por: thescao • 26/4/2017 • Projeto de pesquisa • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 951 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente estudo visa conhecer um pouco mais do trabalho do assistente social junto às politicas nacionais do idoso, com o objetivo de garantir os direitos sociais e a busca da consolidação desta politica.
Na elaboração deste trabalho foram utilizadas referências bibliográficas como: livros, estatuto do idoso e artigos.
Nos últimos anos vem ocorrendo um envelhecimento da população mundial. O Brasil também passa por essa transição demográfica e o envelhecimento populacional, como resultado do declínio na taxa de fecundidade e aumento da expectativa de vida. Isto ocorre em um país marcado histórica e culturalmente por uma grande desigualdade social e alta concentração de renda. Esse processo vem ocorrendo desde o final da década de 1960, quando o declínio da mortalidade passou a ser acompanhado por uma redução também nas taxas de fecundidade (WONG e CARVALHO, 2006).
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Com o grande aumento da população de idosos na sociedade, torna-se necessário conhecer o trabalho do assistente social no trabalho com os esta classe da população, além de conhecer e garantir seus direitos de acordo com as novas politicas sociais.
3 OBJETIVO
3.1 OBJETIVO GERAL
a) Conhecer atuação do assistente social junto à população idosa;
b) Conhecer os direitos sociais garantidos a terceira idade;
3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Avaliar a atuação do assistente social junto à população idosa;
- Conhecer os aspectos que caracterizam a terceira idade em nossa sociedade;
- Saber quais são os direitos sociais na forma de lei que rege a população idosa;
4 JUSTIFICATIVA
Este estuda visa conhecer uma área de grande demanda na atuação do assistente social, que é o trabalho com a população idosa.
Com o grande aumento da população da terceira idade em todo o mundo, e sabendo que é um processo natural da vida do ser humano, onde o homem passa por grandes mudanças, físicas, psicológicas e muitas vezes sociais, notamos que dentro dos atendimentos realizados pelo assistente social esta o atendimento ao idoso, muitas vezes devido às agressões sofridas pela própria família, não somente violência física, mas também a violência psicológica levando em conta o abandono do mesmo.
Com essa grande demanda em toda sociedade esse estudo viza conhecer os caminhos que muitas vezes levam essas famílias abandonares seus idosos, o que faz com que o idoso se isole no seu próprio mundo, conhecer a realidade de muitos que após certa idade encontra se desamparado financeiramente dependendo de outros para seu próprio sustento.
A partir desta analise através da pesquisa bibliográfica conheceremos quais são as leis que norteiam essa classe, quais os benefícios que a Politica Nacional do Idoso traz para essa classe popular e o comprometimento do profissional de serviço social na aplicação desses direitos através da consolidação desta politica.
5 METODOLOGIA
A referente pesquisa será bibliográfica, fazendo uso de internet, livros em geral, artigos, jornais.
BRASIL. Lei n. 8080, SUS, Brasília, Congresso Nacional, Set. 1900. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm. Acessado em 02/03/2017.
BRESSER, Pereira Luiz Carlos. A Reforma do Aparelho de Estado e a Constituição Brasileira. Brasília: MARE/ENAP, 1995.
CARDOSO, Franci Gomes. A pesquisa na formação Profissional do Assistente social: Algumas exigências e desafios. Caderno Abess, São Paulo: Cortez, nov. 1988.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria Executiva. Sitema Único de Saúde (SUS) princípios e conquistas. Brasília, 2000.
BRASIL. Lei n. 10.741, ESTATUTO DO IDOSO, Brasília, Congresso Nascional, Out. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.741.htm. Acessado em: 22 mar. 2017.
6 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Devido o aumento da longevidade na sociedade, é essencial que politicas públicas criado no país visam o bem estar do idoso, preocupado com a saúde e com apoio familiar que na maioria das vezes é nulo, com idosos que se encontram em abrigos podendo oferecer um apoio aos mesmos.
Sobre esta questão, Kertzman (2005, P. 27) é contundente em afirmar:
Tem-se o desafio de conseguir rever estes mitos e preconceitos e conseguir viver a chamada terceira idade como uma das boas fases da vida. Alguns a chamam de a melhor idade, um tempo onde mais que nunca se deve ter vontade e coragem de viver e existir, de poder andar avante dia a dia com seus custos e benefícios.
Além disso, o presente projeto visa o trabalho do assistente social em relação à população idosa que a cada dia cresce mais e mais em nossa sociedade, trabalhando com indivíduos que sofrem violência pela família e pela sociedade, com idosos que acabam doentes não participando, mas da vida da sociedade até mesmo das suas famílias.
O trabalho do assistente social é fazer com que o idoso usufrua das politicas publicas disponíveis, fazendo se cumprir seus direitos perante toda a sociedade.
Envelhecer na atualidade já não é privilégio de poucos, e os
...